A CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER
Texto a ser estudado: cap.4
O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO DE WEBER
Acompanha um conjunto de slides:
OS_CLASSICOS_WEBER.ppt
Para ilustrar Weber veja no youtube: MAX WEBER
Ouça o samba:
http://youtu.be/Efg38DHIjm4
Veja a letra: CRITICA E RESIGNACAO NA MANHA DE CARNAVAL
Os monitores poderão estudar com seus alunos o texto:
MAX WEBER E A GLOBALIZAÇÃO, extraído do livro "As Dimensões da Globalização", de Giovanni Alves
Veja o video:
ATIVIDADE DE FILME- Os alunos devem fazer uma atividade extra-classe: assistir ao filme
" O ENIGMA DE KASPAR HAUSER"
Para saber como fazer o relatório em veja CINEMA/ ATIVIDADE DE FILME O ENIGMA DE KASPAR HAUSER"
Prova 7,0
Monitoria 1,5
Atividade de filme 1,5
PRIMEIRA AVALIAÇÃO ESCRITA - Weber
1. Texto para estudo ( no site)
O pensamento sociológico de Max Weber, cap.4
2. Conjuntos de slides sobre Weber ( no site)
No segundo modulo, faremos um estudo comparativo entre as teorias clássicas de Marx, Durkheim e Weber.
Iniciaremos, respondendo as perguntas: por que os clássicos e para que os clássicos.
Em seguida, estudaremos os paradigmas sociológicos, suas matrizes e seus seguidores: paradigmas dialético-marxista, positivista-funcionalista e compreensivo-hermenêutico.
E depois as dimensões teórico-analítica, teórica-empírica e teórico-prática.
Ver o livro: "Sociologia Clássica", de Carlos Eduardo Sell.
No site o conjunto de slides: ANÁLISE CRÍTICO-COMPARATIVA DOS CLÁSSICOS
1.Por que e para que estudar os clássicos? (Pg.141, 143, site)
2.Os paradigmas sociológicos: origem e desenvolvimento (págs. 142/143, site)
3.A dimensão teórico-analítica dos clássicos: Teoria Sociológica (págs. 26/27 –site)
3.1 Emile Durkheim: a dimensão teórico- analítica – influências intelectuais, a teoria sociológica: epistemologia e metodologia. (Cap.3 – pg.147, 149, site)
3.2 Max Weber: a dimensão teórico- analítica – influências intelectuais, a teoria sociológica: epistemologia e metodologia. (cap.4 – pg.147,150, site)
3.3 Karl Marx: a dimensão teórico- analítica – Marx jovem/ Marx maduro, influências intelectuais, a teoria sociológica: epistemologia e metodologia. (cap.2 . pg.146,149, site)
4.A dimensão teórico-empírica dos clássicos: Teoria da Modernidade (p.26/27 – pg.144/145, site)
4.1Emile Durkheim: a dimensão teórico-empírica – A Divisão do Trabalho Social, O Suicídio, As formas elementares da vida religiosa. (cap.3, pg.152, site)
4.2Max Weber: a dimensão teórico-empírica - A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, As Religiões Mundiais, O diagnóstico da modernidade. (Cap.4, pg.152/154, site)
4.3Karl Marx: a dimensão teórico-empírica – a formação do modo de produção capitalista, a tese da exploração (mais-valia), a tese da alienação (o fetichismo da mercadoria), a crise do capitalismo. (Cap.2, p.151, site)
Texto básico: Sell, Carlos Eduardo, Sociologia Clássica (Marx, Durkheim, Weber), Petrópolis, Ed.Vozes,2009 - Conjunto de slides no site.
1. OBJETIVOS:
1.1.Objetivo Geral – Analisar e pesquisar com os alunos do 2º semestre temas sobre os Clássicos, despertando a compreensão da sociedade capitalista, bem como a aquisição de uma leitura crítica de seus textos, para a fundamentação de sua atuação como cientistas sociais.
1.2.Objetivo específico - Realizar seminários por meio de equipes.
1. MARX – O Manifesto Comunista
2. MARX - Concepção de sociedade
3. MARX – Análise da mercadoria
4. DURKHEIM – Divisão Social do Trabalho
5. DURKHEIM – As Regras do Método Sociológico.
6. DURKHEIM – O Suicídio
7. WEBER - Objeto e método da sociologia
8. WEBER – Tipo Ideal e Tipologia
9. WEBER – Religião e Capitalismo
2. PLANEJAMENTO
2.1. O terceiro será desenvolvido por meio de Seminários Temáticos. A avaliação será feita pelo seminário e relatórios dos Textos básicos.
