(19) 99259-8276
arnaldolemos@uol.com.br

Curso de Pedagogia

1º MÓDULO

2º MÓDULO

3º MÓDULO

CRONOGRAMA

NOTAS

1º MODULO

PROGRAMAÇÃO DO PRIMEIRO MODULO

O primeiro módulo denomina-se A Sociologia Pré-Científica. Tem como objetivos:
1. Discutir para que serve a Sociologia e o que significa pensar sociologicamente a sociedade.
2. Apresentar como era o conhecimento da sociedade antes do aparecimento da sociologia como ciência, ou seja, como produto histórico.

Vamos estudar então para que serve a sociologia, o que é imaginação sociológica, como se deu o conhecimento da sociedade ao longo da história até a revolução científica e o desenvolvimento das ciências humanas.

Os conceitos básicos a serem apreendidos são: imaginação sociológica, conhecimento, os diversos tipos de conhecimento, o conhecimento da sociedade na pré-história, na idade antiga, na idade média e na idade moderna e o aparecimento das ciências humanas e suas dificuldades metodológicas.

Para este módulo, o texto básico é o capítulo 1 do livro " Sociologia Geral e do Direito", 6ª edição, Ed, Alínea, 2014: AS CIÊNCIAS HUMANAS.

Há dois conjuntos de slides (veja em APRESENTAÇÕES)

INTRODUÇÃO

AS CIÊNCIAS HUMANAS

Textos complementares:

1.Lallement, Michel, Historia das Idéias Sociológicas, Petrópolis, Ed. Vozes,2000.

2.Costa, Cristina, Sociologia, uma introdução à ciência da sociedade, São Paulo, Ed. Moderna,2010

3.Tomazi, Nelson Dacio, Iniciação à Sociologia, São Paulo, Ed. Atual,2000

4.Quintanero, Tania, Um toque de clássicos, Belo Horizonte, Ed.UFMG,2008

5.VERAS, Maura Pardini Bicudo, Introdução à Sociologia, São Paulo: Ed. Paulus.2014

ESTUDO DO PRIMEIRO MODULO

O primeiro objetivo: discutir para que serve a Sociologia e o que significa pensar sociologicamente a sociedade.

O segundo objetivo: apresentar como era o conhecimento da sociedade antes do aparecimento da sociologia como ciência, ou seja, como produto histórico)

O estudo do primeiro modulo será feito através de cinco temas. Os temas 1 e 2 serão debatidos por todos. Os temas 3,4 e 5 serão debatidos por equipes que deverão fazer relatório escrito e apresenta-los na aula.

Tema 1 - PARA QUE SERVE A SOCIOLOGIA?

Ver site em APRESENTAÇÕES/INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA, SLIDES 1 A 21

Ler texto As CIENCIAS HUMANAS

Site Item 1 (no site TEXTOS/AS CIÊNCIAS HUMANAS)

1.1 no livro (6ª edição)

Tema 2 - A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA

Ver os slides 22 a 44 (INTRODUÇÃO)

Exercícios (slide 38 (INTRODUÇAO)

Tema 3 - EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO PENSAMENTO SOCIAL – Pré-História, Idade Antiga e Idade Media

Texto AS CIENCIAS HUMANAS

Texto no site 2.1-2.2 -2.3

Texto no livro (6ªedição) (1.2.1, 1.2.2 e 1.2.3)

Ver os slide 1 a 28

Tema 4 - EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO PENSAMENTO SOCIAL

Idade Moderna – A Revolução Científica – A crise das explicações
sociológicas

Texto no site Ler 2.4 -3

Texto no livro (sexta edição) 1.2.4 – 1.3

Ver os slides 29 a 77

Tema 5 – DIFICULDADES METODOLOGICAS DAS CIENCIAS HUMANAS

Texto no site Itens 4 e 5

Texto no livro (sexta edição) 1.4

Ver os slides 78 a 90

2º MODULO

PROGRAMAÇÃO DO SEGUNDO MODULO

No segundo módulo, estudaremos os fatores históricos e sociais que permitiram o surgimento da sociologia como ciência.

Os conceitos básicos a serem apreendidos são: Iluminismo, revolução industrial, revolução francesa, cientificismo, evolucionismo, positivismo.

Para este módulo, o texto básico é o cap.2 do livro "Sociologia Geral e do Direito" : O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA".

Veja também o texto APONTAMENTOS SOBRE O NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA.

Há um conjunto de slides: O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA (veja em APRESENTAÇÕES).

