PROGRAMAÇÃO DO PRIMEIRO MODULO
O primeiro módulo denomina-se A Sociologia Pré-Científica. Tem como objetivos:
Vamos estudar então o conceito de imaginação sociológica e como se deu o conhecimento da sociedade ao longo da história até a revolução científica e o desenvolvimento das ciências humanas.
Os conceitos básicos a serem apreendidos são: imaginação sociológica, conhecimento, os diversos tipos de conhecimento, o conhecimento da sociedade na pré-história, na idade antiga, na idade média e na idade moderna, a revolução cientifica e o aparecimento das ciências humanas e suas dificuldades metodológicas.
Para este módulo, o texto básico é o capítulo 1 do livro " Sociologia Geral e do Direito", 6ª edição, Ed, Alinea, 2014: AS CIÊNCIAS HUMANAS.
Este texto está no site no item TEXTOS
Há três conjuntos de slides (veja em APRESENTAÇÕES):
INTRODUÇÃO Á SOCIOLOGIA 20
A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA 20
AS CIÊNCIAS HUMANAS 20
Textos complementares:
1.Lallement, Michel, Historia das Idéias Sociológicas, Petrópolis, Ed. Vozes,2000.
2.Cuin, Charles Henry/Gresle François, História da Sociologia 1 – antes de 1918, Petropolis: Vozes, 2017
4.Costa, Cristina, Sociologia, uma introdução à ciência da sociedade,São Paulo, Ed. Moderna,2010
5.Tomazi, Nelson Dacio, Iniciação à Sociologia, São Paulo, Ed. Atual,2000
6.Quintanero, Tania, Um toque de clássicos, Belo Horizonte, Ed.UFMG,2008
ESTUDO DO PRIMEIRO MÓDULO
OBJETIVOS
1.Discutir para que serve a Sociologia
O estudo do primeiro modulo será feito através de quatro temas.
Opção 1 – os temas serão discutidos em equipe. Cada equipe deverá elaborar um relatório escrito e apresentá-lo em aula
Opção 2 – Os temas 1 e 2 serão discutidos em equipe que deve elaborar um relatório escrito e apresentar em aula. Os temas 3 e 4 serão estudados pelas monitorias.
Tema 1 - PARA QUE SERVE A SOCIOLOGIA?
Elaborar um relatório escrito, em equipe, respondendo a questão. No relatório analisar os vídeos apresentados no conjunto de slides INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA 20 (slides 1 a 24). Para isso veja os textos OS MACACOS E AS BANANAS – INTERPRETAÇÃO DA FÁBULA DOS CEGOS, no site, no Item TEXTOS.
Ler o texto As CIENCIAS HUMANAS
Item 1 (no site TEXTOS/AS CIÊNCIAS HUMANAS)
1.1 no livro (6ª edição)
VEJA EM SOCIOLOGIA GERAL/TEXTOS:
Tema 2 - A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA
Elaborar um relatório escrito, em equipe, explicando o que é imaginação sociológica. Pesquisar na internet o conceito. Analisar o vídeo ILHA DAS FLORES ( no site no item MIDIA). Dar um conceito concreto de imaginação sociológica.
Ver os slides IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA 20 ( no site)
Tema 3 - EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO PENSAMENTO SOCIAL – Pré-História, Idade Antiga e Idade Media
Elaborar um relatório escrito, em equipe, respondendo a seguinte questão: Como era o conhecimento da sociedade na pré-história, na Idade Antiga e na Idade Media.
Texto: AS CIENCIAS HUMANAS
Texto no site 2.1-2.2 -2.3
Texto no livro (6ªedição) (1.2.1, 1.2.2 e 1.2.3)
Ver os slides 1 a 32 de AS CIÊNCIAS HUMANAS 20
Tema 4 - EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO PENSAMENTO SOCIAL- Idade Moderna
Elaborar um relatório escrito, em equipe, respondendo a seguinte questão: Como era o conhecimento da sociedade na Idade Moderna, o que foi a Revolução Científica, a crise das explicações religiosas, o aparecimento das ciências humanas.
