(19) 99259-8276
arnaldolemos@uol.com.br

Curso de Direito

1º MÓDULO

2º MÓDULO

3º MÓDULO

CRONOGRAMA

1º MODULO

O primeiro módulo denomina-se INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA. Tem como objetivos:

  1. discutir para que serve a Sociologia e o que significa pensar sociologicamente a sociedade, por meio da Imaginação Sociológica
  2. apresentar como era o conhecimento da sociedade antes do aparecimento da sociologia como ciência, ou seja, como produto histórico.
  3. Entender como a partir da Revolução Científica aparecem as Ciências Humanas e, especificamente a Sociologia, por meio do Positivismo

Vamos estudar então o conceito de imaginação sociológica e como se deu o conhecimento da sociedade ao longo da história até a revolução científica,  o desenvolvimento das ciências humanas e o surgimento da Sociologia como ciência.

Os conceitos básicos a serem apreendidos são: imaginação sociológica, conhecimento, os diversos tipos de conhecimento, o conhecimento da sociedade na pré-história, na idade antiga, na idade média e na idade moderna, a revolução cientifica e as ciências humanas, o positivismo, o pensamento de  Augusto Comte  e as dificuldades metodológicas das ciências humanas

Para este módulo, os textos básicos são os capítulo 1 e 2  do livro " Sociologia Geral e do Direito", 6ª edição, Ed, Alinea, 2014: AS CIÊNCIAS HUMANAS.

Clique aqui e acesse os textos: TEXTOS

Há cinco conjuntos de slides clique aqui :

INTRODUÇÃO Á SOCIOLOGIA 

A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA 

AS CIÊNCIAS HUMANAS 

A METODODOLOGIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS 

O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA 

 

O estudo será feito através de cinco temas:

Tema 1 - PARA QUE SERVE A SOCIOLOGIA?

Elaborar um relatório escrito,  em equipe,  respondendo a questão.

No relatório analisar os vídeos apresentados no conjunto de slides INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA 21 (slides 1 a 24). Para isso veja os textos OS MACACOS E AS BANANAS – INTERPRETAÇÃO DA FÁBULA DOS CEGOS, no Item TEXTOS.

Ler o item 1 do texto As Ciências Humanas

Ver os slides INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA

Ver em Office 365 - One Drive - Sociologia Geral : "Ciências Sociais: informações e pensamento crítico", pgs 20 a 22 do livro SOCIOLOGIA HOJE. LINK ABAIXO

https://pucc365-my.sharepoint.com/:b:/g/personal/lemos_puc-campinas_edu_br/EfjQHK5kVw9HiAqJVbg0_RgBMUhkW1nH9yuRu7g6F756nA?e=WCIAjJ

 

Tema 2 - A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA

Elaborar um relatório escrito, em equipe, explicando o que é imaginação sociológica. Pesquisar na internet o conceito.

Analisar o vídeo ILHA DAS FLORES ilha das flores completo.mp4 ou

a cena do filme “Relatos Selvagens” Relatos.Selvagens.2015.BDRip.XviD.DUAL-OSR (2) (1).mp4.

Fazer a imaginação sociologia do fato PANDEMIA analisando suas diversas dimensões.

 

Ver os slides IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA

 

Tema 3 - EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO PENSAMENTO SOCIAL – Pré-História, Idade Antiga e Idade Media

Elaborar um relatório escrito, em equipe, respondendo a seguinte questão: Como era o conhecimento da sociedade na pré-história, na Idade Antiga e na Idade Media.

Texto: As Ciencias Humanas  – ler item 2.1, 2.2. 2.3

Ver os slides 1 a 32 de AS CIÊNCIAS HUMANAS 

 

Tema 4 - EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO PENSAMENTO SOCIAL- Idade Moderna

Elaborar um relatório escrito, em equipe, respondendo a seguinte questão: Como era o conhecimento da sociedade na Idade Moderna, o que foi a Revolução Científica, a crise das explicações religiosas, o aparecimento das ciências humanas.

Texto : As Ciências Humanas   Ler 2.4 -3

Ver AS CIÊNCIAS HUMANAS – slides de 33 a 82

 

Tema 5 – O POSITIVISMO E A CONTRIBUIÇÃO DE AUGUSTO COMTE

Elaborar um relatório, em equipe, respondendo as seguinte questões: o que é o positivismo e qual a contribuição de Augusto Comte para o surgimento da Sociologia

Textos no site: 1.O surgimento da Sociologia como ciência. 2. Apontamento sobre o nascimento da Sociologia

Ver O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA (slides no site).

 

AVALIAÇÃO DO PRIMEIRO MODULO (aguardando definição do prograd com relação a monitoria)

A avaliação do primeiro modulo será feita pela entrega dos relatórios  Os relatórios podem ser feitos em dupla ou no máximo três alunos.

O Relatorio 1 deve ser postado no Canvas. Os relatorios 2 e 3 devem ser postados na sala do instrutor no Teams e as equipes devem ser formadas por alunos da mesma instrutoria.

Todos os relatórios deverão ser constituídos por 04 partes: Introdução (objetivos, atualidade e importância do tema), Desenvolvimento (o relatório propriamente dito), Conclusão (comentário pessoal ou do grupo) e Bibliografia.

Valor do modulo: 2,1 pontos

Relatórios: 0,7 cada

2º MODULO

                                                                   

 

SEGUNDO MODULO

  1. A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE  : OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
  2. PERSPECTIVAS SOCIOLOÓGICAS CONTEMPORÂNEAS

No segundo módulo, estudaremos a contribuição teórica dos clássicos e sua contribuição para o conhecimento da sociedade capitalista e aas perspectivas sociológicas contemporâneas

ATIVIDADES DA INSTRUTORIA

Os instrutores têm liberdade de escolher os textos para o estudos dos classicos. Sugiro os textos de Giovanni Alves analisando a globalização na visão de cada clássico. Estes textos estão no site no item Textos, no espaço de cada clássico.

