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Monitoria Direito

1. O QUE É

A monitoria é um componente curricular que faz parte do Projeto Pedagógico dos cursos da PUC e contribui para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem.

É uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação.

2. OBJETIVOS

Tem como objetivo proporcionar a cooperação entre professores e alunos em beneficio da qualidade de ensino ministrado e contribuir para a melhoria da qualidade de ensino.

Busca contribuir para despertar o interesse dos alunos na atividade docente, aproveitando a o conteúdo obtido em sua forma acadêmica nos cursos de graduação.

3. AÇÕES

Desenvolve e coloca em pratica uma serie de atividades que contribuem para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Seleciona e produz materiais didáticos. Auxilia o professor na orientação dos alunos nos estudos.

4. MONITORIA EM SOCIOLOGIA NO CURSO DE DIREITO

Os monitores são selecionados no final de cada semestre, por meio de prova e entrevista, podendo ser reconduzidos a critério do professor.

Há três monitores para cada sala, turma de vinte a trinta alunos.

A monitoria é obrigatória.

Os monitores recebem uma bolsa no valor de seis horas semanais.

Os monitores têm um encontro semanal com seus monitorandos, ou na pré-aula ou na pós-aula ou à distância por meio do site do professor. Cabe à coordenação da monitoria definir turmas e horários.

As atividades de monitoria têm um valor de 1,5 em cada modulo, sendo 0,75, em atividades presenciais ou à distância e 0,75, numa questão da prova escrita.

MONITORES

A MATUTINO

A MATUTINO

B MATUTINO

B MATUTINO

C MATUTINO

C MATUTINO

A NOTURNO

A NOTURNO

B NOTURNO

B NOTURNO

C NOTURNO

C NOTURNO

Maria Vicente

Maria Vicente

Maria Eduarda

Maria Eduarda

Fernanda

Fernanda

Lucas

Lucas

José Vitor

José Vitor

Isabela Garcia

Isabela Garcia

Samuel

Samuel

João Alonso

João Alonso

Tais

Tais

Pamela

Pamela

Vitor Berol

Vitor Berol

Marina

Marina

Isabela Pires

Isabela Pires

Victor

Victor

Miriã

Miriã

Laura

Laura

Luzia

Luzia

Guilherme

Guilherme

Maria Vicente

ATIVIDADE 1 - REFERENTE ÀS MONITORIAS DOS DIAS 03/03 E 10/03 - ENTREGA EM  23/03

Relacione as características centrais do mito à crença atual nas "fake news" e relacione isso a um afastamento da ciência.

 

ATIVIDADE 2 - REFERENTE À MONITORIA DO DIA 24/03  - ENTREGA EM  31/03

Explique em qual contexto intelectual se deu o surgimento das ciências humanas (apontando seus fatores). Levando em consideração o método científico aplicado neste contexto, por que as ciências humanas apresentam um problema quanto à fixação deste?

 

ATIVIDADE 3 - REFERENTE À MONITORIA DO DIA 31/03  - ENTREGA EM  06/04

Segundo Durkheim, quais são os tipos de suicídio existentes e como eles se apresentam à sociedade? Responda à pergunta com base na teoria de Durkheim apresentada no vídeo disponibilizado.

 

ATIVIDADE 4 - REFERENTE À MONITORIA DO DIA 07/04  - ENTREGA EM  13/04

Faça uma análise do atual período de pandemia e dos pronunciamentos do presidente da república com base em nossos estudos em Durkheim. Sua análise pode ser feita a parti de quaisquer dos pontos estudados, desde que bem justificada.

 

ATIVIDADE 5 - REFERENTE À MONITORIA DO DIA 14/04  - ENTREGA EM  22/04

Faça uma análise do movimento feminista a partir dos estudos das solidariedades de Durkheim.

 

ATIVIDADE 6 - REFERENTE À MONITORIA DO DIA 28/04  - ENTREGA EM  04/05

Escolha um elemento da atualidade e faça uma análise de como ele pode ter sido influenciado por resquícios da influência teológica para explicar os fenômenos humanos.

 

ATIVIDADE 7 - REFERENTE À MONITORIA DO DIA 05/05  - ENTREGA EM  11/05

Para que serve a sociologia? Responda com base nos conhecimentos obtidos nos módulos 1 e 2 desta matéria.

 

ATIVIDADES - MÓDULO 3

ATIVIDADE 8 - REFERENTE À MONITORIA DO DIA 12/05  - ENTREGA EM  18/05

Analisando a vida de Karl Marx, relacione alguma curiosidade de sua trajetória com sua teoria.