2.2. SEMINARIO não é uma aula expositiva; é uma técnica de dinâmica de grupo que pode ser Utilizada com a finalidade de propiciar aprendizagem significativa a estudantes, envolvendo todos os participantes.
2.3. Cada seminário será baseado em textos dos clássicos e textos complementares. Todos os alunos que não participam do seminário devem entregar um relatório do texto complementar
2.4. Cada seminário será constituído de três momentos
A. Apresentação do tema.
B. Questionamento da apresentação
C. Avaliação da apresentação.
2.5. Atividades
Apresentação | Questionamento | Avaliação | |
1º Seminário | 1 | 4 | 7 |
2º Seminário | 2 | 5 | 8 |
3º Seminário | 3 | 6 | 9 |
4º Seminário | 4 | 7 | 1 |
5º Seminário | 5 | 8 | 2 |
6º Seminário | 6 | 9 | 3 |
7º Seminário | 7 | 1 | 4 |
8º Seminário | 8 | 2 | 5 |
9º Seminário | 9 | 3 | 6 |
3. METODOLOGIA
3.1. Os alunos serão divididos em sete equipes. Cada equipe deve ter um coordenador, embora todos os membros devam ter participação ativa na execução das atividades.
3.2. Para cada seminário, haverá um texto básico e textos complementares. A equipe que for apresentar o seminário deverá se fundamentar no texto básico. Poderá utilizar também outros textos a serem pesquisados.
3.3. A equipe deverá desenvolver o seminário com critérios de cientificidade:
1. Introdução (objetivos, justificativa, referência teórica, metodologia),
2. Desenvolvimento (que pode ser dividido em partes ou capítulos)
3. Conclusão
3.4. A apresentação é só oral. Não há necessidade da entrega de trabalho escrito.
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
3.5. A equipe encarregada do questionamento deverá apresentar um relatório ( Relatório 1) sobre o texto complementar contendo dois pontos:
1. Resumo do texto
2. Levantamento de três questões sobre o texto.
3.6. Após a apresentação do seminário, a equipe apresentará Questões que devem ser respondidas pela equipe de Apresentação.
3.7. A equipe de avaliação deverá apresentar um relatório (relatório 2) sobre o texto complementar e constituirá uma banca encarregada de dar uma nota à apresentação por meio de uma ficha de avaliação de todos os elementos do seminário: conteúdo, forma de apresentação e debates. Cada membro da banca dará uma nota de 0 a 6, que junto com a nota do professor constituirá a nota do seminário.
3.8. Os relatórios dos textos complementares, elaborados pelas equipes de questionamento e pela equipe de avaliação poderão ser manuscritos ou digitados. Sendo manuscritos, deverão ter uma primeira pagina digitada, contendo o nome dos membros da equipe e do monitor.
Os relatórios que não seguirem estas normas não serão considerados. Não serão aceitos relatórios após a apresentação do seminário.
