(19) 99259-8276
arnaldolemos@uol.com.br

Curso de Ciências Sociais I

1º MÓDULO

2º MÓDULO

3º MÓDULO

AVISOS

1º MODULO

PROGRAMAÇÃO DO PRIMEIRO MODULO

O primeiro módulo denomina-se A Sociologia Pré-Científica. Tem como objetivos:

  1. discutir para que serve a Sociologia e o que significa pensar sociologicamente a sociedade, por meio da Imaginação Sociológica
  2. apresentar como era o conhecimento da sociedade antes do aparecimento da sociologia como ciência, ou seja, como produto histórico.

Vamos estudar então o conceito de imaginação sociológica e como se deu o conhecimento da sociedade ao longo da história até a revolução científica e o desenvolvimento das ciências humanas.

Os conceitos básicos a serem apreendidos são: imaginação sociológica, conhecimento, os diversos tipos de conhecimento, o conhecimento da sociedade na pré-história, na idade antiga, na idade média e na idade moderna, a revolução cientifica e o aparecimento das ciências humanas e suas dificuldades metodológicas.

Para este módulo, o texto básico é o capítulo 1 do livro " Sociologia Geral e do Direito", 6ª edição, Ed, Alinea, 2014: AS CIÊNCIAS HUMANAS.

Há dois conjuntos de slides (veja em APRESENTAÇÕES):

INTRODUÇÃO Á SOCIOLOGIA19

AS CIÊNCIAS HUMANAS

Textos complementares:

1.Lallement, Michel, Historia das Idéias Sociológicas, Petrópolis, Ed. Vozes,2000.

2.Cuin, Charles Henry/Gresle François, História da Sociologia 1 – antes de 1918, Petropolis: Vozes, 2017

  1. Cuin, Charles Henry/Gresle François, História da Sociologia 2 –depois de 1918, Petropolis: Vozes, 2017

4.Costa, Cristina, Sociologia,uma introdução à ciência da sociedade,São Paulo, Ed. Moderna,2010

5.Tomazi, Nelson Dacio, Iniciação à Sociologia, São Paulo, Ed. Atual,2000

6.Quintanero, Tania, Um toque de clássicos, Belo Horizonte, Ed.UFMG,2008

ESTUDO DO PRIMEIRO MODULO

O primeiro objetivo: discutir para que serve a Sociologia e o que significa pensar sociologicamente a sociedade.

O segundo objetivo: apresentar como era o conhecimento da sociedade antes do aparecimento da sociologia como ciência, ou seja, como produto histórico.

O estudo do primeiro modulo será feito através de quatro temas. Os temas serão distribuídos para equipes que deverão apresentar relatórios.

Tema 1 - PARA QUE SERVE A SOCIOLOGIA?

Ver site em APRESENTAÇÕES/INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA, SLIDES 1 A 24

Ler texto As CIENCIAS HUMANAS

Site Item 1 (no site TEXTOS/AS CIÊNCIAS HUMANAS)

1.1 no livro (6ª edição)

VEJA EM SOCIOLOGIA GERAL/TEXTOS:  OS MACACOS E AS BANANAS - INTERPRETAÇÃO DA FÁBULA DOS CEGOS

 

Tema 2 - A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA

Ver os slides 25 a 53 (INTRODUÇÃO)

Exercícios slide 38 (INTRODUÇAO)

 

Tema 3 - EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO PENSAMENTO SOCIAL – Pré-História, Idade Antiga e Idade Media

Texto: AS CIENCIAS HUMANAS

Texto no site 2.1-2.2 -2.3

Texto no livro (6ªedição) (1.2.1, 1.2.2 e 1.2.3)

Ver os slides 1 a 28

 

Tema 4 - EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO PENSAMENTO SOCIAL

Idade Moderna – A Revolução Científica – A crise das explicações religiosas

Texto no site Ler 2.4 -3

Texto no livro (sexta edição) 1.2.4 – 1.3

Ver os slides 29 a 77

 

2º MODULO

OS CLÁSSICOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS: KARL MARX, EMILE DURKHEIM E MAX WEBER

1. KARL MARX - A alienação do trabalho - O fetichismo da mercadoria

2. EMILE DURKHEIM - A divisão social do trabalho - Solidariedade Social - Anomia e Patologia Social

3. MAX WEBER - A tipologia do poder - Religião e Capitalismo

VER EM APRESENTAÇÕES:

1. MARX - OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA- MARX - SLIDES DE 39 A 84

2. DURKHEIM - OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA_DURKHEIM - SLIDES DE 37 A 52

3. WEBER - OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA -WEBER - SLIDES 23 A 43

ATIVIDADE DE FILME

As equipes devem entregar até o dia 25 de outubro um relatório sobre o filme EDUKATORS"(Youtube).

Como fazer o relatório clique EDUKATORS.