ATIVIDADE 9 - REFERENTE À MONITORIA DO DIA 19/05  - ENTREGA EM  25/05

A partir do texto de Ricardo Antunes que estudamos esta semana, explique um dos aspectos em que a teoria de Karl Marx se mantém atual em relação à nova classe trabalhadora.

ATIVIDADE 10 - REFERENTE À MONITORIA DO DIA 02/06  - ENTREGA EM  08/06

Aponte e explique uma das grandes contribuições de Weber para as ciências humanas. Em sua resposta, aponte um exemplo atual de como se manifesta essa contribuição.

 

ATIVIDADE 11 - REFERENTE À MONITORIA DO DIA 09/06  - ENTREGA EM  15/06

Associe instituições democráticas e dominação, explicando como os institutos interagem com base na teoria Weberiana. Em sua resposta, dê um exemplo atual, diferente do apontado no vídeo.

 

ATIVIDADE 12 - REFERENTE À MONITORIA DO DIA 16/06  - ENTREGA EM  19/06

Explique, brevemente, segundo o texto estudado, como o Estado pode ser observado na teoria dos 3 clássicos.

Samuel

João Alonso

Maria Eduarda

Taís Roldão

Pâmela

Com base nos conceitos durkheimiano de instituição social, fato social e consciência coletiva, no livro do Prof. Arnaldo e no resumo enviado, disserte sobre a importância (ou desimportância - dependendo de seu pensamento) da escola ser um espaço de discussão sobre a questão de gênero.

Entregar até 23h59 do dia 16 de Junho. Esta atividade vale 2 presenças.

Vitor Berol

Marina

ATIVIDADES

Atividade 1- monitoria dos dias 03/03 e 10/03

1- Os mitos traduzem a realidade de um povo e suas características, isso ocorre no Mito de Pandora, que expõe a visão de trabalho como castigo e apresenta o machismo existente na época em questão. Cite um outro mito pertencente aos povos gregos tribais e relacione com os aspectos da sociedade grega que nele forem retratados.

2- Segundo Aristóteles, todo movimento era motivado por quatro causas. Identifique as quatro causas no movimento da farinha que se transforma em macarrão.

3- Embora a sociologia possa ter caráter crítico frente às ideologias dominantes, ela também pode servir como forma de instrumento de controle. De que maneira o pensamento aristotélico, considerando a Teoria das Quatro Causas, demonstra os interesses da elite da época?

Prazo de envio: até 23:59 de 14/03

Atividade 2- monitoria do dia 17/03

https://exame.abril.com.br/brasil/campanha-polemica-que-inclui-incentivo-a-abstinencia-sexual-e-lancada/

A partir da leitura da notícia supramencionada, relacione o fundamento científico da abstinência sexual usada como medida preventiva de gravidez precoce com a ciência feudal da Idade Média.

Prazo de envio: até 23:59 de 21/03.

Atividade 3- monitoria do dia 24/03.

A partir da leitura do capítulo 01- "As ciências humanas" do livro "Sociologia Geral e do Direito", do professor Arnaldo Lemos Filho, cite as diferenças entre a filosofia idealista de Hegel e o materialismo dialético de Marx. Explique a importância do surgimento do pensamento marxista relacionando-o com o contexto histórico no qual surgiram as ciências humanas.

Prazo de envio: até 23:59 de 28/03.

Atividade 4- monitoria do dia 31/03

A partir da leitura do texto "Corona vírus e a luta de classes" explique a razão pela qual a afirmação de que doenças infecciosas não reconhecem classes e limites sociais pode ser considerada errônea, relacionando-a com os conceitos de desigualdade social e luta de classes gerado pelo capitalismo. Ainda, considerando o momento atual global de enfrentamento de uma pandemia, no qual, muitas vezes, será necessária uma atuação do Estado que busque interesses de bem comum- isto é- que vá além dos interesses da classe dominante, faça um breve comentário sobre a proposta de internacionalização da saúde e as epidemias ideológicas que precisam ser combatidas neste processo.

Prazo de envio: até 23:59 do dia 05/04.

Atividade 5- monitoria do dia 07/04

Relacione a Revolução Francesa e a Revolução Industrial com o surgimento do pensamento positivista. Discorra sobre as principais características e contribuições do Positivismo de Comte.

Prazo de envio: até 23:59 do dia 12/04.

Atividade 6- monitoria do dia 14/04

Leitura recomendada:

Capítulo 03 "Émile Durkheim" do livro do professor Arnaldo.

https://epoca.globo.com/a-violencia-contra-mulher-no-brasil-em-cinco-graficos-23506457

http://www.ufjf.br/virtu/files/2010/05/artigo4a5.pdf

A partir da leitura dos textos acima, relacione:

1- Os papeis de gênero com o fato social de Durkheim e suas principais características. Explique como esses papeis podem se apresentar dentro de sociedades de solidariedade mecânica e sociedades de solidariedade orgânica.

