MONITORIA

 

1.  O QUE É

A monitoria é um componente curricular que faz parte do Projeto Pedagógico dos cursos da PUC e contribui para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem

É uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação.

      2. OBJETIVOS

 Tem como objetivo proporcionar a cooperação entre professores e alunos em beneficio     da qualidade de ensino ministrado e contribuir para a melhoria da qualidade de ensino.

Busca contribuir para despertar o interesse dos alunos na atividade docente, aproveitando a o conteúdo obtido em sua forma acadêmica nos cursos de graduação.

      3. AÇÕES

 Desenvolve e coloca em pratica uma serie de atividades que contribuem para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

              Seleciona e produz materiais didáticos.

              Auxilia o professor na orientação dos alunos nos estudos

     4. MONITORIA EM SOCIOLOGIA NO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Os monitores são selecionados no final de cada semestre, por meio de prova e entrevista, podendo ser reconduzidos  a critério do professor.

Há dois monitores para cada sala, turma de vinte a trinta alunos.

A monitoria não é obrigatória,mas os alunos que participam dela recebem no final do semestre 1,0 de bônus.

Os monitores recebem uma bolsa no valor de seis horas semanais.

Os monitores têm um encontro semanal com seus monitorandos,ou na pré-aula ou na pós-aula ou à distância por meio do site do professor. Cabe à coordenação da monitoria definir turmas e horários

 As atividades de monitoria têm um valor de 1,5 em cada modulo, sendo 0,75, em atividades presenciais ou à distância e 0,75, numa questão da prova escrita.

 


                                             MONITORES


ADRIELE E MAYNARA
(19) 99425-5206 e (17) 99644-3135

nica.adriele@gmail.com
maynararibeiro98@hotmail.com

QUARTA ATIVIDADE DE MONITORIA

Abaixo estão algumas questões sobre os clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Responda a questão de acordo com a alternativa correta que deve ser citada no início da questão e disserte contextualizando. 

1-   (UFU/2004-adaptada) - Com relação aos conceitos de solidariedade mecânica e solidariedade orgânica, na obra de Émile Durkheim, assinale a alternativa correta:

a) A solidariedade orgânica é própria dos “organismos” sociais pós-capitalistas.

b) A solidariedade mecânica é a forma de coesão própria das sociedades pré-capitalistas.

c) A solidariedade orgânica define-se como aquela em que a coesão se dá pela diferenciação das funções.

d) A solidariedade mecânica está assentada na semelhança de funções.

e) Todas as alternativas estão corretas.

 

2-   (Uel 2011) O conceito de ação social desempenha papel fundamental no conjunto teórico construído por Max Weber. Sobre este conceito utilizado por Max Weber, considere as afirmativas a seguir:

I. A ação social foca o agente individual, pois este é o único capaz de agir e de atribuir sentido à sua ação.

II. Interpretar a reciprocidade entre as ações sociais possibilita ao cientista social a compreensão sobre as regularidades nas relações sociais.

III. A imitação e as ações condicionadas pelas massas são exemplos típicos de ação social, pois são motivadas pela consciência racional da importância de viver em sociedade.

IV. O que permite compreender o agir humano enquanto ação social é o fato de ele possuir um sentido único e objetivo para todos os agentes envolvidos.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas II e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.

 

3-   Diante de sua visão materialista da história, Karl Marx descreve a luta de classes como:

a) Consequência direta do fenômeno de individualização do sujeito moderno.

b) Fenômeno fundamental para que uma democracia possa existir.

c) Fenômeno social inevitável diante das desigualdades materiais que existem entre as classes.

d) Parte essencial do processo de transição de monarquias no mundo feudal.


Data da postagem: 07/11/2018

Data de entrega: 30/11/2018

Entregar via email: nica.adriele@gmail.com e maynararibeiro98@hotmail.com

No campo do assunto colocar NOME COMPLETO e RA.





VITOR
(19) 98329-0083

ATIVIDADE DE MONITORIA: ANÁLISE CRÍTICO-COMPARATIVA DOS CLÁSSICOS.

QUESTÕES MONITORIA:

      1)  Explane sobre a importância de se estudar os clássicos da sociologia.

 

       2)  Explique os fundamentos epistemológicos e metodológicos de Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx.

 

     3)  Como Max Weber, Émile Durkheim e Karl Marx enxergaram os fenômenos da modernidade?

 

      4)  Explique as teorias políticas de Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx.


Data da postagem: 06/10/2018

Data de entrega: 07/11/2018

Enviar para o email: vitorchannel@yahoo.com.br

Campo de assunto do email: Monitoria Arnaldo Lemos Filho
Corpo do email: Nome completo e RA

!!! NÃO SERÃO ACEITAS ATIVIDADES FORA DO PRAZO ESTIPULADO!!!
 
 
  Site Map