(19) 99259-8276
arnaldolemos@uol.com.br

Curso de Serviço Social

1º MÓDULO

2º MÓDULO

3º MÓDULO

AVISOS

1º MODULO

O BRASIL RURAL

Estudaremos o Brasil Rural por meio dos seguintes textos:

1. Sociedade Brasileira Tradicional e o capitalismo

2. A passagem do trabalho escravo para o trabalho livre

3. Sociedade agrária brasileira “tradicional”

4. Desenvolvimento capitalista e lutas sociais no campo (1940/1964)

5. A questão agraria no Regime Militar

6. As Classes Trabalhadoras Rurais no Brasil contemporâneo

Um conjunto de slides nos mostra a LINHA DO TEMPO no Brasil.

Para cada texto teremos um conjunto de slides:

SOCIEDADE BRASILEIRA TRADICIONAL E O CAPITALISMO

A PASSAGEM DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE

SOCIEDADE AGRÁRIA BRASILEIRA “TRADICIONAL” e CONFLITOS SOCIAIS NO CAMPO"

DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO (1940/1964)

A_QUESTAO_AGRARIA_NO_REGIME_MILITAR(1964-1085).ppt)

AS CLASSES TRABALHADORAS RURAIS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

O estudo será acompanhado com a apresentação dos vídeos sobre a Historia do Brasil, de Boris Fausto.

A primeira avaliação será constituída de uma prova, editoriais apresentados e os estudos de equipe.

Para a prova deverão ser estudados os caps. 1, 2, 3, 4,5, 6 e 7.

Haverá também, junto com a primeira avaliação, atividade de filme.

Primeira atividade (com a primeira avaliação): assistir ao filme Quanto vale ou é por quilo".

Como fazer o relatório ver no site CINEMA/ATIVIDADES DE FILMES/QUANTO VALE OU É POR QUILO

2º MODULO

O BRASIL URBANO

No segundo módulo estudaremos os seguintes textos

1. O processo de industrialização do Brasil

2. As lutas operarias das primeiras décadas do século XX

3. Estado e Classes Sociais no Brasil

4. A Ditadura Militar no Brasil

Slides:

O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL

AS LUTAS OPERARIAS NAS PRIMEIRAS DECADAS DO SECULO XX

Para ilustrar este tema assista ao documentário “Os Libertários” (copia na Informática)

ESTADO_E_CLASSES_SOCIAIS_POS_30

Para ilustrar o tema assista ao documentário “Getulio Vargas” (copia na Informática)

A DITADURA MILITAR NO BRASIL

3º MODULO

SEMINÁRIO SOBRE A SOCIEDADE BRASILEIRA (Projeto Coletivo)

1. OBJETIVOS

1.1. Objetivo Geral – Analisar e pesquisar com os alunos do 2ºsemestre temas sobre a sociedade brasileira, despertando a compreensão da realidade brasileira, bem como a aquisição de uma leitura do contexto social e do papel que ocuparão na sociedade como profissionais do Serviço Social.

1.2. Objetivo específico - Realizar um projeto de pesquisa por meio de equipes sobre temas da sociedade brasileira.

2. JUSTIFICATIVA

Existe um mito da não violência da sociedade brasileira. Na realidade, tanto no processo histórico como na atualidade é visível a violência em nossa sociedade. Na formação do assistente social é fundamental pesquisar e analisar a violência em seus diversos aspectos.

3. METODOLOGIA

3.1. O segundo módulo será desenvolvido por meio de um projeto coletivo, constituído de seminários sob temas da sociedade brasileira tendo como base o livro "SOBRE O AUTORITARISMO BRASILEIRO, de Lilia Schwarrcz, Ed, Companhia das Letras, 2019.

3.2. Serão formadas oito equipes para o desenvolvimento dos seminários. Cada equipe deverá ter um líder.

3.3. SEMINARIO não é uma aula expositiva; é uma técnica de dinâmica de grupo que pode ser utilizada com a finalidade de propiciar aprendizagem significativa a estudantes, envolvendo todos os participantes.

3.5. Cada seminário será baseado num texto básico

3.6. Cada seminário será constituído de três momentos.

1. Apresentação do tema.

2. Questionamento da apresentação.

3. Avaliação da apresentação.

Em cada seminário haverá a participação de três equipes, uma para cada momento.

1º Seminario - Equipes 1 – 8 –5

2º Seminario - Equipes 2 – 7 –4

3º Seminario - Equipes 3 – 6 –2

4º Seminario - Equipes 4 – 1 –7

5º Seminario - Equipes 5 – 3 –8

6º Seminario –Equipes 6 – 2 - 3

7 Seminário     Equipes  7 -  4 - 6

8  Seminário –Equipes 8 -  5 - 1

 

APRESENTAÇÃO DO TEMA

3.7. Para cada seminário, haverá um texto-base. A equipe que for apresentar o seminário deverá se fundamentar no texto-base. Poderá utilizar também outros textos a serem pesquisados.

3.8. A equipe deverá desenvolver o seminário.

1. Introdução (objetivos, justificativa, referência teórica, metodologia).

2. Desenvolvimento (que pode ser dividido em partes ou capítulos).

3. Conclusão.

4. Referências bibliográficas.

3.9. No seminário a equipe deverá atender as seguintes questões:

a. Análise histórica do tema.

b. Análise atual do tema

c. Relacionar o tema com o Estado (o que o Estado tem a ver com o tema: ações e políticas públicas.

d. Relacionar o tema com a Sociedade Civil (o que a sociedade tem a ver com o tema).