2- Violência de gênero e os conceitos de normalidade, patologia e anomia estudados por Durkheim.

Prazo de envio 23:59 do dia 26/04.

Atividade 7- monitoria do dia 28/04

Realize a leitura dos capítulos referentes aos sociólogos Max Weber e Karl Marx, do livro do professor Arnaldo e aponte uma notícia, que traduza uma situação atual, relacionando-a com pelo menos um conceito tratado por cada autor.

Prazo de envio: 23:59 do dia 03/05.

Atividade 8- monitoria do dia 12/05

Com base no estudo do pensamento do sociólogo Durkheim, relacione os conceitos de sanção repressiva e sanção restitutiva com os dispositivos legais da Lei de Execução Penal, apontando qual dos tipos de sanção é predominante na sociedade brasileira e qual tipo de solidariedade essa predominância traduz.

Prazo de envio: 23:59 do dia 17/05.

Atividade 9- monitoria dos dias 19/05 e 26/05

Com base na leitura do Manifesto Comunista, faça um resumo dos tópicos mais importantes da obra e do pensamento do sociólogo Karl Marx.

Prazo de envio: 23:59 do dia 31/05.

Atividade 10- monitoria do dia 02/03.

Considerando as discussões sobre racismo e fascismo, levantadas em face da morte de George Floyd nos EUA e de João Pedro, no Brasil, e da atuação do governo e da força policial perante esses acontecimentos, pesquise apresente qual o papel do capitalismo no fortalecimento de estruturas racistas e fascistas. Indique pontos de congruência e divergência entre o pensamento de Marx e as lutas antirracistas e antifascistas.

Prazo de envio: 23:59 do dia 10/06.

Lucas

Isabela Pires

Victor Campana

Atividade 03 - 08/06/2020

Quais são os conceitos (ex: ação social...) da obra de Weber? Explique-os

Material de apoio encaminhado no WhatsApp

Prazo: 15/06/2020

 

 

José Vitor

Atividade 1 (Aula 09/03): Ao longo de todo processo sociológico e das modificações na percepção sobre o que vivemos em nossa rotina, aponte sua opinião sobre a importância da Sociologia na atualidade, embasado nas aulas de Sociologia Geral, comentando algumas marcas de nosso tempo.

Atividade 2 (Aula 23/03): O surgimento das ciências passou por diversos momentos históricos até chegar à concepção sociológica atual. Com o avanço do pensamento sociológico, desde a Imaginação Sociológica até o presente da Sociologia, é possível afirmar que o mito, a filosofia, a teologia e a revolução científica trouxeram mudanças fundamentais e diretas à definição de ciência social. Redija uma breve explicação acerca das principais características de um desses eventos históricos, apontando sua conexão com o conceito de Imaginação Sociológica e as ciências sociais.

Atividade 3 (Aula 30/03): Levando em conta todos os processos influenciadores, desde as Revoluções do Século XVIII, junto a desordens sociais e crises sociais, até o Darwinismo Social, a  primeira forma de pensamento social foi a concepção cientificista do Positivismo. Influenciou também o próprio Brasil, colocando suas bases nacionais como “Ordem e Progresso”. Seus precursores em todo o mundo foram Saint-Simon e Augusto Comte. Com o material disponibilizado e analisando a música, “Positivismo” de Jorge Mautner e Nelson Jacobina, discorra sobre a ideologia Positivista Sociológica, explicando e apontando características principais, junto aos seus precursores.

Atividade 4 (Aulas 06/04 e 13/04): Levando em conta o filme “Coringa”, de Todd Phillips e o vídeo crítico de Rodrigo Suzuki Cintra, “Coringa - Parte 1”, o qual retratam um monstro cada vez mais asqueroso, na medida em que passa pelo “moedor de carne” de uma “Gotham City” extremamente problemática. Relacione o filme e o vídeo com o conceito de Anomia, segundo o pensador clássico Émile Durkheim, e redija um texto crítico com o seu ponto de vista envolvido sobre esta Anomia “Moderna”.

Observação: entregar até o dia 18 de abril.

Atividade 5 (Aula 04/05): Leitura do Capítulo 7: “Durkheim e a Globalização como Fonte de Solidariedade Social”, do livro “Dimensões da Globalização: O Capital e suas Contradições” de Giovanni Alves. Apenas a reflexão e a leitura, como meio de aprimoramento da matéria.

Atividade 6 (Aula 01/06): Responda a pergunta a seguir, usando os conceitos de Alienação e Ideologia do clássico sociólogo Karl Marx. "Como entender que o trabalhador não se revolte contra uma situação na qual não só lhe foi roubada a condição humana, mas ainda é explorado naquilo que faz?"