Texto : AS CIÊNCIAS HUMANAS
Texto no site Ler 2.4 -3
Texto no livro (sexta edição) 1.2.4 – 1.3
Ver AS CIÊNCIAS HUMANAS 20 – slides de 33 a 82
PROGRAMAÇÃO DO SEGUNDO MODULO
No segundo módulo, estudaremos o surgimento da Sociologia como ciência. Se a Sociologia é uma ciência e se ciência é conhecimento todo conhecimento é um produto histórico.
Objetivos:
Os conceitos básicos a serem apreendidos são: Iluminismo, revolução industrial, revolução francesa, cientificismo, evolucionismo, positivismo.
Para este módulo, o texto básico é o cap.2 do livro "Sociologia Geral e do Direito" : O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA". O texto está no site : SOCIOLOGIA GERAL/TEXTOS
Veja tambem em TEXTOS: APONTAMENTOS SOBRE O NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA.
Há um conjunto de slides: O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA 20
(veja em APRESENTAÇÕES).
Para o estudo do Positivismo no Brasil ler os textos:
O POSITIVISMO NO BRASIL
ORDEM E PROGRESSO
e ouvir o SAMBA_DE_NOEL_ROSA: O Positivismo (veja em MIDIA)
e ver a letra POSITIVISMO, em TEXTOS.
O estudo do segundo modulo será feito através dos seguintes temas:
Tema 1 – Por que as Revoluções do século XVIII foram fundamentais para o surgimento da Sociologia?
Tema 2 - O que vem a ser Positivismo? Quais as ideias básicas do Positivismo Sociológico?
Tema 3 - Explique as ideias de Saint Simon
Tema 4 – Explique as ideias básicas de Augusto Comte?
Tema 5 - Explique a influência do Positivismo no início da Republica no Brasil
ATIVIDADE DE FILME - No final do segundo modulo, haverá uma atividade de filme. Os alunos devem assistir ao filme "OS COMPANHEIROS", (ver o link em CINEMA), ler o CAPITULO XVI do livro "A Historia da Riqueza do Homem", de Leo Huberman, o texto "Invisiveis", de Vlademir Saflate. Os textos estão em TEXTOS.
Haverá uma aula para debate e entrega de relatório. Como fazer o relatório veja no site ATIVIDADE DE FILME/OS COMPANHEIROS(no menu CINEMA).
AVALIAÇÃO – A primeira avaliação escrita será sobre primeiro e segundo modulo.
NOTA 1 –
Prova Escrita 6,0
Monitoria 1,5
Relatório Filme 1,5
Outros relatórios 1,0
TERCEIRO MODULO
A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE
OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
No terceiro módulo, estudaremos a contribuição teórica dos clássicos e sua contribuição para o conhecimento da sociedade capitalista
I - O PRINCIPIO DA INTEGRAÇÃO SOCIAL: COESÃO E EQUILÍBRIO
A CONTRIBUIÇÃO DE EMILE DURKHEIM
Texto a ser estudado: o cap. 3 do livro ou no site.
O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO DE DURKHEIM
Veja o conjunto de slides:
OS CLASSICOS DA SOCIOLOGIA: DURKHEIM
Veja matéria sobre Durkheim no blog Socius - Sociologia e Direito, da Faculdade de Direito de Franca, UNESP:
http://sociologiadodireitounesp.blogspot.com/search?updated-max=2011-09-02T15%3A54%3A00-03%3A00&max-results=400
Veja em MIDIA/Música e Videos – vídeos sobre Durkheim
O monitor pode estudar com seus alunos o texto:
DURKHEIM E A GLOBALIZAÇÃO extraído do livro "As Dimensões da Globalização" de Giovanni Alves
II - O PRINCIPIO DA COESÃO SOCIAL: INTERESSES E DOMINAÇÃO
A CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER
Texto a ser estudado, cap.4 do livro ou no site
O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO DE WEBER
Acompanha um conjunto de slides:
OS_CLASSICOS_WEBER.ppt
Veja em MIDIA/Música e Videos – vídeos sobre Weber
Ouça o samba: http://youtu.be/Efg38DHIjm4
Veja a letra: CRITICA_E_RESIGNACAO_NA_MANHA_DE_CARNAVAL
Os monitores poderão estudar com seus alunos o texto:
MAX WEBER E A GLOBALIZAÇÃO, extraído do livro "As Dimensões da Globalização", de Giovanni Alves
Veja o video: http://www.youtube.com/watch?v=I2AZAbg1rLw
III – O PRINCIPIO DA CONTRADIÇÃO: CONFLITO E TRANSFORMAÇÃO
A CONTRIBUIÇÃO DE KARL MARX
Texto a ser estudado, cap.5 ou no site.