Para o estudo do Positivismo no Brasil ler os textos:

O POSITIVISMO NO BRASIL

ORDEM E PROGRESSO

e ouvir o SAMBA_DE_NOEL_ROSA: O Positivismo

e ver a letra POSITIVISMO

ATIVIDADE DE FILME - No final do segundo modulo, haverá uma atividade de
filme. Os alunos devem assistir ao filme "Germinal",, de Claude Berry, (veja o link em CINEMA) ler o CAPITULO XVI do livro "A Historia da Riqueza do Homem", de Leo Huberman e o texto "INVISIVEIS" de Vlademir Saflate (veja no menu TEXTOS). Haverá uma aula para debate e entrega de relatório. Como fazer o relatório veja ATIVIDADE DE FILME/Germinal (no menu CINEMA). Após a atividade do filme, haverá avaliação escrita do primeiro e segundo modulo.

3º MODULO

A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE

OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA

No terceiro módulo, estudaremos a contribuição teórica dos clássicos e sua contribuição para o conhecimento da sociedade capitalista

I - O PRINCIPIO DA CONTRADIÇÃO: CONFLITO E TRANSFORMAÇÃO - A CONTRIBUIÇÃO DE KARL MARX

Texto a ser estudado, cap.5: O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO DE KARL MARX., de José Roberto Cabrera.

Acompanha um conjunto de slides:

OS_CLASSICOS_DA_SOCIOLOGIA_MARX.ppt

Para ilustrar Marx ouça : SAMBA_DA_MAIS_VALIA

veja a LETRA.doc

Veja o Manifesto Comunista:
http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/manifestocomunista.pdf

Veja o video sobre o Manifesto Comunista:
http://youtu.be/EaVbYyky-Bw

Leia o poema de Carlos Drummond Eu_ETIQUETA.doc

Ouça o poema na interpretação de PAULO AUTRAN

O monitor pode estudar com seus alunos o texto:

KARL MARX E A GLOBALIZAÇÃO extraido do livro "As Dimensões da Globalização" de Giovanni Alves.

II - O PRINCIPIO DA INTEGRAÇÃO SOCIAL : COESÃO EEQUILÍBRIO - A CONTRIBUIÇÃO DE EMILE DURKHEIM

Leia o cap.3 do livro: O PENSAMENTO SOCIOLOGICO DE DURKHEIM

Veja o conjunto de slides: OS CLASSICOS DA SOCIOLOGIA : DURKHEIM

Veja matéria sobre Durkheim no blog Socius - Sociologia e Direito, da Faculdade de Direito de Franca, UNESP:
http://sociologiadodireitounesp.blogspot.com/search?updated-max=2011-09-02T15%3A54%3A00-03%3A00&max-results=400

Para ilustrar Durkheim veja no youtube: DURKHEIM

O monitor pode estudar com seus alunos o texto:

DURKHEIM E A GLOBALIZAÇÃO extraído do livro "As Dimensões da Globalização" de Giovanni Alves

III - O PRINCIPIO DA COESÃO SOCIAL: INTERESSES E DOMINAÇÃO

A CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER

Texto a ser estudado, cap.4: O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO DE WEBER

Acompanha um conjunto de slides:

OS_CLASSICOS_WEBER.ppt

Para ilustrar Weber veja no youtube: MAX WEBER

Ouça o samba: http://youtu.be/Efg38DHIjm4

Veja a letra: CRITICA_E_RESIGNACAO_NA_MANHA_DE_CARNAVAL

Os monitores poderão estudar com seus alunos o texto:

MAX WEBER E A GLOBALIZAÇÃO, extraído do livro "As Dimensões da Globalização", de Giovanni Alves

Veja o video: http://www.youtube.com/watch?v=I2AZAbg1rLw

III – Para finalizar os clássicos , veja o conjunto de slides:

ATUALIDADE DOS CLASSICOS.

Veja tambem o texto"A GLOBALIZAÇAO_NA_PERSPECTIVA_DOS_CLASSICOS" do livro "As Dimensões da Globalização" de Giovanni Alves.

ATIVIDADE DE FILME

Os alunos devem fazer uma atividade extra-classe: assistir ao filme "EDUKATORS.

Clique aqui e veja as instruções para fazer o relatório: clique (botão e linkar o pdf)

Para entender a crise do capitalismo contemporâneo veja o Video:
http://www.youtube.com/watch?v=nwlJDAufvnM

Avaliação do terceiro módulo

Prova 7,0
Monitoria 1,5
Atividade de filme 1,5

FEVEREIRO

MARÇO

ABRIL

MAIO

JUNHO

FEVEREIRO

MARÇO

ABRIL

MAIO

JUNHO

NOTAS

(19) 99259-8276

arnaldolemos@uol.com.br

Projeto Web