(19) 99259-8276
arnaldolemos@uol.com.br

Curso de Pedagogia

1º MÓDULO

2º MÓDULO

3º MÓDULO

CRONOGRAMA

1º MODULO

PROGRAMAÇÃO DO PRIMEIRO MODULO

O primeiro módulo denomina-se A Sociologia Pré-Científica. Tem como objetivos:
1. Discutir para que serve a Sociologia e o que significa pensar sociologicamente a sociedade.
2. Apresentar como era o conhecimento da sociedade antes do aparecimento da sociologia como ciência, ou seja, como produto histórico.

Vamos estudar então para que serve a sociologia, o que é imaginação sociológica, como se deu o conhecimento da sociedade ao longo da história até a revolução científica e o desenvolvimento das ciências humanas.

Os conceitos básicos a serem apreendidos são: imaginação sociológica, conhecimento, os diversos tipos de conhecimento, o conhecimento da sociedade na pré-história, na idade antiga, na idade média e na idade moderna e o aparecimento das ciências humanas e suas dificuldades metodológicas.

Para este módulo, o texto básico é o capítulo 1 do livro " Sociologia Geral e do Direito", 6ª edição, Ed, Alínea, 2014: AS CIÊNCIAS HUMANAS.

Há dois conjuntos de slides (veja em APRESENTAÇÕES)

INTRODUÇÃO

AS CIÊNCIAS HUMANAS

Textos complementares:

1.Lallement, Michel, Historia das Idéias Sociológicas, Petrópolis, Ed. Vozes,2000.

2.Costa, Cristina, Sociologia, uma introdução à ciência da sociedade, São Paulo, Ed. Moderna,2010

3.Tomazi, Nelson Dacio, Iniciação à Sociologia, São Paulo, Ed. Atual,2000

4.Quintanero, Tania, Um toque de clássicos, Belo Horizonte, Ed.UFMG,2008

5.VERAS, Maura Pardini Bicudo, Introdução à Sociologia, São Paulo: Ed. Paulus.2014

ESTUDO DO PRIMEIRO MODULO

O primeiro objetivo: discutir para que serve a Sociologia e o que significa pensar sociologicamente a sociedade.

O segundo objetivo: apresentar como era o conhecimento da sociedade antes do aparecimento da sociologia como ciência, ou seja, como produto histórico)

O estudo do primeiro modulo será feito através de cinco temas que serão distribuídos  para equipes. As equipes deverão apresentar relatórios sobre os temas.

Tema 1 - PARA QUE SERVE A SOCIOLOGIA?

Ver site em APRESENTAÇÕES/INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA, SLIDES 1 A 24

Ler texto As CIENCIAS HUMANAS

Site Item 1 (no site TEXTOS/AS CIÊNCIAS HUMANAS)

1.1 no livro (6ª edição)

 

Tema 2 - A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA

Ver os slides 25 a 53 (INTRODUÇÃO)

Exercícios (slide 38 (INTRODUÇAO)

 

Tema 3 - EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO PENSAMENTO SOCIAL – Pré-História, Idade Antiga e Idade Media

Texto AS CIENCIAS HUMANAS

Texto no site 2.1-2.2 -2.3

Texto no livro (6ªedição) (1.2.1, 1.2.2 e 1.2.3)

Ver os slide 1 a 28

 

Tema 4 - EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO PENSAMENTO SOCIAL

Idade Moderna – A Revolução Científica – A crise das explicações
religiosas

Texto no site Ler 2.4 -3

Texto no livro (sexta edição) 1.2.4 – 1.3

Ver os slides 29 a 77

 

Tema 5 – DIFICULDADES METODOLOGICAS DAS CIENCIAS HUMANAS

Texto no site Itens 4 e 5

Texto no livro (sexta edição) 1.4

Ver os slides 78 a 90

2º MODULO

PROGRAMAÇÃO DO SEGUNDO MODULO

No segundo módulo, estudaremos os fatores históricos e sociais que permitiram o surgimento da sociologia como ciência.

Os conceitos básicos a serem apreendidos são: Iluminismo, revolução industrial, revolução francesa, cientificismo, evolucionismo, positivismo.

Para este módulo, o texto básico é o cap.2 do livro "Sociologia Geral e do Direito" : O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA".

Veja também o texto APONTAMENTOS SOBRE O NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA.

Há um conjunto de slides: O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA (veja em APRESENTAÇÕES).

Para o estudo do Positivismo no Brasil ler os textos:

O POSITIVISMO NO BRASIL

ORDEM E PROGRESSO

e ouvir o SAMBA_DE_NOEL_ROSA: O Positivismo

e ver a letra POSITIVISMO

ATIVIDADE DE FILME - No final do segundo modulo, haverá uma atividade de
filme. Os alunos devem assistir ao filme "Germinal",, de Claude Berry, (veja o link em CINEMA) ler o CAPITULO XVI do livro "A Historia da Riqueza do Homem", de Leo Huberman e o texto "INVISIVEIS" de Vlademir Saflate (veja no menu TEXTOS). Haverá uma aula para debate e entrega de relatório. Como fazer o relatório veja ATIVIDADE DE FILME/Germinal (no menu CINEMA). Após a atividade do filme, haverá avaliação escrita do primeiro e segundo modulo.