O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO DE KARL MARX, de José Roberto Cabrera.
Acompanha um conjunto de slides:
OS_CLASSICOS_DA_SOCIOLOGIA_MARX.ppt
Para ilustrar Marx ouça : SAMBA_DA_MAIS_VALIA
Veja a LETRA.doc
Veja em MIDIA/ Música e Videos – vídeos sobre Karl Marx
Veja o video:
http://www.youtube.com/watch?v=I2AZAbg1rLw
Veja o Manifesto Comunista; http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/manifestocomunista.pdf
Veja o vídeo sobre o Manifesto Comunista: http://youtu.be/EaVbYyky-Bw
Leia o poema de Carlos Drummond Eu_ETIQUETA.doc
Ouça o poema na interpretação de PAULO AUTRAN
O monitor pode estudar com seus alunos o texto
KARL MARX E A GLOBALIZAÇÃO extraído do livro "As Dimensões da Globalização" de Giovanni Alves.
Para finalizar os clássicos, veja o conjunto de slides:
ATUALIDADE DOS CLASSICOS.
Veja também o texto "A GLOBALIZAÇAO_NA_PERSPECTIVA_DOS_CLASSICOS" do livro "As Dimensões da Globalização" de Giovanni Alves.
ATIVIDADE DE FILME- Os alunos devem fazer uma atividade extraclasse: assistir ao filme "EDUKATORS" (link no site MIDIA/CINEMA/ATIVIDADES DE FILMES e ler os textos sobre o filme em CURSOS/SOCIOLOGIA GERAL/ TEXTOS
Para saber como fazer o relatório clique MIDIA/CINEMA/ATIVIDADE_DE_FILME/EDUKATORS
Para entender a crise do capitalismo contemporâneo veja o video:http://www.youtube.com/watch?v=nwlJDAufvnM
Correção: a data final para a entrega do relatório referente ao primeiro modulo é 27 de março.
A Circular 003/2020 dá providências para o desenvolvimento das atividades remotas de ensino e aprendizagem durante o período de suspensão das aulas.
A Universidade tem o AVA como ferramenta oficial.
Como tenho um site próprio, comunico a todos que devem entrar no AVA no item Atividades para ver semanalmente a proposta de atividades correspondente para cada semana.
Em seguida dirigir-se ao meu site onde estão os materiais: www.sociologialemos.pro.br
As dúvidas devem ser feitas pelo site no item ENTRE EM CONTATO. As respostas devem ser enviadas para o e-mail lemos@puc-campinas.edu.br
As atividades são em grupo de, no máximo, três alunos e começarão na próxima semana.
As aulas desta semana, de 16 a 20 de março, terão presença coletiva
SEMANA DE 23 A 27 DE MARÇO.
Estudo do primeiro módulo. Estudamos nas aulas iniciais dois temas: para que serve a Sociologia e o conceito de Imaginação Sociológica por meio de debates e relatórios.
Vamos a partir de agora estudar a seguinte afirmação: a Sociologia é uma ciência.
E já vimos, na ultima aula, que ciência é conhecimento mas nem todo conhecimento é ciência.
Vamos agora distinguir o conhecimento científico dos outros tipos de conhecimento (mito, senso comum, filosofia e teologia) e contextualizá-los historicamente (pré-história, idade antiga e idade media).
