Estudaremos o Brasil Rural por meio dos seguintes textos:
1. Sociedade Brasileira Tradicional e o capitalismo
2. A passagem do trabalho escravo para o trabalho livre
3. Sociedade agrária brasileira “tradicional”
4. Desenvolvimento capitalista e lutas sociais no campo (1940/1964)
5. A questão agraria no Regime Militar
6. As Classes Trabalhadoras Rurais no Brasil contemporâneo
Um conjunto de slides nos mostra a LINHA DO TEMPO no Brasil.
Para cada texto teremos um conjunto de slides:
SOCIEDADE BRASILEIRA TRADICIONAL E O CAPITALISMO
A PASSAGEM DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
SOCIEDADE AGRÁRIA BRASILEIRA “TRADICIONAL” e CONFLITOS SOCIAIS NO CAMPO"
DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO (1940/1964)
A_QUESTAO_AGRARIA_NO_REGIME_MILITAR(1964-1085).ppt)
AS CLASSES TRABALHADORAS RURAIS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
O estudo será acompanhado com a apresentação dos vídeos sobre a Historia do Brasil, de Boris Fausto.
A primeira avaliação será constituída de uma prova, editoriais apresentados e os estudos de equipe.
Para a prova deverão ser estudados os caps. 1, 2, 3, 4,5, 6 e 7.
Haverá também, junto com a primeira avaliação, atividade de filme.
Primeira atividade (com a primeira avaliação): assistir ao documentario NAS TERRAS DO BEM VIRÁ -
Link : https://youtu.be/VibNE-8dN7o
Como fazer o relatório ver no site CINEMA/ATIVIDADES DE FILMES/NAS TERRAS DO BEMVIRÁ
SEGUNDO MÓDULO – O BRASIL URBANO
No segundo módulo estudaremos os seguintes textos
1. O processo de industrialização do Brasil
2. As lutas operarias das primeiras décadas do século XX
3. Estado e Classes Sociais no Brasil
4. A Ditadura Militar no Brasil
5. Forças Armadas e Estado no Brasil
Slides:
O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL
AS LUTAS OPERARIAS NAS PRIMEIRAS DECADAS DO SECULO XX
Para ilustrar este tema assista ao documentário “Os Libertários”
ESTADO_E_CLASSES_SOCIAIS_POS_30
Para ilustrar o tema assista ao documentário “Getulio Vargas”
A DITADURA MILITAR NO BRASIL
Para ilustrar assista ao documentário “O Dia que Durou 21 Anos”
1.1. Objetivo Geral – Analisar e pesquisar com os alunos do 2ºsemestre temas sobre a sociedade brasileira, despertando a compreensão da realidade brasileira, bem como a aquisição de uma leitura do contexto social e do papel que ocuparão na sociedade como profissionais do Serviço Social.
1.2. Objetivo específico - Realizar um projeto de pesquisa por meio de equipes sobre temas da sociedade brasileira.
Existe um mito da não violência da sociedade brasileira. Na realidade, tanto no processo histórico como na atualidade é visível a violência em nossa sociedade. Na formação do assistente social é fundamental pesquisar e analisar a violência em seus diversos aspectos.
3.1. O segundo módulo será desenvolvido por meio de um projeto coletivo, constituído de seminários sob temas da sociedade brasileira tendo como base o livro "SOBRE O AUTORITARISMO BRASILEIRO, de Lilia Schwarrcz, Ed, Companhia das Letras, 2019.
3.2. Serão formadas oito equipes para o desenvolvimento dos seminários. Cada equipe deverá ter um líder.
3.3. SEMINARIO não é uma aula expositiva; é uma técnica de dinâmica de grupo que pode ser utilizada com a finalidade de propiciar aprendizagem significativa a estudantes, envolvendo todos os participantes.
3.5. Cada seminário será baseado num texto básico
3.6. Cada seminário será constituído de três momentos.
1. Apresentação do tema.
2. Questionamento da apresentação.
3. Avaliação da apresentação.
Em cada seminário haverá a participação de três equipes, uma para cada momento.
