(19) 99259-8276
arnaldolemos@uol.com.br

Curso de Pedagogia

1º MÓDULO

2º MÓDULO

3º MÓDULO

AVISOS

1º MODULO

PROGRAMAÇÃO DO PRIMEIRO MODULO

O primeiro módulo denomina-se A Sociologia Pré-Científica. Tem como objetivos:

  • 1. discutir para que serve a Sociologia e o que significa pensar sociologicamente a sociedade, por meio da Imaginação Sociológica
  • 2. apresentar como era o conhecimento da sociedade antes do aparecimento da sociologia como ciência, ou seja, como produto histórico.

Vamos estudar então o conceito de imaginação sociológica e como se deu o conhecimento da sociedade ao longo da história até a revolução científica e o desenvolvimento das ciências humanas.

Os conceitos básicos a serem apreendidos são: imaginação sociológica, conhecimento, os diversos tipos de conhecimento, o conhecimento da sociedade na pré-história, na idade antiga, na idade média e na idade moderna, a revolução cientifica e o aparecimento das ciências humanas e suas dificuldades metodológicas.

Para este módulo, o texto básico é o capítulo 1 do livro " Sociologia Geral e do Direito", 6ª edição, Ed, Alinea, 2014: AS CIÊNCIAS HUMANAS.

Este texto está no site no item TEXTOS

Há três conjuntos de slides (veja em APRESENTAÇÕES):

INTRODUÇÃO Á SOCIOLOGIA 20

A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA 20

AS CIÊNCIAS HUMANAS 20

Textos complementares:

1.Lallement, Michel, Historia das Idéias Sociológicas, Petrópolis, Ed. Vozes,2000.

2.Cuin, Charles Henry/Gresle François, História da Sociologia 1 – antes de 1918, Petropolis: Vozes, 2017

  1. Cuin, Charles Henry/Gresle François, História da Sociologia 2 –depois de 1918, Petropolis: Vozes, 2017

4.Costa, Cristina, Sociologia, uma introdução à ciência da sociedade,São Paulo, Ed. Moderna,2010

5.Tomazi, Nelson Dacio, Iniciação à Sociologia, São Paulo, Ed. Atual,2000

6.Quintanero, Tania, Um toque de clássicos, Belo Horizonte, Ed.UFMG,2008

ESTUDO DO PRIMEIRO MÓDULO

OBJETIVOS

1.Discutir para que serve a Sociologia

  1. Entender o conceito de Imaginação Sociológica O que significa pensar sociologicamente a sociedade.
  2. Apresentar como era o conhecimento da sociedade antes do aparecimento da sociologia como ciência, ou seja, como produto histórico.

O estudo do primeiro modulo será feito através de quatro temas.

Opção 1 – os temas serão discutidos em equipe. Cada equipe deverá elaborar um relatório escrito e apresentá-lo em aula

Opção 2 – Os temas 1 e 2 serão discutidos em equipe que deve elaborar um relatório escrito e apresentar em aula. Os temas 3 e 4 serão estudados pelas monitorias.

 

 

Tema 1 - PARA QUE SERVE A SOCIOLOGIA?

Elaborar um relatório escrito,  em equipe,  respondendo a questão. No relatório analisar os vídeos apresentados  no conjunto de  slides INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA 20 (slides 1 a 24). Para isso veja os textos  OS MACACOS E AS BANANAS –  INTERPRETAÇÃO DA FÁBULA DOS CEGOS, no site, no Item TEXTOS.

Ler o texto As CIENCIAS HUMANAS

Item 1 (no site TEXTOS/AS CIÊNCIAS HUMANAS)

1.1 no livro (6ª edição)

VEJA EM SOCIOLOGIA GERAL/TEXTOS:

 

Tema 2 - A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA

Elaborar um relatório escrito, em equipe, explicando o que é imaginação sociológica. Pesquisar na internet o conceito. Analisar o vídeo  ILHA DAS FLORES (  no site no item MIDIA). Dar um conceito concreto de imaginação sociológica.

Ver os slides IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA 20 ( no site)

 

Tema 3 - EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO PENSAMENTO SOCIAL – Pré-História, Idade Antiga e Idade Media

Elaborar um relatório escrito, em equipe,  respondendo a seguinte questão: Como era o conhecimento da sociedade na pré-história, na Idade Antiga e na Idade Media.

Texto: AS CIENCIAS HUMANAS

Texto no site 2.1-2.2 -2.3

Texto no livro (6ªedição) (1.2.1, 1.2.2 e 1.2.3)

Ver os slides 1 a 32 de AS CIÊNCIAS HUMANAS 20

 

Tema 4 - EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO PENSAMENTO SOCIAL- Idade Moderna

Elaborar um relatório escrito, em equipe,  respondendo a seguinte questão: Como era o conhecimento da sociedade na Idade Moderna, o que foi a Revolução Científica, a crise das explicações religiosas, o aparecimento das ciências humanas.

