O primeiro módulo denomina-se INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA. Tem como objetivos:
Vamos estudar então o conceito de imaginação sociológica e como se deu o conhecimento da sociedade ao longo da história até a revolução científica, o desenvolvimento das ciências humanas e o surgimento da Sociologia como ciência.
Os conceitos básicos a serem apreendidos são: imaginação sociológica, conhecimento, os diversos tipos de conhecimento, o conhecimento da sociedade na pré-história, na idade antiga, na idade média e na idade moderna, a revolução cientifica e as ciências humanas, o positivismo, o pensamento de Augusto Comte e as dificuldades metodológicas das ciências humanas
Para este módulo, os textos básicos são os capítulo 1 e 2 do livro " Sociologia Geral e do Direito", 6ª edição, Ed, Alinea, 2014: AS CIÊNCIAS HUMANAS.
Clique aqui e acesse os textos: TEXTOS
Há cinco conjuntos de slides clique aqui :
A METODODOLOGIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA
O estudo será feito através de cinco temas:
Tema 1 - PARA QUE SERVE A SOCIOLOGIA?
Elaborar um relatório escrito, em equipe, respondendo a questão.
No relatório analisar os vídeos apresentados no conjunto de slides INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA 21 (slides 1 a 24). Para isso veja os textos OS MACACOS E AS BANANAS – INTERPRETAÇÃO DA FÁBULA DOS CEGOS, no Item TEXTOS.
Ler o item 1 do texto As Ciências Humanas
Ver os slides INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA
Ver em Office 365 - One Drive - Sociologia Geral : "Ciências Sociais: informações e pensamento crítico", pgs 20 a 22 do livro SOCIOLOGIA HOJE. LINK ABAIXO
https://pucc365-my.sharepoint.com/:b:/g/personal/lemos_puc-campinas_edu_br/EfjQHK5kVw9HiAqJVbg0_RgBMUhkW1nH9yuRu7g6F756nA?e=WCIAjJ
Tema 2 - A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA
Elaborar um relatório escrito, em equipe, explicando o que é imaginação sociológica. Pesquisar na internet o conceito.
Analisar o vídeo ILHA DAS FLORES ilha das flores completo.mp4 ou
a cena do filme “Relatos Selvagens” Relatos.Selvagens.2015.BDRip.XviD.DUAL-OSR (2) (1).mp4.
Fazer a imaginação sociologia do fato PANDEMIA analisando suas diversas dimensões.
Ver os slides IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA
Tema 3 - EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO PENSAMENTO SOCIAL – Pré-História, Idade Antiga e Idade Media
Elaborar um relatório escrito, em equipe, respondendo a seguinte questão: Como era o conhecimento da sociedade na pré-história, na Idade Antiga e na Idade Media.
Texto: As Ciencias Humanas – ler item 2.1, 2.2. 2.3
Ver os slides 1 a 32 de AS CIÊNCIAS HUMANAS
Tema 4 - EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO PENSAMENTO SOCIAL- Idade Moderna
Elaborar um relatório escrito, em equipe, respondendo a seguinte questão: Como era o conhecimento da sociedade na Idade Moderna, o que foi a Revolução Científica, a crise das explicações religiosas, o aparecimento das ciências humanas.
Texto : As Ciências Humanas Ler 2.4 -3
Ver AS CIÊNCIAS HUMANAS – slides de 33 a 82
Tema 5 – O POSITIVISMO E A CONTRIBUIÇÃO DE AUGUSTO COMTE
Elaborar um relatório, em equipe, respondendo as seguinte questões: o que é o positivismo e qual a contribuição de Augusto Comte para o surgimento da Sociologia
Textos no site: 1.O surgimento da Sociologia como ciência. 2. Apontamento sobre o nascimento da Sociologia
Ver O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA (slides no site).
AVALIAÇÃO DO PRIMEIRO MODULO (aguardando definição do prograd com relação a monitoria)
A avaliação do primeiro modulo será feita pela entrega dos relatórios Os relatórios podem ser feitos em dupla ou no máximo três alunos.
O Relatorio 1 deve ser postado no Canvas. Os relatorios 2 e 3 devem ser postados na sala do instrutor no Teams e as equipes devem ser formadas por alunos da mesma instrutoria.
Todos os relatórios deverão ser constituídos por 04 partes: Introdução (objetivos, atualidade e importância do tema), Desenvolvimento (o relatório propriamente dito), Conclusão (comentário pessoal ou do grupo) e Bibliografia.