Observação: entregar até o dia 06 de junho

Atividade 7 (Aula 08/06): Leitura do Capítulo 8: “Marx e a Globalização como Lógica Capital”, do livro “Dimensões da Globalização: O Capital e suas Contradições”, de Giovanni Alves. Apenas a reflexão e a leitura, como meio de aprimoramento da matéria.

Atividade 8 (Aula 15/06): O clássico sociólogo Max Weber é um dos principais teóricos da sociologia. Weber fundou um método de estudo sociológico baseado no que ele chamou de ação social e produziu estudos para a compreensão da formação do capitalismo. Com base nas contribuições para a Sociologia de Weber, disserte sobre a tipologia de dominação, abordando todos os “tipos” e citando exemplos de cada um.

Observação: entregar até o dia 20 de junho

Isabela Garcia

Monitoria do dia 04/03/2020

Como foi nosso primeiro encontro expliquei como funciona a monitoria, apresentei o cronograma que montei para nossas aulas até a primeira avaliação, apresentei a bibliografia que iremos utilizar e tirei algumas dúvidas.

Presença coletiva para presencial e a distancia

Monitoria dia  11/03/2020 

Nesse encontro começamos a trabalhar o capítulo 1 do livro Sociologia Geral e do Direito do professor Arnaldo. O primeiro tópico trabalhado foi as contribuições da Sociologia para explicação do "óbvio" para ampliar o conhecimento. O segundo ponto debatido foi o mito e ciência. Ao tratar da mítica nos trabalhamos uma decisão judicial de 2006 em que o juiz utilizava de argumentos religiosos para não aplicar a lei Maria da Penha.

Pergunta de monitoria a distância: Explique o que foi a mítica no processo histórico das ciências.

Data de envio até 18/03/2020.

Monitoria dia 18/03/2020 

Foram repassadas informações aos monitorando sobre a monitoria no período de quarentena, envio dos textos bases.

Pergunta de monitoria a distância: Explique como foi o conhecimento científico no período do feudalismo. Por que a visão aristotélica era levada em consideração?

Data de envio até 25/03/2020

Monitoria 25/03/2020

Foi enviado aos monitorandos  um texto explicando alguns  pontos principais do capítulo 1 do livro Sociologia Geral e do Direito. Também foi enviada uma leitura complementar de um acordão em que um juiz utilizou-se da mítica para justificar a inconstitucionalidade da Lei Maria da Penha.

Pergunta de monitoria a distância:

Quem foi o grande influenciador do novo sistema social com a queda do feudalismo? Essa nova classe apoiou a revolução científica?

Envio até 01/04/2020.

Monitoria 01/04/2020

Foi enviado aos monitorandos um texto explicativo do ponto 1.3 As Ciência Humanas do livro Sociologia Geral e do Direito.

Pergunta de monitoria a distância:

O que foi a crise das Ciências Humanas? Cite uma diferença metodológica das Ciências Naturais que não pode ser aplicada às Ciências Humanas.

Envio até 08/04/2020

Monitoria 08/04/2020

Foi enviado aos monitorando um texto explicativo do capítulo 2 do livro Sociologia Geral e do Direito.

Pergunta de monitoria a distância:

Discorra sobre o pensamento positivista. Por que alguns o consideram uma ideologia- utópica?

Envio até 15/04/2020

Monitoria 15/04/2020

Finalização do capítulo 2 do Livro Sociologia Geral e do Direito. Correção das atividades de monitoria.

Pergunta de monitoria a distância:

Comente sobre a lei dos três estados.

Envio até 22/04/2020

Monitoria 22/04/2020

Informação e discussões sobre o relatório do filme Os Companheiros

Pergunta de monitoria a distância: Em relação ao filme Os Companheiros, qual o período histórico que o filme se passa?  Como se dava o conhecimento científico nesse período?

Envio até 30/04/2020

Monitoria dia 29/04/2020

Ajuda com o relatório Os Companheiros

Pergunta de monitoria: Por que a humanidade deixou a mentalidade teológica e filosófica?

Envio até 07/05/2020

Monitoria dia 06/04/2020

Finalização do segundo módulo

Pergunta de monitoria: O que são fatos sociais?

Envio até 13/05/2020

Monitoria dia 13/05/2020

Inicio dos Clássicos da Sociologia

Pergunta de monitoria: Marxs foi o criador do socialismo? Justifique sua resposta.

Envio até 20/05/2020

Monitoria 20/05/2020 

Finalização de Marx

Pergunta de monitoria: O que são  classes sociais e como elas são definidas?

