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Curso de Ciências Sociais 2

1º MÓDULO

2º MÓDULO

3º MÓDULO

AVISOS

NOTAS

1º MODULO

I -O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO DE MAX WEBER

A CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER

Texto a ser estudado: cap.4

O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO DE WEBER

Acompanha um conjunto de slides:

OS_CLASSICOS_WEBER.ppt

Para ilustrar Weber veja no youtube: MAX WEBER

Ouça o samba:
http://youtu.be/Efg38DHIjm4

Veja a letra: CRITICA E RESIGNACAO NA MANHA DE CARNAVAL

Os monitores poderão estudar com seus alunos o texto:

MAX WEBER E A GLOBALIZAÇÃO, extraído do livro "As Dimensões da Globalização", de Giovanni Alves

Veja o video:

 

ATIVIDADE DE FILME- Os alunos devem fazer uma atividade extra-classe: assistir ao filme

" O ENIGMA DE KASPAR HAUSER"

Para saber como fazer o relatório em veja CINEMA/ ATIVIDADE DE FILME O ENIGMA DE KASPAR HAUSER"

Avaliação do primeiro módulo

Prova 7,0

Monitoria 1,5

Atividade de filme 1,5

PRIMEIRA AVALIAÇÃO ESCRITA -  Weber

1. Texto para estudo ( no site)

O pensamento sociológico de Max Weber, cap.4

2. Conjuntos de slides sobre  Weber ( no site)

2º MODULO

No segundo modulo, faremos um estudo comparativo entre as teorias clássicas de Marx, Durkheim e Weber.

Iniciaremos, respondendo as perguntas: por que os clássicos e para que os clássicos.

Em seguida, estudaremos os paradigmas sociológicos, suas matrizes e seus seguidores: paradigmas dialético-marxista, positivista-funcionalista e compreensivo-hermenêutico.

E depois as dimensões teórico-analítica, teórica-empírica e teórico-prática.

Ver o livro: "Sociologia Clássica", de Carlos Eduardo Sell.

No site o conjunto de slides: ANÁLISE CRÍTICO-COMPARATIVA DOS CLÁSSICOS

TEMA – OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA- AVALIAÇÃO CRÍTICO-COMPARATIVA

1.Por que e para que estudar os clássicos? (Pg.141, 143, site)

2.Os paradigmas sociológicos: origem e desenvolvimento (págs. 142/143, site)

3.A dimensão teórico-analítica dos clássicos: Teoria Sociológica (págs. 26/27 –site)

3.1 Emile Durkheim: a dimensão teórico- analítica – influências intelectuais, a teoria sociológica: epistemologia e metodologia. (Cap.3 – pg.147, 149, site)

3.2 Max Weber: a dimensão teórico- analítica – influências intelectuais, a teoria sociológica: epistemologia e metodologia. (cap.4 – pg.147,150, site)

3.3 Karl Marx: a dimensão teórico- analítica – Marx jovem/ Marx maduro, influências intelectuais, a teoria sociológica: epistemologia e metodologia. (cap.2 . pg.146,149, site)

4.A dimensão teórico-empírica dos clássicos: Teoria da Modernidade (p.26/27 – pg.144/145, site)

4.1Emile Durkheim: a dimensão teórico-empírica – A Divisão do Trabalho Social, O Suicídio, As formas elementares da vida religiosa. (cap.3, pg.152, site)

4.2Max Weber: a dimensão teórico-empírica - A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, As Religiões Mundiais, O diagnóstico da modernidade. (Cap.4, pg.152/154, site)

4.3Karl Marx: a dimensão teórico-empírica – a formação do modo de produção capitalista, a tese da exploração (mais-valia), a tese da alienação (o fetichismo da mercadoria), a crise do capitalismo. (Cap.2, p.151, site)

Texto básico: Sell, Carlos Eduardo, Sociologia Clássica (Marx, Durkheim, Weber), Petrópolis, Ed.Vozes,2009 - Conjunto de slides no site.

3º MODULO

SEMINÁRIOS SOBRE OS CLÁSSICOS

SEMINARIOS TEMATICOS

1. OBJETIVOS:

 1.1.Objetivo Geral – Analisar e pesquisar com os alunos do 2º semestre temas sobre os Clássicos, despertando a compreensão da sociedade capitalista, bem como a aquisição de uma leitura crítica de seus textos, para a fundamentação de sua atuação como cientistas sociais.

 1.2.Objetivo específico - Realizar seminários por meio de equipes.

1. MARX – O Manifesto Comunista

2. MARX - Concepção de sociedade

3. MARX – Análise da mercadoria

4. DURKHEIM – Divisão Social do Trabalho

5. DURKHEIM – As Regras do Método Sociológico.

6. DURKHEIM – O Suicídio

7. WEBER - Objeto e método da sociologia

8. WEBER – Tipo Ideal e Tipologia

9. WEBER – Religião e Capitalismo

2. PLANEJAMENTO

 2.1. O terceiro será desenvolvido por meio de Seminários Temáticos. A avaliação será feita pelo seminário e relatórios dos Textos básicos.