Valor do modulo: 2,1 pontos
Relatórios: 0,7 cada
SEGUNDO MODULO
No segundo módulo, estudaremos a contribuição teórica dos clássicos e sua contribuição para o conhecimento da sociedade capitalista e aas perspectivas sociológicas contemporâneas
ATIVIDADES DA INSTRUTORIA
Os instrutores têm liberdade de escolher os textos para o estudos dos classicos. Sugiro os textos de Giovanni Alves analisando a globalização na visão de cada clássico. Estes textos estão no site no item Textos, no espaço de cada clássico.
I – O PRINCIPIO DA CONTRADIÇÃO: CONFLITO E TRANSFORMAÇÃO
A CONTRIBUIÇÃO DE KARL MARX
II - O PRINCIPIO DA INTEGRAÇÃO SOCIAL: COESÃO E EQUILÍBRIO
A CONTRIBUIÇÃO DE EMILE DURKHEIM
III - O PRINCIPIO DA COESÃO SOCIAL:
INTERESSES E DOMINAÇÃO A CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER
IV – ATUALIDADE DOS CLÁSSICOS
V - ATIVIDADE DE FILME
Veja um conjunto de slides "Perspectivas Sociológicas Contemporâneas" que apresenta os paradigmas atuais da Sociologia.
VI – AVALIAÇÃO
O segundo modulo tem o valor de 40 % da nota final.
A avaliação será constituída dos seguintes instrumentos:
PROGRAMAÇÃO DO TERCEIRO MODULO
PROGRAMAÇÃO DO TERCEIRO MODULO
SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA
PROJETO COLETIVO
1.1. Objetivo Geral – Analisar e pesquisar, com os alunos do 1º semestre, na disciplina Sociologia Geral, temas sobre a sociedade contemporânea, despertando a compreensão da sociedade capitalista, bem como a aquisição de uma leitura crítica dos temas, para a fundamentação de sua atuação como profissionais do direito.
1.2.Objetivo específico – O tema central é o Autoritarismo na Sociedade Brasileira, baseado no livro de Lilian Moritz Schwarcz, “ Sobre o Autoritarismo Brasileiro”, S.Paulo, Ed. Companhia das Letras.
1.3. Serão apresentados oito seminários com respectivos relatórios:
O desenvolvimento de pesquisas empíricas no campo da sociedade constitui, pela sua qualidade e importância, a parte principal e qualificadora da disciplina denominada “Sociologia Geral”. A sociologia empírica, constituída justamente por essas pesquisas, ocupa um papel fundamental na compreensão da sociedade capitalista. O projeto permite que temas contemporâneos de Sociologia Geral sejam pesquisados por equipes de alunos que devem elaborar um relatório escrito e fazer uma apresentação do tema.
O terceiro modulo será desenvolvido em três etapas
I RELATORIO DE PESQUISA –entrega de um trabalho escrito. É um trabalho escrito seguindo a metodologia de um trabalho científico
II- EXPOSIÇÃO DO TEMA – apresentação oral do tema
III DEBATE DO TEMA - apresentações de questões para a equipe.
4.1 Os alunos serão divididos em oito equipes. Cada equipe deve ter um coordenador, embora todos os membros devam ter participação ativa na execução das atividades.
4.2. As equipes serão formadas por alunos da mesma monitoria. Cada monitor terá quatro equipes. Caberá aos monitores da sala dividirem os temas entre si e definir o tema de cada equipe.
4.3. Cabe ao monitor orientar suas equipes na elaboração do relatório e da apresentação.
4.4. O terceiro modulo terá o valor de 40% da nota final. A nota do terceiro modulo será a soma das notas do relatório, da apresentação e da monitoria:
Relatório – 1,5
Apresentação – 1,5
Monitoria - 1,0
4.5 Cronograma das atividades – Em cada aula haverá apresentação de duas equipes de monitores diferentes.
5.1 - O relatório de pesquisa deve se basear no texto central mas pode ser utilizados outros textos colocados na bibliografia..
5.2. As equipes deverão desenvolver o relatório com critérios de cientificidade:
metodologia),
O relatório deve ser postado no dia da apresentação na sala do monitor que fará a primeira avaliação.
6.APRESENTAÇÃO
Cada equipe terá o tempo de 40 minutos para a apresentação do tema na aula. Em cada aula haverá apresentação de dois temas.
Após a apresentação do tema, alunos serão chamados para apresentar questões para a equipe.
Obs. Como se trata de um projeto coletivo, a cada ausência sem justificativa o aluno perderá 0,5
Os monitores devem definir a data de apresentação de suas equipes.
Turmas do Matutino
A e C – Segunda-feira –
B - Terça Feira
Turma do Noturno
A - Quarta- feira