Entrega até 27/05/2020

Monitoria 27/05/2020

Pergunta de Monitoria: Explique o que é  fato social normal ou patológico.

Entrega até 03/06/2020

Monitoria 03/06/2020

Pergunta de monitoria: Sobre suicídio, explique  cada  forma de suicídio classificada por Durkheim.

Entrega até 10/06/2020

Monitoria 10/06/2020

14- Explique três os tipos de dominação.

Envio até 17/06/2020.

Miriã

Luzia

Monitoria de 05.03.2020

Neste dia, durante a monitoria, foram tecidas explicações sobre o funcionamento do semestre, as quais serão expostas aqui também, para que ninguém fique sem conhecê-las. O semestre foi dividido pelo Prof. Arnaldo em três módulos, sendo que o primeiro e o segundo módulo terão duração até o mês de abril, enquanto o terceiro módulo será ministrado entre abril e junho. No primeiro e segundo módulos, estudaremos, na monitoria, a sociologia pré-científica. Já durante o terceiro módulo, iniciaremos os estudos sobre os clássicos da sociologia: Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber. A monitoria valerá de 0 a 1,5 pontos por módulo, que correspondem à presença e prova (0,75 cada). Para aqueles que optarem pela monitoria à distância, prazer, meu nome é Luzia e estou sempre à disposição de vocês para sanar quaisquer dúvidas. As atividades são semanalmente postadas no site do professor Arnaldo, e vocês possuem o prazo de uma semana para respondê-las, por e-mail (meu e-mail é: luuhcarreira@gmail.com).  Bom semestre a todos!

Obs.: Para validar a presença deste dia, basta me enviar um e-mail declarando a ciência das informações acima transcritas, até 19.03.2020.

 

Monitoria de 12.03.2020

Data de postagem: 12.03.2020

Data de devolução: 19.03.2020

Quando os povos gregos viviam em tribos, era comum que fossem narradas histórias mitológicas, contendo ensinamentos sobre o modo como as pessoas deveriam conceber o universo, a religião, o trabalho, a família, etc. Com base no livro "Sociologia Geral e do Direito", do Professor Arnaldo Lemos Filho e outros, responda quais eram os dois principais objetivos das narrativas mitológicas na Grécia Antiga.

Monitoria de 19.03.2020

Data de postagem: 19.03.2020

Data de devolução: 26.03.2020

Durante a Idade Antiga, quando a sociedade grega se tornou mais complexa e surgiram as polis, os mitos não davam mais conta de explicar tamanha teia sociopolítica e econômica. Logo, começou- se a buscar explicações mais racionais, e não divinas. Nasceu, então, a filosofia. Foi neste contexto que Aristóteles desenvolveu a teoria das quatro causas. Explique esta teoria, mencionando também o seu principal objetivo.

Monitoria de 26.03.2020

Data de postagem: 26.03.2020

Data de devolução: 02.04.2020

Na Idade Média, devido à desagregação do Império Romano no Ocidente, a Europa se fechou sobre si mesma, com uma economia voltada à agricultura e pecuária de subsistência - não muito próspera, portanto. A Igreja Católica, por outro lado, estava bem estruturada, e era a saída para que o continente europeu se reerguesse, iniciando-se o conhecido período feudal. Este foi um período de teocentrismo. A Igreja deteve livros e obras de arte, e tudo deveria ser interpretado à luz do cristianismo. Com base no material de estudo enviado no grupo de monitoria, bem como nas aulas e no livro "Sociologia Geral e do Direito", do Professor Arnaldo Lemos Filho, responda: é correto afirmar que, durante a Idade Média, houve uma ruptura completa com a filosofia? Justifique sua resposta.

Monitoria de 02.04.2020

Data de postagem: 04.04.2020

Data de devolução: 13.04.2020

O que ocasionou o declínio do sistema feudal europeu? Em que termos isto ocorreu? A que movimento o feudalismo cedeu espaço? Responda fundamentadamente, com base no material de estudo enviado no grupo de monitoria, bem como nas aulas de Sociologia Geral.

Monitoria de 09.04.2020

Não há atividades de monitoria relativas ao dia 09.04.2020, devido ao recesso letivo da páscoa.

Monitoria de 16.04.2020

Data de postagem: 17.04.2020

Data de devolução: 24.04.2020

Vimos, até o momento, toda a sociologia pré-científica, passando pela Pré-História, com os mitos, pela Grécia Antiga, com a filosofia, pela Idade Média, com a teologia, até chegar na Idade Moderna, com a Revolução Científica e o antropocentrismo. Proponho, então, uma atividade de revisão sobre este conteúdo.