Texto "A Exploração", de Emir Sader do livro "Os sete pecados do Capital" ( ver texto no xerox)

3º MODULO

                                                     TERCEIRO MODULO

                                        A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE

                                              OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA

No terceiro módulo, estudaremos a contribuição teórica dos clássicos e sua contribuição para o conhecimento da sociedade capitalista

 

I - O PRINCIPIO DA INTEGRAÇÃO SOCIAL: COESÃO E EQUILÍBRIO  - A CONTRIBUIÇÃO DE EMILE DURKHEIM

Texto a ser estudado: o cap. 3 do livro ou no site.

O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO DE DURKHEIM

Veja o conjunto de slides:

OS CLASSICOS DA SOCIOLOGIA: DURKHEIM

Veja matéria sobre Durkheim no blog Socius - Sociologia e Direito, da Faculdade de Direito de Franca, UNESP:

http://sociologiadodireitounesp.blogspot.com/search?updated-max=2011-09-02T15%3A54%3A00-03%3A00&max-results=400


Veja em MIDIA/Música e Videos – vídeos sobre Durkheim


O monitor pode estudar com seus alunos o texto:

DURKHEIM E A GLOBALIZAÇÃO extraído do livro "As Dimensões da Globalização" de Giovanni Alves

 

 

 

 

II - O PRINCIPIO DA COESÃO SOCIAL: INTERESSES E DOMINAÇÃO

         A CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER

Texto a ser estudado, cap.4 do livro ou no site

O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO DE WEBER

Acompanha um conjunto de slides:

OS_CLASSICOS_WEBER.ppt

Veja em MIDIA/Música e Videos – vídeos sobre Weber

Ouça o samba: http://youtu.be/Efg38DHIjm4

Veja a letra: CRITICA_E_RESIGNACAO_NA_MANHA_DE_CARNAVAL

Os monitores poderão estudar com seus alunos o texto:

MAX WEBER E A GLOBALIZAÇÃO, extraído do livro "As Dimensões da Globalização", de Giovanni Alves

Veja o video: http://www.youtube.com/watch?v=I2AZAbg1rLw

 

 

III – O PRINCIPIO DA CONTRADIÇÃO: CONFLITO E TRANSFORMAÇÃO    A CONTRIBUIÇÃO DE KARL MARX

Texto a ser estudado, cap.5  ou no site.

O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO DE KARL MARX., de José Roberto Cabrera.

Acompanha um conjunto de slides:

OS_CLASSICOS_DA_SOCIOLOGIA_MARX.ppt

Para ilustrar Marx ouça : 
SAMBA_DA_MAIS_VALIA

Veja a LETRA.doc

Veja em MIDIA/ Música e Videos – vídeos sobre Karl Marx

Veja o video:
http://www.youtube.com/watch?v=I2AZAbg1rLw 

Veja o Manifesto Comunista; http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/manifestocomunista.pdf

 Veja o vídeo sobre o Manifesto Comunista:
                        http://youtu.be/EaVbYyky-Bw

Leia o poema de Carlos Drummond Eu_ETIQUETA.doc

Ouça o poema na interpretação de PAULO AUTRAN

O monitor pode estudar com seus alunos o texto

KARL MARX E A GLOBALIZAÇÃO extraído do livro "As Dimensões da Globalização" de Giovanni Alves.

 

Para finalizar os clássicos, veja o conjunto de slides:

ATUALIDADE DOS CLASSICOS.


Veja também o texto
"A GLOBALIZAÇAO_NA_PERSPECTIVA_DOS_CLASSICOS" do  livro "As Dimensões da Globalização" de Giovanni Alves.

ATIVIDADE DE FILME- Os alunos devem fazer uma atividade extraclasse: assistir ao filme "EDUKATORS" (link no site MIDIA/CINEMA/ATIVIDADES DE FILMES  e ler os textos sobre o filme  em CURSOS/SOCIOLOGIA GERAL/ TEXTOS

Para saber como fazer o relatório clique  MIDIA/CINEMA/ATIVIDADE_DE_FILME/EDUKATORS

 

Para entender a crise do capitalismo contemporâneo veja o video:http://www.youtube.com/watch?v=nwlJDAufvnM

 

FEVEREIRO

MARÇO

ABRIL

MAIO

JUNHO

FEVEREIRO

Dias  19 e 20 - Recepção dos alunos - Apresentação dos projetos do curso

26 -  Apresentação do Plano de Ensino  ementa, objetivos, conteúdo programático, metodologia, avaliação, recuperação e bibliografia

27 - Inicio do Primeiro Módulo - A Sociologia Pre-Científica-  Para que serve a sociologia , o que significa pensar sociologicamente, a evolução do pensamento social. Formação das equipes para o estudo do primeiro modulo.