3º MODULO

TERCEIRO MODULO

A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE

OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA

No terceiro módulo, estudaremos a contribuição teórica dos clássicos e sua contribuição para o conhecimento da sociedade capitalista

 

I - O PRINCIPIO DA INTEGRAÇÃO SOCIAL: COESÃO E EQUILÍBRIO  

A CONTRIBUIÇÃO DE EMILE DURKHEIM

 

Texto a ser estudado: o cap. 3 do livro ou no site.

O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO DE DURKHEIM

Veja o conjunto de slides:

OS CLASSICOS DA SOCIOLOGIA: DURKHEIM

Veja matéria sobre Durkheim no blog Socius - Sociologia e Direito, da Faculdade de Direito de Franca, UNESP:

http://sociologiadodireitounesp.blogspot.com/search?updated-max=2011-09-02T15%3A54%3A00-03%3A00&max-results=400 


Veja em MIDIA/Música e Videos – vídeos sobre Durkheim


O monitor pode estudar com seus alunos o texto:

DURKHEIM E A GLOBALIZAÇÃO extraído do livro "As Dimensões da Globalização" de Giovanni Alves

 

 

II - O PRINCIPIO DA COESÃO SOCIAL: INTERESSES E DOMINAÇÃO

A CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER

 

Texto a ser estudado, cap.4 do livro ou no site

O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO DE WEBER

Acompanha um conjunto de slides:

OS_CLASSICOS_WEBER.ppt

Veja em MIDIA/Música e Videos – vídeos sobre Weber

Ouça o samba: http://youtu.be/Efg38DHIjm4

Veja a letra: CRITICA_E_RESIGNACAO_NA_MANHA_DE_CARNAVAL

Os monitores poderão estudar com seus alunos o texto:

MAX WEBER E A GLOBALIZAÇÃO, extraído do livro "As Dimensões da Globalização", de Giovanni Alves

Veja o video: http://www.youtube.com/watch?v=I2AZAbg1rLw

 

 

III – O PRINCIPIO DA CONTRADIÇÃO: CONFLITO E TRANSFORMAÇÃO

A CONTRIBUIÇÃO DE KARL MARX

 

Texto a ser estudado, cap.5  ou no site.

O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO DE KARL MARX, de José Roberto Cabrera.

Acompanha um conjunto de slides:

OS_CLASSICOS_DA_SOCIOLOGIA_MARX.ppt

Para ilustrar Marx ouça : 
SAMBA_DA_MAIS_VALIA

Veja a LETRA.doc

 

Veja em MIDIA/ Música e Videos – vídeos sobre Karl Marx

 

Veja o Manifesto Comunista; http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/manifestocomunista.pdf

Veja o vídeo sobre o Manifesto Comunista:  http://youtu.be/EaVbYyky-Bw

Leia o poema de Carlos Drummond Eu_ETIQUETA.doc

Ouça o poema na interpretação de PAULO AUTRAN

O monitor pode estudar com seus alunos o texto

KARL MARX E A GLOBALIZAÇÃO extraído do livro "As Dimensões da Globalização" de Giovanni Alves.

 

Para finalizar os clássicos, veja o conjunto de slides:

ATUALIDADE DOS CLASSICOS.


Veja também o texto
"A GLOBALIZAÇAO_NA_PERSPECTIVA_DOS_CLASSICOS" do  livro "As Dimensões da Globalização" de Giovanni Alves.

ATIVIDADE DE FILME- Os alunos devem fazer uma atividade extraclasse: assistir ao filme "EDUKATORS" (link no site MIDIA/CINEMA/ATIVIDADES DE FILMES  e ler os textos sobre o filme  em CURSOS/SOCIOLOGIA GERAL/ TEXTOS

Para saber como fazer o relatório clique  MIDIA/CINEMA/ATIVIDADE_DE_FILME/EDUKATORS

 

Para entender a crise do capitalismo contemporâneo veja o video:http://www.youtube.com/watch?v=nwlJDAufvnM

 

FEVEREIRO

MARÇO

ABRIL

MAIO

JUNHO

FEVEREIRO

19 - Recepção dos alunos

21 - Apresentação do Plano de Ensino - ementa e objetivos

26 -Apresentação do Plano de Ensino - conteúdo programático , metodologia, avaliação, recuperação e bibliografia. Início do primeiro módulo - Para que serve a sociologia , o que significa pensar sociologicamente e evolução do pensamento social

28 - Formação das equipes para o estudo do primeiro modulo.  Explicação da elaboração do primeiro relatório. Estudo de equipe.