Texto : AS CIÊNCIAS HUMANAS

Texto no site Ler 2.4 -3

Texto no livro (sexta edição) 1.2.4 – 1.3

Ver AS CIÊNCIAS HUMANAS 20 – slides de 33 a 82

 

2º MODULO

PROGRAMAÇÃO DO SEGUNDO MODULO

 

No segundo módulo, estudaremos o surgimento da Sociologia como ciência. Se a Sociologia é uma ciência e se ciência é conhecimento todo conhecimento é um produto histórico.

 

Objetivos:

  1. Conhecer os fatores históricos e sociais que permitiram o surgimento da sociologia como ciência.
  2. Conhecer o que vem a ser Positivismo e as ideias básicas de seus precursores: Saint Simon e Augusto Comte
  3. Conhecer a influência do Positivismo no Brasil

 

Os conceitos básicos a serem apreendidos são: Iluminismo, revolução industrial, revolução francesa, cientificismo, evolucionismo, positivismo.

Para este módulo, o texto básico é o cap.2 do livro "Sociologia Geral e do Direito" : O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA". O texto está no site : SOCIOLOGIA GERAL/TEXTOS

 

Veja tambem em TEXTOS: APONTAMENTOS SOBRE O NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA.

 

Há um conjunto de slides: O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA 20

(veja em APRESENTAÇÕES).

 

Para o estudo do Positivismo no Brasil ler os textos:

O POSITIVISMO NO BRASIL

ORDEM E PROGRESSO

e ouvir o SAMBA_DE_NOEL_ROSA: O Positivismo (veja em MIDIA)

e ver a letra POSITIVISMO, em TEXTOS.

 

 

O estudo do segundo modulo será feito através dos seguintes temas:

 

Tema 1 – Por que as Revoluções do século XVIII foram fundamentais para o surgimento da Sociologia?

 

Tema 2 -  O que vem a ser Positivismo? Quais as ideias básicas do Positivismo Sociológico?

 

Tema 3 -  Explique as ideias de Saint Simon

 

Tema 4 – Explique as ideias básicas de Augusto Comte?

 

Tema 5 -  Explique a influência do Positivismo  no início da Republica no Brasil

 

 

ATIVIDADE DE FILME - No final do segundo modulo, haverá uma atividade de filme. Os alunos devem assistir ao filme "OS COMPANHEIROS", (ver o link em CINEMA), ler o CAPITULO XVI do livro "A Historia da Riqueza do Homem", de Leo Huberman, o texto "Invisiveis", de Vlademir Saflate. Os textos estão em TEXTOS.

 

Haverá uma aula para debate e entrega de relatório. Como fazer o relatório veja no site ATIVIDADE DE FILME/OS COMPANHEIROS(no menu CINEMA).

 

AVALIAÇÃO – A primeira avaliação escrita será  sobre primeiro e segundo modulo.

 

NOTA 1 –

Prova Escrita              6,0

Monitoria                   1,5

Relatório Filme          1,5

Outros relatórios      1,0

 

 

3º MODULO

TERCEIRO MODULO

A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE

OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA

No terceiro módulo, estudaremos a contribuição teórica dos clássicos e sua contribuição para o conhecimento da sociedade capitalista

 

I - O PRINCIPIO DA INTEGRAÇÃO SOCIAL: COESÃO E EQUILÍBRIO  

A CONTRIBUIÇÃO DE EMILE DURKHEIM

 

Texto a ser estudado: o cap. 3 do livro ou no site.

O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO DE DURKHEIM

Veja o conjunto de slides:

OS CLASSICOS DA SOCIOLOGIA: DURKHEIM

Veja matéria sobre Durkheim no blog Socius - Sociologia e Direito, da Faculdade de Direito de Franca, UNESP:

http://sociologiadodireitounesp.blogspot.com/search?updated-max=2011-09-02T15%3A54%3A00-03%3A00&max-results=400 


Veja em MIDIA/Música e Videos – vídeos sobre Durkheim


O monitor pode estudar com seus alunos o texto:

DURKHEIM E A GLOBALIZAÇÃO extraído do livro "As Dimensões da Globalização" de Giovanni Alves

 

 

II - O PRINCIPIO DA COESÃO SOCIAL: INTERESSES E DOMINAÇÃO

A CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER

 

Texto a ser estudado, cap.4 do livro ou no site

O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO DE WEBER

Acompanha um conjunto de slides:

OS_CLASSICOS_WEBER.ppt

Veja em MIDIA/Música e Videos – vídeos sobre Weber

Ouça o samba: http://youtu.be/Efg38DHIjm4

Veja a letra: CRITICA_E_RESIGNACAO_NA_MANHA_DE_CARNAVAL

Os monitores poderão estudar com seus alunos o texto:

MAX WEBER E A GLOBALIZAÇÃO, extraído do livro "As Dimensões da Globalização", de Giovanni Alves

Veja o video: http://www.youtube.com/watch?v=I2AZAbg1rLw

 

 

III – O PRINCIPIO DA CONTRADIÇÃO: CONFLITO E TRANSFORMAÇÃO

A CONTRIBUIÇÃO DE KARL MARX

 

Texto a ser estudado, cap.5  ou no site.