1. Quais destes NÃO era um objetivo dos mitos na Pré-História, quando os gregos viviam em tribos?

a)  explicação da vida em sociedade

b) fortalecimento da própria identidade perante o povo grego

c) fortalecimento da própria identidade perante outros povos

d) entretenimento de crianças

2. Qual foi um dos motivos para o surgimento da Filosofia na Grécia Antiga?

a) a falta de criatividade para criar novas narrativas mitológicas.

b) o fato de já existirem muitos mitos.

c) a imposição deste pensar filosófico por parte de outros povos.

d) a sociedade se grega se tornou mais complexa, necessitando de explicações também mais complexas do que simplesmente os mitos.

3. A Revolução Científica marcou uma profunda reviravolta no modo de se produzir conhecimento, que passou a ter quais destas características?

a) conhecimento produzido somente com base em "achismos", sem necessidade de comprovação

b) conhecimento submetido à comprovação, com observação empírica, voltado para a técnica.

c) conhecimento afastado dos interesses burgueses

d) conhecimento desligado das questões práticas, com contemplação apenas teórica.

4. Assinale a alternativa correta.

a) os mitos eram aceitos, na pré-história, por um sentimento de fé, dispensando comprovação científica.

b) durante a Idade Média, valorizava-se o conhecimento empírico em detrimento do teocentrismo.

c) o Protestantismo, religião surgida na Idade Moderna, vê riqueza apenas no Céu, desconsiderando uma possível riqueza terrena.

d) a Teoria das Quatro Causas foi desenvolvida por Platão e sintetiza as causas materiais, formais, eficientes e finais.

5. A que se deve a grande produção de conhecimento por clérigos durante a Idade Média? Esta pode mesmo ser considerada a "Idade das Trevas"? Justifique sua resposta.

Monitoria de 23.04.2020

Data de postagem: 24.04.2020

Data de devolução: 05.05.2020

Atividade avaliativa de monitoria

O mundo atualmente enfrenta uma das piores pandemias dos últimos 500 anos e a medicina, a enfermagem e outras áreas das ciências da vida têm se mostrado cada vez mais fundamentais para a manutenção da vida humana. Ao mesmo tempo, diversos estudiosos apontam que sem as ciências humanas e sociais o planeta não poderá combater e superar a pandemia. Com efeito, o trabalho de antropólogos, psicólogos, sociólogos, juristas e economistas foi essencial para deter epidemias do passado, sob diversos aspectos, como a promoção de comportamentos sociais que reduzam a propagação do vírus, o zelo pelos direitos humanos e a tomada de providências para aconselhar a administração pública e as empresas a enfrentar a crise econômica que sempre acompanha uma pandemia. Além disso, em nossas monitorias, estudamos diversos modelos de sociedade, desde as organizações tribais até a modernidade. Com base nos seus estudos sobre a Sociologia, elabore um texto dissertativo-argumentativo, de no mínimo 15 linhas, relatando se você acredita que o nosso modelo de sociedade e a forma como vivemos mudarão por causa da pandemia; e, se sim, como você imagina que nossa sociedade será estruturada daqui em diante.

 

Caso necessitem de inspiração, compartilho as referências de alguns artigos publicados sobre o assunto, advertindo-os, desde logo, que qualquer tipo de plágio é inaceitável.

 

CHAPARRO, Laura. A medicina não é suficiente: por que precisamos das ciências sociais para acabar com essa pandemia. In: artigos. Portal Café História, Brasil, 2020. Disponível em: <https://www.cafehistoria.com.br/ciencias-sociais-novo-coronavirus-pandemia/>. Acesso em: 24 abr. 2020.

SEGATA, Jean. A importância das Ciências Humanas na pesquisa e combate às pandemias. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Portal UFRGS, Porto Alegre, 2020. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/ifch/index.php/br/a-importancia-das-ciencias-humanas-na-pesquisa-e-combate-as-pandemias>. Acesso em: 24 abr. 2020.

VENTURA, Deisy; AITH, Fernando. Covid-19: combate à pandemia deve respeitar direitos humanos. Universidade de São Paulo. Jornal da USP, São Paulo, 2020. Disponível em: <https://jornal.usp.br/artigos/covid-19-combate-a-pandemia-deve-respeitar-direitos-humanos/>. Acesso em: 24 abr. 2020.

Monitorias de 30.04.2020 e 07.05.2020

  • Correção e devolução das atividades avaliativas e fechamento das notas do primeiro módulo.