 

MARÇO

05 - Carnaval

07-  Apresentação da equipe que estudou a primeira questão: Para que serve a Sociologia? Análise e debates sobre os vídeos: os macacos e as bananas e o elefante e os sete sábios. Discussão da expressão: a sociologia é a ciência do obvio., do conceito de "fake news" e Pós Verdade. Poesia A Verdade de Carlos Drummond de Andrade e e do texto de Marina Colasanti: A gente se acostuma , na interpretação de Antonio Abujamra

12 - Participação da palestra em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

14 - Debate da segunda questão : a imaginação sociológica.  Poesia de Brecht> Pergunta de uma trabalhador que lê e  de Ferreira Gullar, O Açúcar.  Explicação sobre a primeira atividade de filme. Roteiro do relatório do filme "Daens, um grito de justiça"

19  Exercicio sobre o conceito de Relatos Selvagens com a exibição de uma cena do filme "Relatos Selvagens"

21 - Debates com as equipes sobre a cena do filme.  Introdução aos temas 3 e 4 : evolução histórica do pensamento social. A sociologia como ciência, a ciência como conhecimento, o conhecimento como produto histórico.

26 Debate do tema 3 - Evolução Históriuca do Pensamento Social - a Pré-história - O Mito como forma de conhecimento

28 - Continuação do debate - A Idade Antiga - A Filosofia como forma de conhecimento.

 

ABRIL

 

PRIMEIRA AVALIAÇÃO ESCRITA    1º E 2º MÓDULOS

I - TEXTOS E SLIDES PARA ESTUDO

  1. Primeiro Modulo – Introdução às Sociologia
  • Introdução à Sociologia 19 – conjunto de slides
  • As Ciências Humanas – Lemos, Arnaldo-Theodoro Junior, José in Lemos Filho, Arnaldo et alii. Sociologia Geral e do Direito, 7ª edição. 2017, cap.1- (texto no site)
  • As Ciências Humanas – conjunto de slides

Observação – As edições que tem na Biblioteca são anteriores e correspondem também aos caps.1 e 2.

  1. Segundo Modulo - O surgimento da sociologia como ciência
  • O surgimento da sociologia como ciência – Arnaldo Lemos Filho, idem, ibidem, cap.2 – (texto no site)
  • Apontamentos sobre o nascimento da Sociologia (texto no site)
  • O surgimento da sociologia como ciência, conjunto de slides
  • Filme “Daens, um grito de justiça”
  • “A semente que semeais outro colhe”, cap. 16 de “A História da Riqueza do
  • Homem- Leo Huberman –  e “Invisíveis” (textos no site)
  • A Influência no Positivismo no Brasil
  •            Introdução do livro Augusto Comte - Os Pensadores (texto no site)
    • Ordem e Progresso – Rafael Augusto Sega, texto no site.
    • O Positivismo no Brasil, Nady Moreira Domingues da Silva, texto no site.

II  PROVA

1 Modalidade

Professor: dez questões objetivas (0,3 cada) e uma dissertativa(3,0)

Monitor: uma questão(1,0). Esta questão deve ser respondida separadamente.

2. Valor

Professor          6,5

Monitor            1,0

3. Outro Pontos

Relatório(s) inicial(s)                1,0 (0,5 cada)

Atividade de filme                      1,5

 

III OBSERVAÇÕES

Se o aluno obtiver na avaliação do 1º e 2º módulos, na somatória de todos os pontos (nota 1), uma nota abaixo de 5.0, poderá, se quiser, fazer uma prova de recuperação. Esta prova valerá 6,0 somando-se a estes pontos os pontos da monitoria, dos relatórios e da atividade do filme. Não há questão da monitoria. Será considerada a nota maior, ou seja a soma de todas os pontos.

 

02 -  Debate sobre a evolução histórica do pensamento social - Idade Moderna

04 - O surgimento da Sociologia como ciência - As Revoluções do Seculo XVIII

09

11

16

18 - Feriado Religioso

23

25

30

MAIO

02 - Avaliação escrita do primeiro e segundo modulo

07 - O pensamento sociológico de Emile Durkheim

09 -  Durkheim - Solidasriedade

14 - Assembleia dos alunos

16 -  Durkheim - Anomia e Fato Patológico

21 - Durkheim Conclusão

23 - O pensamento sociologico de Weber

28 - O pensamento sociologico de Weber

30 Não houve aula - Professor doente

 

JUNHO

04  Max Weber - Tipologias

06 - Max Weber - Religião e Capitalismo

11 - Marx - As fontes do marxismo

13 - Marx - Concepção de sociedade

18 - Marx - Anãlise da mercadoria

20  - Feriado Religioso

25 - Avaliação escrita

27

NOTAS

(19) 99259-8276

arnaldolemos@uol.com.br

Projeto Web