3.10. A equipe que for utilizar aparelhos áudio-visuais (retro.tv/vídeo,data show) deverá agendar com antecedência, no SAAD.

3.11. Poderá trazer também convidado, desde que seja para participar do seminário e não para fazer palestra.

3.12. A apresentação é só oral. Não há necessidade da entrega de trabalho escrito.

QUESTIONAMENTO DA APRESENTAÇÃO

3.13. A equipe do questionamento deverá apresentar um relatório sobre o texto-base do seminário contendo quatro pontos:

• Resumo do texto

• Levantamento do problema fundamental do texto

• Levantamento de três questões sobre o texto e/ou filme

3.14. Os relatórios dos textos-base poderão ser manuscritos ou digitados. Sendo manuscritos, deverão ter uma primeira pagina digitada, contendo o nome dos membros da equipe,  Os relatórios que não seguirem estas normas não serão considerados. Não serão aceitos relatórios após a apresentação do seminário.

3.15. Após a apresentação do seminário, a equipe apresentará questões que devem ser respondidas pela equipe de apresentação.

AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO

3.16. A equipe de avaliação constituirá uma banca encarregada de dar uma nota à apresentação por meio de uma ficha de avaliação de todos os elementos do seminário: conteúdo, forma de apresentação e debates. Cada membro da banca dará uma nota de 0 a 6, que junto com a nota do professor constituirá a nota do seminário.

CONCLUSÃO

Todos os alunos deverão:

1. Fazer apresentação de um seminário.

2. Fazer questionamento de um seminário, com apresentação de relatorio.

3. Fazer avaliação de um seminário.

AVALIAÇÃO DO SEGUNDO MÓDULO

Apresentação do Seminário - 6,0

Questionamento do Seminário  e Relatório) - 3,0

Monitoria - 1,0 (Participação nas atividades presenciais ou à distância)

 

4. TEMAS DOS SEMINÁRIOS

1º SEMINARIO -ESCRAVIDÃO E RACISMO

Datas de apresentação –06/11

Equipe -

Lucas

Guilherme

Nadia

Pietra

2º SEMINARIO -MANDONISMO

Datas de apresentação –07/11

Equipe

Marina

Lethicia Assis

Natalia Santos

Maria Vitoria

3º SEMINARIO -PATRIMONIALISMO

Datas de apresentação –13/11

Equipe

Sandra

Lethicia Nathally

Miriam

Julia Garcia

4º SEMINARIO -CORRUPÇÃO

Datas de apresentação –14/11

Equipe

Giulia Rodrigues

Bianca Melo

Giulia Hessel

Julia Paschoal

5º SEMINARIO - DESIGUALDADE SOCIAL

Datas de apresentação –21/11

Equipe

Ailime

Daiane

Diana

Eduarda

6º SEMINARIO - VIOLÊNCIA

Datas de apresentação -27/11

Equipe

Alissandra

Alessandra

Daniely

Dalvania

7 SEMINÁRIO - RAÇA E GÊNERO

Data de apresentação -28/11

Equipe

Carolina Domingos

Carolina Pereira

Amanda

Barbara

8  SEMINÁRIO - INTOLERÂNCIA

Data da apresentação - 04/12

Equipe

Mayara

Joyce

Julia Paschoal

Lucélia

AVISOS

GRUPOS DE SEMINARIO – SERVIÇO SOCIAL

Bibliografia: Sobre o autoritarismo brasileiro, Lilia Moritz Schwarcz, SP. Companhia das Letras,2019

GRUPO 1 – ESCRAVIDÃO E RACISMO  06/11

Lucas

Guilherme

Nadia

Pietra

 

GRUPO 2 -  MANDONISMO – 07/11

Marina

Lethicia Assis

Natalia Santos

Maria Vitoria

 

GRUPO 3 – PATRIMONIALISMO – 13/11

Sandra

Lethicia Nathally

Miriam

Julia Garcia

GRUPO 4 -  CORRUPÇÃO – 14/11

Giulia Rodrigues

Bianca Melo

Giulia Hessel

Julia Paschoal

 

GRUPO 5 – DESIGUALDADE – 21/11

Ailime

Daiane

Diana

Eduarda

 

GRUPO 6 – VIOLÊNCIA – 27/11

Alissandra

Alessandra

Daniely

Dalvania

 

GRUPO 7 -  RAÇA E GÊNERO – 28/11

Carolina Domingos

Carolina Pereira

Amanda

Barbara

 

GRUPO 8 – INTOLERÂNCIA – 04/12

Mayara

Joyce

Julia Paschoal

Lucélia

 

ESTUDO DE EQUIPE SOBRE O BRASIL RURAL

I - Coronelismo e Oligarquia - Cap, 3

II - Conflitos Sociais no Campo - Cap.4

1.  Guerra de Canudos

2. Guerra do Contestado

3. O cangaço

III - O mito da não violência da sociedade brasileira - Cap.4

(19) 99259-8276

arnaldolemos@uol.com.br

Projeto Web