5. VALORES:
Seminário 6,0
Relatório 1(Questionamento) 1,5
Relatório 2(Avaliação) 1.5
Monitoria 1,0
1º Dia – Marx - Seminário 1 – O Manifesto Comunista
Equipe:
Texto básic: O Manifesto Comunista
Texto Complementar: “As etapas do pensamento sociológico”, de Raymond Aron
2º Dia - Marx – Seminário 2 – Concepção de sociedade
Equipe:
Texto básico:Prefácio a Contribuição à crítica da economia política (texto no xerox)
Texto complementar:
3º Dia - Marx – Seminário 3 – Analise da Mercadoria
Equipe:
Texto básico: " A mercadoria:os fundamentos da produção da sociedade e de seu conhecimento" Karl Marx (texto no xerox)
Texto complementar: “As etapas do pensamento sociológico”, Raymond Aron
1º Dia – Durkheim - Seminário 1 – “A Divisão do Trabalho Social”
Equipe:
Texto básico: A Divisão do Trabalho Social
Texto Complementar: “As etapas do pensamento sociológico”, de Raymond Aron
2º Dia – Durkheim - Seminário 2 – “As Regras do Método Sociológico”
Equipe:
Texto básico: As Regras do Método Sociológico
Texto Complementar: “As etapas do pensamento sociológico”, de Raymond Aron
3º Dia– Durkheim –Seminário 3 – “O Suicídio”
Equipe:
Texto básico: O suicídio
Texto Complementar: “As etapas do pensamento sociológico, Aron
1º Dia – Weber - Seminário 1 –Conceitos sociológicos fundamentais
Equipe:
Texto básico: Ação social e relação social (texto no xerox)
Texto complementar:
2º Dia – Weber - Seminário 2 – Tipologia da Dominação Legítima
Equipe:
Texto básico:Os três tipos puros de dominação legítima (texto no xerox)
Texto Complementar: “As etapas do pensamento sociológico”, de Raymond Aron
3º Dia –Weber - Seminário 3 – Religião e Capitalismo
Equipe:
Texto básico:A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo
Texto complementar: As etapas do pensamento sociológico
OS CLÁSSICOS - ANÁLISE CRÍTICO-COMPARATIVA
BIBLIOGRAFIA - SELL, Carlos Eduardo - SOCIOLOGIA CLASSICA
SLIDES NO SITE
ESTUDO DE EQUIPE Dia 10/09
I - Fatores históricos sociais e epistemológicos da origem da Sociologia - Equipes 1 e 2
II - Paradigma Dialético-Marxista Equipes - 3 e 4
III - Paradigma Positivista-Funcionalista - Equipes 5 e 6
IV - Paradigma Compreensivo-Hermenêutico - Equipes 7 e 8
V - Dimensões dos clássicos : teórico-analítica, teórico-empírica, teórico-política Equipe 9
GRUPOS DE SEMINÁRIO – SOCIOLOGIA
Grupo 1: Karl Marx – O MANIFESTO COMUNISTA 5/11
Isabela Oliveira,
Isabela Faravelli,
Paula Xavier
Marina Macedo
Sueli,
Ana Beatriz,
Nicoli
Daniela Corassa,
Wender
Vinicius Pegoraro
Grupo 2: Karl Marx – CONCEPÇÃO DE SOCIEDADE – 6/11
Noemy,
Natália,
Victória Bastos,
Adriele
Kadmiel
Camila,
Dalila,
Gabrielle,
Bianca,
Ingrid
Grupo 3: Karl Max – ANÁLISE DA MERCADORIA 12/11
Caroline
Jefferson,
Milena
Luis Lucas
Camila,
Dalila,
Gabrielle,
Evandro,
Giovane,
João Vitor,
Vinicius de Barros
Vitor de Carvalho
Grupo 4: Emile Durkheim – A DIVISÃO DO TRABALHO SOCIAL – 13/11
Sueli,
Ana Beatriz,
Nicoli
Daniela Corassa,
Wender
Vinicius Pegoraro
Isabela Oliveira,
Isabela Faravelli,
Paula Xavier
Marina Macedo
Grupo 5 - Emile Durkheim - AS REGRAS DO MÉTODO SOCIOLÓGICO
Bruna
Victor Hugo
QUESTIONAMENTO
Bianca,
Ingrid
AVALIAÇÃO
Noemy,
Natália,
Victória Bastos,
Adriele
Kadmiel
Grupo 6: Emile Durkheim – O SUICÍDIO – 26/11
Camila,
Dalila,
Gabrielle,
Evandro,
Giovane,
João Vitor,
Vinicius de Barros
Vitor de Carvalho
Caroline
Jefferson,
Milena
Luis Lucas
Grupo 7: Max Weber - OBJETO E MÉTODO DA SOCIOLOGIA – TIPOLOGIA DA
AÇÃO – 27/11
Daniela Corassa,
Wender
Vinicius Pegoraro
Isabela Oliveira,
Isabela Faravelli,
Paula Xavier
Marina Macedo
Sueli,
Ana Beatriz,
Nicoli
Grupo 8: Max Weber – TIPOLOGIA DA DOMINAÇÃO LEGÍTIMA – 3/12
Bianca,
Ingrid
Noemy,
Natália,
Victória Bastos,
Adriele
Kadmiel
Bianca,
Ingrid
Marcos
Grupo 9: Max Weber – RELIGIÃO E CAPITALISMO – 4/12
Evandro,
Giovane,
João Vitor,
Vinicius de Barros
Vitor de Carvalho
Caroline
Jefferson,
Milena
Luis Lucas
Camila,
Dalila,
Gabrielle,