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Monitoria Direito

1. O QUE É

A monitoria é um componente curricular que faz parte do Projeto Pedagógico dos cursos da PUC e contribui para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem.

É uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação.

2. OBJETIVOS

Tem como objetivo proporcionar a cooperação entre professores e alunos em beneficio da qualidade de ensino ministrado e contribuir para a melhoria da qualidade de ensino.

Busca contribuir para despertar o interesse dos alunos na atividade docente, aproveitando a o conteúdo obtido em sua forma acadêmica nos cursos de graduação.

3. AÇÕES

Desenvolve e coloca em pratica uma serie de atividades que contribuem para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Seleciona e produz materiais didáticos. Auxilia o professor na orientação dos alunos nos estudos.

4. MONITORIA EM SOCIOLOGIA NO CURSO DE DIREITO

Os monitores são selecionados no final de cada semestre, por meio de prova e entrevista, podendo ser reconduzidos a critério do professor.

Há três monitores para cada sala, turma de vinte a trinta alunos.

A monitoria é obrigatória.

Os monitores recebem uma bolsa no valor de seis horas semanais.

Os monitores têm um encontro semanal com seus monitorandos, ou na pré-aula ou na pós-aula ou à distância por meio do site do professor. Cabe à coordenação da monitoria definir turmas e horários.

As atividades de monitoria têm um valor de 1,5 em cada modulo, sendo 0,75, em atividades presenciais ou à distância e 0,75, numa questão da prova escrita.

MONITORES

A MATUTINO

A MATUTINO

B MATUTINO

B MATUTINO

C MATUTINO

C MATUTINO

C NOTURNO

C NOTURNO

ENRIQUE FLORES

ENRIQUE FLORES

LAIS

LAIS

GABRIEL BRUNO

GABRIEL BRUNO

BARBARA DE OLIVEIRA

BARBARA DE OLIVEIRA

GABRIELA DE CARVALHO

GABRIELA DE CARVALHO

VITOR PAIVA

VITOR PAIVA

ISADORA

ISADORA

LUIZ FELIPE

LUIZ FELIPE

MARIA EDUARDA

MARIA EDUARDA

MARIA GABRIELA

MARIA GABRIELA

FERNANDA

FERNANDA

LUZIA

LUZIA

ENRIQUE FLORES

Durante o período da Segunda Revolução Industrial (segunda metade do século XIX), os proletários eram comumente submetidos ao um regime de trabalho exaustivo na qual não tinham o conhecimento de todo o método de produção. Segundo Marx, esse fenômeno é denominado alienação. Explique a ocorrência desse fenômeno e o motivo pelo qual se tornou um problema social.

A resposta deve ser enviada ao monitor, por e-mail, até o dia 02/06 (domingo).

ATIVIDADE À DISTÂNCIA 09 (monitoria do dia 04/06):

Descreva sucintamente os quatro tipos de ação social definidos por Max Weber.

A resposta deve ser enviada ao monitor, por e-mail, até o dia 10/06 (segunda-feira).

GABRIELA DE CARVALHO

VITOR PAIVA

LAIS

ATIVIDADES:

GABRIEL BRUNO

ATIVIDADES:

BARBARA DE OLIVEIRA

Atividades para presença:

ISADORA DEVÓLIO

ATIVIDADES:

MARIA EDUARDA

ATIVIDADES:

FERNANDA

ATIVIDADES:

LUIZ FELIPE

ATIVIDADES:

MARIA GABRIELA

ATIVIDADES:

ATIVIDADE 3 - REFERENTE À MONITORIA DO DIA 08/04

Escolha um fator sociocultural e um fator intectual para explicar de que modo eles influenciaram na formação das Ciências Humanas e cite como eles podem ter gerado alguma dificuldade existente hoje paras estas novas ciências.

Responder até o dia 16/04

 

ATIVIDADE 4 - REFERENTE À MONITORIA DO DIA 15/04

Com base nos textos "Os macacos e as bananas" e "A objetividade das Ciências Sociais", relacione o método científico às diferentes cultturas sociais existentes, utilizando exemplos dos textos e relatando as principais dificuldades.

Responder até o dia 23/04

 

ATIVIDADE 5 - REFERENTE À MONITORIA DO DIA 22/04

Explique a diferença entre sociedades mecânicas e orgânicas, segundo Durkheim, citando qual espécie de sanção é mais comum em cada uma delas e expondo um exemplo que caracterize-as.