O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO DE KARL MARX, de José Roberto Cabrera.

Acompanha um conjunto de slides:

OS_CLASSICOS_DA_SOCIOLOGIA_MARX.ppt

Para ilustrar Marx ouça : 
SAMBA_DA_MAIS_VALIA

Veja a LETRA.doc

 

Veja em MIDIA/ Música e Videos – vídeos sobre Karl Marx

Veja o video:
http://www.youtube.com/watch?v=I2AZAbg1rLw

 

 

Veja o Manifesto Comunista; http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/manifestocomunista.pdf

Veja o vídeo sobre o Manifesto Comunista:  http://youtu.be/EaVbYyky-Bw

Leia o poema de Carlos Drummond Eu_ETIQUETA.doc

Ouça o poema na interpretação de PAULO AUTRAN

O monitor pode estudar com seus alunos o texto

KARL MARX E A GLOBALIZAÇÃO extraído do livro "As Dimensões da Globalização" de Giovanni Alves.

 

Para finalizar os clássicos, veja o conjunto de slides:

ATUALIDADE DOS CLASSICOS.


Veja também o texto
"A GLOBALIZAÇAO_NA_PERSPECTIVA_DOS_CLASSICOS" do  livro "As Dimensões da Globalização" de Giovanni Alves.

ATIVIDADE DE FILME- Os alunos devem fazer uma atividade extraclasse: assistir ao filme "EDUKATORS" (link no site MIDIA/CINEMA/ATIVIDADES DE FILMES  e ler os textos sobre o filme  em CURSOS/SOCIOLOGIA GERAL/ TEXTOS

Para saber como fazer o relatório clique  MIDIA/CINEMA/ATIVIDADE_DE_FILME/EDUKATORS

 

Para entender a crise do capitalismo contemporâneo veja o video:http://www.youtube.com/watch?v=nwlJDAufvnM

 

AVISOS

Correção: a data final para a entrega do relatório referente ao primeiro modulo é 27 de março.

 

A Circular 003/2020 dá providências para o desenvolvimento das atividades remotas de ensino e aprendizagem durante o período de suspensão das aulas.

A Universidade tem o AVA como ferramenta oficial.

Como tenho um site próprio, comunico a todos que devem entrar no AVA  no item Atividades para ver semanalmente a proposta  de atividades correspondente para cada semana.

Em seguida dirigir-se ao meu site onde estão os materiais: www.sociologialemos.pro.br

As dúvidas devem ser feitas pelo site no item ENTRE EM CONTATO. As respostas devem ser enviadas para o e-mail lemos@puc-campinas.edu.br

As atividades são em grupo de, no máximo, três alunos e começarão na próxima semana.

As aulas desta semana, de 16 a 20 de março, terão presença coletiva

 

 

SEMANA DE  23 A 27 DE MARÇO.

Estudo do primeiro módulo.  Estudamos nas aulas iniciais dois temas:  para que serve a Sociologia e o conceito de Imaginação Sociológica por meio de debates e relatórios.

Vamos a partir de agora estudar a seguinte afirmação: a Sociologia é uma ciência.

E já vimos, na ultima aula, que ciência é conhecimento mas nem todo conhecimento é ciência.

Vamos agora distinguir o conhecimento científico dos outros tipos de conhecimento (mito, senso comum, filosofia e teologia) e contextualizá-los historicamente (pré-história, idade antiga e idade media).

Em seguida entender quais foram os fatores (socioculturais, intelectuais e relativos ao sistema de ciência) que propiciaram a Revolução Científica na Idade Moderna, o aparecimento das ciências humanas e as dificuldades metodológicas das ciências humanas

 

MATERIAL PARA ESTUDO:

VIDEO :  O QUE É CIÊNCIA – Link  https://youtu.be/ZYz0O8gFbyQ

AS CIÊNCIAS HUMANAS – CAP. 1  do livro Sociologia Geral e do Direito.  Há livro na Biblioteca, o texto está no site www.sociologialemos.pro.br (em SOCIOLOGIA GERAL/TEXTOS)

AS CIÊNCIAS HUMANAS 20 – conjunto de slides no site www.sociologialemos.pro.br (SOCIOLOGIA GERAL/APRESENTAÇÕES)

A METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS 20 – conjunto de slides no site www.sociologialemos.pro.br (SOCIOLOGIA GERAL/APRESENTAÇÕES.