Monitoria de 14.05.2020

Data de postagem: 14.05.2020

Data de devolução: 21.05.2020

O século XVIII foi palco de duas grandes revoluções: a revolução industrial e a revolução francesa, que, respectivamente, significaram intensas transformações na estrutura econômica e política da sociedade, levando a crises e desordens sociais, fazendo surgir o Positivismo, tido como a primeira forma de pensamento social. Neste contexto, dois pensadores deixaram suas contribuições: Saint-Simon e seu discípulo Augusto Comte, este último de forma muito especial. Isto posto, sintetize as principais contribuições destes pensadores, explicando principalmente a lei dos três estados, proposta por Comte.

Monitoria de 21.05.2020

Data da postagem: 21.05.2020

Data da devolução: 28.05.2020

Segundo Karl Marx, a história das sociedades que existiram até hoje é a história da luta de classes. Além disso, sociedade capitalista é formada por uma infraestrutura e uma superestrutura. Explique este dois conceitos, com base nas aulas e no material de monitoria, e relacione com o Direito.

Monitoria de 28.05.2020

Data de postagem: 28.05.2020

Data de devolução: 04.06.2020

Para Émile Durkheim, qual é o objeto de estudo da Sociologia? E por qual método ele deve ser estudado? Explique.

 

Monitoria de 04.06.2020

Data de postagem: 04.06.2020

Data de devolução: 15.06.2020

Atividade avaliativa da monitoria

Segundo Max Weber, a sociedade moderna atravessou um grande processo de racionalização, em que todas as esferas de vida humana passaram a adquirir um aspecto preciso e científico, o que seria bem representado pelo "governo das repartições", cujas características são a formalidade, a impessoalidade e a profissionalização. Ainda segundo este clássico da sociologia, a burocracia é um tipo de sistema social que, em certa medida, se aproxima de ideais democráticos, pois promove a igualdade de oportunidades e premia o mérito pessoal. O poder é então delegado aos mais competentes e não àqueles que atuam por troca de favores e privilégios.
Sob estas premissas, faça uma exposição analisando o sistema de dominação no Brasil, dentro da classificação de Weber. Responda: é possível afirmar que o Brasil vive uma dominação racional-legal? Ou seria um sistema misto? Leve em conta não só o que ocorre na teoria, mas principalmente na prática. Justifique sua resposta.

Laura

Obrigada a todxs pelo semestre! Apesar das dificuldades, vocês foram ótimxs!

Boas férias!

Guilherme

AULA 01 (05/03/2020)

MONITORIA PRESENCIAL

As alunas e os alunos presentes responderam, em folha entregue pelo monitor, às seguintes perguntas:

1.Em sua opinião, para que serve a Sociologia?

2.Você já teve contato com a Sociologia? Como foi? Quais foram os temas estudados?

3.Para você, qual é o objetivo da Monitoria?

4.Como você avalia o ensino no Brasil?

5.Ao seu ver, como seria uma aula ideal?

MONITORIA À DISTÂNCIA

Presença coletiva.

AULA 02 (12/03/2020)

MONITORIA PRESENCIAL

Aula sobre as etapas do conhecimento da sociedade, da Antiguidade à Idade Moderna.

Referência: FILHO, A. L. et alSociologia Geral e do Direito. 6. ed. Campinas: Alínea, 2014. p. 18-26.

MONITORIA À DISTÂNCIA

De acordo com o livro Sociologia Geral e do Direito, descreva as etapas do conhecimento da sociedade, da Antiguidade à Idade Moderna.

Referência: FILHO, A. L. et alSociologia Geral e do Direito. 6. ed. Campinas: Alínea, 2014. p. 18-26.

Prazo: até o dia 19/03/2020.

AULA 03 (SEMANA DO DIA 19/03/2020)

MONITORIA PRESENCIAL E MONITORIA À DISTÂNCIA

Como o item 5 do texto Raça e História, de Claude Lévi-Strauss, contribui para uma análise crítica das etapas do conhecimento da sociedade?

Referências:

FILHO, A. L. et alSociologia Geral e do Direito. 6. ed. Campinas: Alínea, 2014. p. 18-26.

LÉVI-STRAUSS, C. Raça e História. p. 8-10. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2844023/mod_resource/content/1/L%C3%89VI-STRAUSS%2C%20Claude_Ra%C3%A7a%20e%20hist%C3%B3ria.pdf

Prazo: até o dia 30/03/2020

AULA 04 (SEMANA DO DIA 26/03/2020)

MONITORIA PRESENCIAL E MONITORIA À DISTÂNCIA

De acordo com o livro Sociologia Geral e do Direito, discorra sobre a relação entre empirismo, idealismo, marxismo e as dificuldades metodológicas das Ciências Humanas.

Referência: FILHO, A. L. et alSociologia Geral e do Direito. 6. ed. Campinas: Alínea, 2014.