Responder até o dia 02/05

 

ATIVIDADE 6 - REFERENTE À MONITORIA DO DIA 29/04

Explique a divisão feita por Durkheim em relação ao suicídio e dê exemplos de cada forma forma por ele criada.

Responder até o dia 10/05

ATIVIDADE 7 - REFERENTE ÀS MONITORIAS DOS DIAS 05/05 E 13/05

Como as solidariedades de Durkheim se relacionam aos movimentos sociais da atualidade? Exemplifique a partir do exemplo do Movimento Feminista debatido em sala.

Responder até o dia 20/05

 

ATIVIDADE 8 - REFERENTE À MONITORIA DO DIA 20/05 

Relacione as instituições democráticas às formas de dominação de Weber.

Responder até o dia 30/05

 

ATIVIDADE 9 - REFERENTE À MONITORIA DO DIA 27/05 

Como se caracterizam as ações racionais para weber? Dê exemplos atuais e apresente como ambas se relacionam à ética.

Responder até o dia 03/05

 

ATIVIDADE 10 - REFERENTE À MONITORIA DO DIA 03/06 

Como a recorrência de crises economicas se explica pra Marx? Justifique com um exemplo atual.

Responder até o dia 16/06

 

ATIVIDADE 11 - REFERENTE À MONITORIA DO DIA 10/06 

O que a consciência de classe para Marx? Cite um exemplo de sua importância na atualidade.

Responder até o dia 18/06

 

ATIVIDADE 12 - REFERENTE À MONITORIA DO DIA 17/06

Quais são as diferenças entre a visão de sociedade de Marx e Weber?

Responder até o dia 23/06

LUZIA

ATIVIDADES:

 

Atividade referente à monitoria do dia 04/04

1) Leia o Mito de Pandora, e, a partir dele, disserte sobre o modo como o povo grego concebia o trabalho e justificativa o machismo presente naquele contexto histórico e social.

Prazo para entrega: dia 14/04.

 

Atividade referente à monitoria do dia 11/04

1) Com o passar dos séculos, a organização tribal cedeu lugar às primeiras cidades gregas (as polis), cujo aparecimento expressa a formação de uma sociedade mais complexa. Houve, neste período, a reestruturação dos modelos de racionalidade, e, assim, o surgimento da Filosofia. O que possibilitou tal surgimento? Por que os mitos já não mais eram suficientes para aquela sociedade?

Prazo para entrega: dia 22/04.

 

Atividade referente à monitoria do dia 25/04

1) Explique, resumidamente, a Teoria das Quatro Causas, desenvolvida por Aristóteles, com a finalidade de equacionar o problema do movimento racionalmente.

Prazo para entrega: dia 04/05.

 

Atividade referente à monitoria do dia 02/05

1) Em que consistia o trabalho científico dos pensadores da época da Idade Média? Qual instituição controlava o saber científico?

Prazo para entrega: dia 08/05.

 

Atividade referente à monitoria do dia 09/05

1) Como se deu a substituição da ciência à filosofia na explicação dos fenômenos da natureza, na época da Revolução Científica?

Prazo para entrega: dia 16/05.

 

Atividade referente à monitoria do dia 16/05

1) Quais foram algumas das dificuldades metodológicas enfrentadas pelas Ciências Humanas quando de seu surgimento? Por que a elas não se poderia aplicar o mesmo método das Ciências Naturais?

Prazo para entrega: dia 30/05.

 

Atividade referente à monitoria do dia 23/05

1) Por que Max Weber nega a viabilidade da Sociologia produzir leis deterministas acerca de fenômenos sociais?

Prazo para entrega: dia 06/06.

 

Atividade referente à monitoria do dia 30/05

1) Em uma análise do contexto histórico-social em que Max Weber desenvolveu seus estudos, explique sua tendência de colocar o homem como o centro das preocupações sociológicas.

Prazo para entrega: dia 10/06.

 

Atividade referente à monitora do dia 06/06

1) Explique os tipos puros de dominação legítima, segundo Max Weber, quais sejam a dominação tradicional, a carismática e a racional-legal.

Prazo para entrega: dia 13/06

 

Atividade referente à monitoria do dia 13/06

1) Faça uma breve explicação sobre as Fontes do Marxismo.

Prazo para entrega: dia 20/06

(19) 99259-8276

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