1º Seminario - Equipes 1 – 8 –5
2º Seminario - Equipes 2 – 7 –4
3º Seminario - Equipes 3 – 6 –2
4º Seminario - Equipes 4 – 1 –7
5º Seminario - Equipes 5 – 3 –8
6º Seminario –Equipes 6 – 2 - 3
7 Seminário Equipes 7 - 4 - 6
8 Seminário –Equipes 8 - 5 - 1
3.7. Para cada seminário, haverá um texto-base. A equipe que for apresentar o seminário deverá se fundamentar no texto-base. Poderá utilizar também outros textos a serem pesquisados.
3.8. A equipe deverá desenvolver o seminário.
1. Introdução (objetivos, justificativa, referência teórica, metodologia).
2. Desenvolvimento (que pode ser dividido em partes ou capítulos).
3. Conclusão.
4. Referências bibliográficas.
3.9. No seminário a equipe deverá atender as seguintes questões:
a. Análise histórica do tema.
b. Análise atual do tema
c. Relacionar o tema com o Estado (o que o Estado tem a ver com o tema: ações e políticas públicas.
d. Relacionar o tema com a Sociedade Civil (o que a sociedade tem a ver com o tema).
3.10. A equipe que for utilizar aparelhos áudio-visuais (retro.tv/vídeo,data show) deverá agendar com antecedência, no SAAD.
3.11. Poderá trazer também convidado, desde que seja para participar do seminário e não para fazer palestra.
3.12. A apresentação é só oral. Não há necessidade da entrega de trabalho escrito.
3.13. A equipe do questionamento deverá apresentar um relatório sobre o texto-base do seminário contendo quatro pontos:
• Resumo do texto
• Levantamento do problema fundamental do texto
• Levantamento de três questões sobre o texto e/ou filme
3.14. Os relatórios dos textos-base poderão ser manuscritos ou digitados. Sendo manuscritos, deverão ter uma primeira pagina digitada, contendo o nome dos membros da equipe, Os relatórios que não seguirem estas normas não serão considerados. Não serão aceitos relatórios após a apresentação do seminário.
3.15. Após a apresentação do seminário, a equipe apresentará questões que devem ser respondidas pela equipe de apresentação.
3.16. A equipe de avaliação constituirá uma banca encarregada de dar uma nota à apresentação por meio de uma ficha de avaliação de todos os elementos do seminário: conteúdo, forma de apresentação e debates. Cada membro da banca dará uma nota de 0 a 6, que junto com a nota do professor constituirá a nota do seminário.
Todos os alunos deverão:
1. Fazer apresentação de um seminário.
2. Fazer questionamento de um seminário, com apresentação de relatorio.
3. Fazer avaliação de um seminário.
Apresentação do Seminário - 6,0
Questionamento do Seminário e Relatório) - 3,0
Monitoria - 1,0 (Participação nas atividades presenciais ou à distância)
Datas de apresentação –06/11
Equipe -
Lucas
Guilherme
Nadia
Pietra
Datas de apresentação –07/11
Equipe
Marina
Lethicia Assis
Natalia Santos
Maria Vitoria
Datas de apresentação –13/11
Equipe
Sandra
Lethicia Nathally
Miriam
Julia Garcia
Datas de apresentação –14/11
Equipe
Giulia Rodrigues
Bianca Melo
Giulia Hessel
Julia Paschoal
Datas de apresentação –21/11
Equipe
Ailime
Daiane
Diana
Eduarda
Datas de apresentação -27/11
Equipe
Alissandra
Alessandra
Daniely
Dalvania
7 SEMINÁRIO - RAÇA E GÊNERO
Data de apresentação -28/11
Equipe
Carolina Domingos
Carolina Pereira
Amanda
Barbara
8 SEMINÁRIO - INTOLERÂNCIA
Data da apresentação - 04/12
Equipe
Mayara
Joyce
Julia Paschoal
Lucélia
GRUPOS DE SEMINARIO – SERVIÇO SOCIAL
Bibliografia: Sobre o autoritarismo brasileiro, Lilia Moritz Schwarcz, SP. Companhia das Letras,2019
GRUPO 1 – ESCRAVIDÃO E RACISMO 06/11
GRUPO 2 - MANDONISMO – 07/11
GRUPO 3 – PATRIMONIALISMO – 13/11
GRUPO 4 - CORRUPÇÃO – 14/11
GRUPO 5 – DESIGUALDADE – 21/11
GRUPO 6 – VIOLÊNCIA – 27/11
GRUPO 7 - RAÇA E GÊNERO – 28/11
GRUPO 8 – INTOLERÂNCIA – 04/12