 

MARÇO

05 - Carnaval

06 - Cinzas

12 - Participação da palestra  em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

13 - Debate da primeira questão: para que serve a sociologia?  por meio dos vídeos: os macacos e as bananas e os sábios e o elefante. Discussão  da afirmação: a sociologia é a ciência do obvio. "Fake news" e  Pós-Verdade.  Poesia de Drummond: A Verdade. Videos do texto de Marina Colasanti:  A gente se acostuma. Sugestão para assistir Ilha das Flores.

19- Debate da segunda questão: a imaginação sociológica.  Poesias de Brecht e Ferreira Gullar. Exibição da cena do filme "Relatos Selvagens"

20 - Debate sobre a cena do filme.  Introdução ao tema 3 e 4: evolução histórica do pensamento social, A sociologia como ciência, a ciência como conhecimento, o conhecimento como produto histórico. Ciências naturais e ciências humanas, as ciências sociais.

26 -  Debate do tema 3 - Evolução histórica do pensamento social -  A pré-história -  O mito como forma de conhecimento

27 - Continuação do debate - A Idade Antiga - a Filosofia como forma de conhecimento

ABRIL

PRIMEIRA AVALIAÇÃO ESCRITA    1º E 2º MÓDULO

 

I - TEXTOS E SLIDES PARA ESTUDO

  1. Primeiro Modulo – Introdução às Sociologia
  • Introdução à Sociologia 19 – conjunto de slides
  • As Ciências Humanas – Lemos, Arnaldo-Theodoro Junior, José in Lemos Filho, Arnaldo et alii. Sociologia Geral e do Direito, 7ª edição. 2017, cap.1- (texto no site)
  • As Ciências Humanas – conjunto de slides

Observação – As edições que tem na Biblioteca são anteriores e correspondem também aos caps.1 e 2.

  1. Segundo Modulo - O surgimento da sociologia como ciência
  • O surgimento da sociologia como ciência – Arnaldo Lemos Filho, idem, ibidem, cap.2 – (texto no site)
  • Apontamentos sobre o nascimento da Sociologia (texto no site)
  • O surgimento da sociologia como ciência, conjunto de slides
  • Filme “Daens, um grito de justiça”
  • “A semente que semeais outro colhe”, cap. 16 de “A História da Riqueza do
  • Homem- Leo Huberman –  e “Invisíveis” (textos no site)
  • A Influência no Positivismo no Brasil
  •            Introdução do livro Augusto Comte - Os Pensadores (texto no site)
    • Ordem e Progresso – Rafael Augusto Sega, texto no site.
    • O Positivismo no Brasil, Nady Moreira Domingues da Silva, texto no site.II  PROVA1 ModalidadeProfessor: dez questões objetivas (0,3 cada) e uma dissertativa(3,0)

      Monitor: uma questão(1,0). Esta questão deve ser respondida separadamente.

      2. Valor

      Professor          6,5

      Monitor            1,0

      3. Outro Pontos

      Relatório(s) inicial(s)                1,0 (0,5 cada)

      Atividade de filme                      1,5

       

      III OBSERVAÇÕES

      Se o aluno obtiver na avaliação do 1º e 2º módulos, na somatória de todos os pontos (nota 1), uma nota abaixo de 5.0, poderá, se quiser, fazer uma prova de recuperação. Esta prova valerá 6,0 somando-se a estes pontos os pontos da monitoria, dos relatórios e da atividade do filme. Não há questão da monitoria. Será considerada a nota maior, ou seja a soma de todas os pontos.

 

 

02  _ Continuação do debate sobre a evolução histórica do pensamento social - Idade Media - a Teologia

03 - Continuação do debate _ Idade Moderna  - Revolução Científica

09 - Segundo Modulo - ) surgimento da Sociologia como ciência - As revoluções do seculo XVIII - O Positivismo

10-  - Ideias básicas do Positivismo  - As ideias de Saint Simon

16 -  Aula Inaugural - Ricardo Antunes

17 - Augusto Comte -  A Lei dos Tres Estados = Classificação das  Ciências - A Física Social

23 - Mostra de Talentos

24 - Augusto Comte -  A Religião Positivista - O Positivismo no Brasil

30

 

MAIO

01 - Feriado

02 Critica ao Positivismo de Augusto Comte

07 - Avaliação escrita do primeiro e segundo modulo

08 Introdução aos Clássicos

14 Durkheim - Objeto e Metodo

15 Durkheim - Solidariedae Mecânica

21 - Semana de Estudos

22 Semana de Estudos

28 O pensamento sociologico de Durkheim

29 Não houve aula - Professor doente.

JUNHO

04 Durkheim - Objeto e método da sociologia

05 Durkheim A Divisão do Trabalho Social

06 - Durkheim - Fato Patologico e Anomia

11 - Marx - As fontes do marxismo

12 Marx - Concepção de sociedade

13 Marx - Analise da mercadoria

18 Marx - Conclusão

19 Avaliação escrita - Marx e Durkheim

20 - Feriado Religioso

25

26

27

NOTAS

(19) 99259-8276

arnaldolemos@uol.com.br

Projeto Web