 2.2. SEMINARIO não é uma aula expositiva; é uma técnica de dinâmica de grupo que pode ser Utilizada com a finalidade de propiciar aprendizagem significativa a estudantes, envolvendo todos os participantes.

 2.3. Cada seminário será baseado em textos dos clássicos e textos complementares. Todos os alunos que não participam do seminário devem entregar um relatório do texto complementar

 2.4. Cada seminário será constituído de três momentos

  A. Apresentação do tema.

  B. Questionamento da apresentação

  C. Avaliação da apresentação.

 2.5. Atividades

   ApresentaçãoQuestionamentoAvaliação
1º Seminário147
2º Seminário258
3º Seminário369
4º Seminário471
5º Seminário582
6º Seminário693
7º Seminário714
8º Seminário825
9º Seminário936

3. METODOLOGIA

 3.1. Os alunos serão divididos em sete equipes. Cada equipe deve ter um coordenador, embora todos os membros devam ter participação ativa na execução das atividades.

APRESENTAÇÃO DO TEMA

 3.2. Para cada seminário, haverá um texto básico e textos complementares. A equipe que for apresentar o seminário deverá se fundamentar no texto básico. Poderá utilizar também outros textos a serem pesquisados.

 3.3. A equipe deverá desenvolver o seminário com critérios de cientificidade:

  1. Introdução (objetivos, justificativa, referência teórica, metodologia),

  2. Desenvolvimento (que pode ser dividido em partes ou capítulos)

  3. Conclusão

  3.4. A apresentação é só oral. Não há necessidade da entrega de trabalho escrito.

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

QUESTIONAMENTO DA APRESENTAÇÃO

 3.5. A equipe encarregada do questionamento deverá apresentar um relatório ( Relatório 1) sobre o texto complementar contendo dois pontos:

  1. Resumo do texto

  2. Levantamento de três questões sobre o texto.

 3.6. Após a apresentação do seminário, a equipe apresentará Questões que devem ser respondidas pela equipe de Apresentação.

AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO

 3.7. A equipe de avaliação deverá apresentar um relatório (relatório 2) sobre o texto complementar e constituirá uma banca encarregada de dar uma nota à apresentação por meio de uma ficha de avaliação de todos os elementos do seminário: conteúdo, forma de apresentação e debates. Cada membro da banca dará uma nota de 0 a 6, que junto com a nota do professor constituirá a nota do seminário.

RELATORIOS

 3.8. Os relatórios dos textos complementares, elaborados pelas equipes de questionamento e pela equipe de avaliação poderão ser manuscritos ou digitados. Sendo manuscritos, deverão ter uma primeira pagina digitada, contendo o nome dos membros da equipe e do monitor.

Os relatórios que não seguirem estas normas não serão considerados. Não serão aceitos relatórios após a apresentação do seminário.

5. VALORES:

Seminário 6,0

Relatório 1(Questionamento) 1,5

Relatório 2(Avaliação) 1.5

Monitoria 1,0

MARX

1º Dia – Marx - Seminário 1 – O Manifesto Comunista

Equipe:

Texto básic: O Manifesto Comunista

Texto Complementar: “As etapas do pensamento sociológico”, de Raymond Aron

2º Dia - Marx – Seminário 2 – Concepção de sociedade

Equipe:

Texto básico:Prefácio a Contribuição à crítica da economia política (texto no xerox)

Texto complementar:

3º Dia - Marx – Seminário 3 – Analise da Mercadoria

Equipe:

Texto básico: " A mercadoria:os fundamentos da produção da sociedade e de seu conhecimento" Karl Marx (texto no xerox)

Texto complementar: “As etapas do pensamento sociológico”, Raymond Aron

DURKHEIM

1º Dia – Durkheim - Seminário 1 – “A Divisão do Trabalho Social”

Equipe:

Texto básico: A Divisão do Trabalho Social

Texto Complementar: “As etapas do pensamento sociológico”, de Raymond Aron

2º Dia – Durkheim - Seminário 2 – “As Regras do Método Sociológico”

Equipe:

Texto básico: As Regras do Método Sociológico

Texto Complementar: “As etapas do pensamento sociológico”, de Raymond Aron

3º Dia– Durkheim –Seminário 3 – “O Suicídio”

Equipe:

Texto básico: O suicídio

Texto Complementar: “As etapas do pensamento sociológico, Aron

WEBER

1º Dia – Weber - Seminário 1 –Conceitos sociológicos fundamentais

Equipe:

Texto básico: Ação social e relação social (texto no xerox)

Texto complementar:

2º Dia – Weber - Seminário 2 – Tipologia da Dominação Legítima

Equipe:

Texto básico:Os três tipos puros de dominação legítima (texto no xerox)

Texto Complementar: “As etapas do pensamento sociológico”, de Raymond Aron

3º Dia –Weber - Seminário 3 – Religião e Capitalismo

Equipe:

Texto básico:A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo

Texto complementar: As etapas do pensamento sociológico

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