I -  A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE

I – O PRINCIPIO DA CONTRADIÇÃO: CONFLITO E TRANSFORMAÇÃO

A CONTRIBUIÇÃO DE KARL MARX

 

 

II - O PRINCIPIO DA INTEGRAÇÃO SOCIAL: COESÃO E EQUILÍBRIO

A CONTRIBUIÇÃO DE EMILE DURKHEIM

 

III - O PRINCIPIO DA COESÃO SOCIAL:

INTERESSES E DOMINAÇÃO A CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER

 

IV – ATUALIDADE DOS CLÁSSICOS

V - ATIVIDADE DE FILME

II - PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS CONTEMPORÂNEAS

Veja um conjunto de slides "Perspectivas Sociológicas Contemporâneas" que apresenta os paradigmas atuais da Sociologia.

 

 

VI – AVALIAÇÃO

     O segundo modulo tem o valor de 40 % da nota final.

A avaliação será constituída dos seguintes instrumentos:

  1. Prova escrita - 3,0
  2. Relatório de filme 1,0

 

 

3º MODULO - SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA

PROGRAMAÇÃO DO TERCEIRO MODULO

PROGRAMAÇÃO DO TERCEIRO MODULO

  SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA

PROJETO COLETIVO

 

  1. OBJETIVOS

1.1. Objetivo Geral – Analisar e pesquisar, com os alunos do 1º semestre, na disciplina Sociologia Geral, temas sobre a sociedade contemporânea, despertando a compreensão da sociedade capitalista, bem como a aquisição de uma leitura crítica dos temas, para a fundamentação de sua atuação como profissionais do direito.

1.2.Objetivo específico – O tema central é o Autoritarismo na Sociedade Brasileira, baseado no livro de Lilian Moritz Schwarcz, “ Sobre o Autoritarismo Brasileiro”, S.Paulo, Ed. Companhia das Letras.

1.3. Serão apresentados oito seminários com respectivos relatórios:

  1. Escravidão e Racismo
  2. Mandonismo
  3. Patrimonialismo
  4. Corrupção
  5. Desigualdade social
  6. Violência
  7. Raça e Gênero
  8. Intolerância

 

  1. JUSTIFICATIVA

O desenvolvimento de pesquisas empíricas no campo da sociedade constitui, pela sua qualidade e importância, a parte principal e qualificadora da disciplina denominada “Sociologia Geral”. A sociologia empírica, constituída justamente por essas pesquisas, ocupa um papel fundamental na compreensão da sociedade capitalista.  O projeto permite que temas contemporâneos de Sociologia Geral sejam pesquisados por equipes de alunos que devem elaborar um relatório escrito e fazer uma apresentação do tema.

 

  1. PLANEJAMENTO

O terceiro modulo será desenvolvido em três etapas

I   RELATORIO DE PESQUISA –entrega de um trabalho escrito. É um trabalho escrito seguindo a metodologia de um trabalho científico

IIEXPOSIÇÃO DO TEMA – apresentação oral do tema

III DEBATE DO TEMA - apresentações de questões para a equipe.

 

  1. METODOLOGIA

4.1 Os alunos serão divididos em oito equipes. Cada equipe deve ter um coordenador, embora todos os membros devam ter participação ativa na execução das atividades.

4.2. As equipes serão formadas por alunos da mesma monitoria. Cada monitor terá quatro equipes. Caberá aos monitores da sala dividirem os temas entre si e definir o tema de cada equipe.

4.3. Cabe ao monitor orientar suas equipes na elaboração do relatório e da apresentação.

4.4. O terceiro modulo terá o valor de 40% da nota final.  A nota do terceiro modulo será a soma das notas do relatório, da apresentação e da monitoria:

Relatório –          1,5

Apresentação –  1,5

Monitoria -          1,0

4.5 Cronograma das atividades – Em cada aula haverá apresentação de duas equipes de monitores diferentes.

  1.  RELATORIO DE PESQUISA 

 

5.1 - O relatório de pesquisa deve se basear no texto central mas pode  ser utilizados outros textos colocados na bibliografia..

5.2. As equipes deverão desenvolver o relatório com critérios de cientificidade: 

  1. Introdução (objetivos, justificativa, referência teórica,

metodologia),

  1. Desenvolvimento (que pode ser dividido em partes ou
    capítulos):

 

  1. Conclusão
  2. Referências bibliográficas.

O relatório deve ser postado no dia da apresentação na sala do monitor que fará a primeira avaliação.

6.APRESENTAÇÃO  

   Cada equipe terá o tempo de 40 minutos para a apresentação do tema na aula. Em cada aula haverá apresentação de dois temas.

  1. DEBATE DO TEMA

         Após a apresentação do tema, alunos serão chamados para apresentar questões para a equipe.

 

  Obs. Como se trata de um projeto coletivo, a cada ausência sem justificativa o aluno perderá 0,5

 

  1. DATAS DE APRESENTAÇÃO

Os monitores devem definir a data de apresentação de suas equipes.

Turmas do Matutino

A e C – Segunda-feira –

B   -     Terça Feira

Turma do Noturno

A -     Quarta- feira

  1. ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO ESCRITO ( veja no site)

Roteiro texto

Estrutura texto

CRONOGRAMA

 

 

A MATUTINO 20

(19) 99259-8276

arnaldolemos@uol.com.br

Projeto Web