Prazo: até o dia 06/04/2020

AULA 05 (SEMANA DO DIA 02/04/2020)

MONITORIA PRESENCIAL E MONITORIA À DISTÂNCIA

Com base na leitura do texto “O que é Sociologia?”, de Anthony Giddens, escolha um evento do cotidiano e pratique a imaginação sociológica.

Referência: GIDDENS, A. Sociologia. 6. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

Prazo: até o dia 18/04/2020

AULA 06 (SEMANA DO DIA 16/04/2020)

MONITORIA PRESENCIAL E MONITORIA À DISTÂNCIA

Fichamento do capítulo 02 do livro Sociologia Geral e do Direito.

Referência: FILHO, A. L. et alSociologia Geral e do Direito. 6. ed. Campinas: Alínea, 2014. p. 42-53.

Prazo: 28/04/2020

 

3º MÓDULO

 

A seguinte sugestão foi encaminhada, via WhatsApp, aos alunos da Monitoria:

Eu vou propor a vocês uma construção coletiva de conhecimento, que também servirá como estudo para a segunda prova de Sociologia Geral: juntos faremos um resumo da disciplina no Google Docs (mais detalhes sobre a ferramenta: https://www.google.com/intl/pt-BR/docs/about/#). Todos poderão editar o arquivo.

Contribuam da forma que quiserem, desde que vocês escrevam sobre assuntos relacionados à matéria. Façam isso em tópicos, parágrafos, ou de qualquer outra maneira. Assinem o que vocês escreverem.

Não serão aceitas cópias do livro Sociologia Geral e do Direito ou de qualquer outro material disponibilizado pelo professor Arnaldo. Utilizem esses materiais como base, mas construam o resumo com as suas próprias palavras. Façam citações e indiquem as referências.

Se alguém não concordar com algo que foi escrito por algum colega, exponha o seu ponto de vista, respeitosamente, no mesmo espaço. Discutam os temas, complementem os itens do material e contribuam com ideias novas. Tudo isso será considerado.

Trata-se de uma avaliação continuada. As notas do 3º Módulo serão atribuídas de acordo com a participação semanal de cada aluno na atividade proposta.

CRONOGRAMA

Até o dia 25/05 - Karl Marx

Até o dia 01/06 - Émile Durkheim

Até o dia 15/06 - Max Weber

 

 

 

 

Fernanda

Olá, pessoal! meu nome é Fernanda e serei monitora de vocês nesse semestre. Segue abaixo as atividades referentes às aulas de monitoria e seus respectivos prazos de entrega. As respostas deverão ser encaminhadas a mim via e-mail. Qualquer dúvida, por favor, fiquem a vontade para entrar em contato comigo.

ATIVIDADE 1) Leia e analise a letra da música "Everybody Knows" composta por Leonard Cohen. Em seguida, explique brevemente como ela pode ser relacionada com o papel da Sociologia. https://www.letras.mus.br/leonard-cohen/8040/traducao.html - prazo final para o envio: 23/03

ATIVIDADE 2) Após assistir o vídeo indicado pelo link abaixo, explique brevemente qual pode ser considerada a relação entre o mito e a filosofia de acordo com a analogia da caverna de Platão. https://www.youtube.com/watch?v=tswloAV-BH0 - prazo final para o envio: 04/04

ATIVIDADE 3) É razoável dizer que a história influencia a sociologia? Responda explicando também o porquê da sociologia ser conhecida como a "ciência da crise". - prazo final para o envio: 12/04

ATIVIDADE 4) A partir de seus conhecimentos acerca do positivismo, explique o que foi a "Lei dos Três Estados" de Augusto Comte e como a mesma pode ser relacionada com a ideia de superioridade Europeia. Por fim, dê sua opinião pessoal sobre essa questão. - prazo final para envio: 19/04

ATIVIDADE 5) Em nossos estudos de Sociologia vimos que, ao longo da história, o ser humano teve diversos modos de pensar e olhar para o mundo ao seu redor. Tratamos do modo de pensar mitológico, teológico, filosófico e, por fim, científico. É correto afirmar que, por ser o último a surgir, o pensamento científico é o único utilizado atualmente? Os outros tipos de pensamento foram superados ou ainda se encontram presentes na sociedade? comente o assunto citando algum (s) exemplo (s). -prazo final para envio: 02/05

ATIVIDADE 6) Qual era o método de análise utilizado por Marx? No que este método consiste? -prazo final para envio: 26/05

ATIVIDADE 7) Explique o que Marx quis dizer com a famosa frase "a religião é o ópio do povo". Para auxiliá-los na atividade, deixo disponível o link de um breve vídeo que fala a respeito do tema, https://www.youtube.com/watch?v=_OeWgG4R8CA

-prazo final para envio: 9/06

(19) 99259-8276

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