Em seguida entender quais foram os fatores (socioculturais, intelectuais e relativos ao sistema de ciência) que propiciaram a Revolução Científica na Idade Moderna, o aparecimento das ciências humanas e as dificuldades metodológicas das ciências humanas
MATERIAL PARA ESTUDO:
VIDEO : O QUE É CIÊNCIA – Link https://youtu.be/ZYz0O8gFbyQ
AS CIÊNCIAS HUMANAS – CAP. 1 do livro Sociologia Geral e do Direito. Há livro na Biblioteca, o texto está no site www.sociologialemos.pro.br (em SOCIOLOGIA GERAL/TEXTOS)
AS CIÊNCIAS HUMANAS 20 – conjunto de slides no site www.sociologialemos.pro.br (SOCIOLOGIA GERAL/APRESENTAÇÕES)
A METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS 20 – conjunto de slides no site www.sociologialemos.pro.br (SOCIOLOGIA GERAL/APRESENTAÇÕES.
RELATÓRIO – Deve ser feito um relatório em equipe de no máximo cinco alunos contendo as respostas para as seguintes questões:
Os relatórios devem ter uma pagina de rosto, com o titulo, nome e RA dos alunos do grupo. Devem ser enviados para o e-mail lemos@puc-campinas.edu.br
Prazo final para entrega dos relatórios: 27 de abril. Não serão avaliados relatórios entregues após esta data.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
SOCIOLOGIA GERAL
CRONOGRAMA
De 3 de fevereiro a 17 de abril
Primeiro Modulo – Introdução à Sociologia (Para que serve a Sociologia, A imaginação Sociológica, Evolução do Pensamento Social)
Segundo Modulo – O surgimento da Sociologia como ciência ( As revoluções do século XVIII, o Positivismo, Saint Simon, Augusto Comte)
14 DE ABRIL– Debate do filme “Os Companheiros” e entrega do Relatório
Avaliação escrita – 16 DE ABRIL
De 20 de abril a 26 de junho
Terceiro Modulo – Os Clássicos da Sociologia (Marx, Durkheim e Weber)
16 DE JUNHO– Debate do filme “Edukators” e entrega do relatório
Avaliação escrita 18 DE JUNHO
PRIMEIRA AVALIAÇÃO ESCRITA 1º E 2º MÓDULOS
Introdução à Sociologia 20 – conjunto de slides
A Imaginação Sociológica 20 – conjunto de slides
A questão metodológica das ciências humanas – conjunto de slides
As Ciências Humanas 20 – conjunto de slides
As Ciências Humanas – Lemos, Arnaldo-Theodoro Junior, José in Lemos
Filho, Arnaldo et alii. Sociologia Geral e do Direito, 7ª edição. 2017, cap.1-
(texto no site)
Observação – As edições que tem na Biblioteca são anteriores e correspondem
também aos caps.1 e 2.
O surgimento da sociologia como ciência – Arnaldo Lemos Filho, idem, ibidem, cap.2 – (texto no site)
Apontamentos sobre o nascimento da Sociologia (texto no site)
O surgimento da sociologia como ciência, conjunto de slides
Filme “Os Companheiros”
“A semente que semeais outro colhe”, cap. 16 de “A História da Riqueza do
Homem- Leo Huberman – e “Invisíveis” (textos no site)
A Influência no Positivismo no Brasil
Ordem e Progresso – Rafael Augusto Sega, texto no site.
O Positivismo no Brasil, Nady Moreira Domingues da Silva, texto no site.
II PROVA
Modalidade
Professor: dez questões objetivas (0,35 cada) e uma dissertativa(3,0)
Monitor: uma questão(1,0). Esta questão deve ser respondida
separadamente.
Valor
Professor 6,5
Monitor 1,0
Outros pontos
Relatório(s) inicial(s) 1,0 (0,5 cada)
Atividade de filme 1,5
III OBSERVAÇÕES
Se o aluno obtiver na avaliação do 1º e 2º módulos, na somatória de todos os pontos (nota 1), uma nota abaixo de 5.0, poderá, se quiser, fazer uma prova de recuperação. Esta prova valerá 6,0 somando-se a estes pontos os pontos da monitoria, dos relatórios e da atividade do filme. Não há questão da monitoria. Será considerada a nota maior, ou seja a soma de todas os pontos.