 

RELATÓRIO – Deve ser feito um relatório  em equipe de no máximo cinco alunos contendo as respostas para as seguintes questões:

  1. Diferencie mito, senso comum, filosofia, teologia e ciência
  2. Tome a seguinte afirmativa e explique-a: “ Se observarmos a trajetória da Revolução Científica, percebemos que ela corresponde à mudança ideológica do feudalismo para o capitalismo”
  3. Analise os fatores que propiciaram nos século XVI, XVII e XVIII o aparecimento da Sociologia.
  4. Que paradigma filosófico foi adotado pelas primeiras Ciências Humanas? Por quê?
  5. Quais as dificuldades metodológicas das Ciências Humanas?
  6. Que tipo de cientificidade seria aceitável para as Ciências Humanas?

 

Os relatórios devem ter uma pagina de rosto, com o titulo, nome e RA dos alunos do grupo. Devem ser enviados para o e-mail lemos@puc-campinas.edu.br

 

Prazo final para entrega dos relatórios: 27 de abril. Não serão avaliados  relatórios entregues após esta data.

 

 

 

 

 

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

SOCIOLOGIA GERAL

CRONOGRAMA

 

De 3 de fevereiro a  17 de abril

Primeiro Modulo – Introdução à Sociologia  (Para que serve a Sociologia, A imaginação Sociológica, Evolução do Pensamento Social)

Segundo Modulo – O surgimento da Sociologia como ciência ( As revoluções do século XVIII, o Positivismo, Saint Simon, Augusto Comte)

14 DE ABRIL– Debate do filme “Os Companheiros” e entrega do Relatório

Avaliação escrita  – 16 DE ABRIL

 

De  20 de abril a 26 de junho

Terceiro Modulo – Os Clássicos da Sociologia (Marx, Durkheim e Weber)

16 DE JUNHO– Debate do filme “Edukators” e entrega do relatório

Avaliação escrita   18 DE JUNHO

 

PRIMEIRA AVALIAÇÃO ESCRITA    1º E 2º MÓDULOS

 

 

 

  1. TEXTOS E SLIDES PARA ESTUDO

 

  1. Primeiro Modulo – Introdução às Sociologia

Introdução à Sociologia 20 – conjunto de slides

A Imaginação Sociológica 20  – conjunto de slides

A questão metodológica das ciências humanas – conjunto de slides

As Ciências Humanas 20 – conjunto de slides

As Ciências Humanas – Lemos, Arnaldo-Theodoro Junior, José in Lemos

Filho, Arnaldo et alii. Sociologia Geral e do Direito, 7ª edição. 2017, cap.1-

(texto no site)

Observação – As edições que tem na Biblioteca são anteriores e correspondem

também aos caps.1 e 2.

 

  1. O surgimento da sociologia como ciência

O surgimento da sociologia como ciência – Arnaldo Lemos Filho, idem, ibidem, cap.2 – (texto no site)

Apontamentos sobre o nascimento da Sociologia (texto no site)

O surgimento da sociologia como ciência, conjunto de slides

Filme “Os Companheiros”

“A semente que semeais outro colhe”, cap. 16 de “A História da Riqueza do

Homem- Leo Huberman –  e “Invisíveis” (textos no site)

A Influência no Positivismo no Brasil

Ordem e Progresso – Rafael Augusto Sega, texto no site.

O Positivismo no Brasil, Nady Moreira Domingues da Silva, texto no site.

 

 

II  PROVA

 

Modalidade

 

Professor: dez questões objetivas (0,35 cada) e uma dissertativa(3,0)

Monitor: uma questão(1,0). Esta questão deve ser respondida

separadamente.

 

Valor   

 

Professor                                            6,5

Monitor                                              1,0

 

     Outros pontos

 

Relatório(s) inicial(s)                         1,0 (0,5 cada)

Atividade de filme                             1,5

 

 

     III OBSERVAÇÕES

 

Se o aluno obtiver na avaliação do 1º e 2º módulos, na somatória de todos os pontos (nota 1), uma nota abaixo de 5.0, poderá, se quiser, fazer uma prova de recuperação. Esta prova valerá 6,0 somando-se a estes pontos os pontos da monitoria, dos relatórios e da atividade do filme. Não há questão da monitoria. Será considerada a nota maior, ou seja a soma de todas os pontos.

 

NOTAS

(19) 99259-8276

arnaldolemos@uol.com.br

Projeto Web