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Monitoria Direito

1. O QUE É

A monitoria é um componente curricular que faz parte do Projeto Pedagógico dos cursos da PUC e contribui para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem.

É uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação.

2. OBJETIVOS

Tem como objetivo proporcionar a cooperação entre professores e alunos em beneficio da qualidade de ensino ministrado e contribuir para a melhoria da qualidade de ensino.

Busca contribuir para despertar o interesse dos alunos na atividade docente, aproveitando a o conteúdo obtido em sua forma acadêmica nos cursos de graduação.

3. AÇÕES

Desenvolve e coloca em pratica uma serie de atividades que contribuem para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Seleciona e produz materiais didáticos. Auxilia o professor na orientação dos alunos nos estudos.

4. MONITORIA EM SOCIOLOGIA NO CURSO DE DIREITO

Os monitores são selecionados no final de cada semestre, por meio de prova e entrevista, podendo ser reconduzidos a critério do professor.

Há três monitores para cada sala, turma de vinte a trinta alunos.

A monitoria é obrigatória.

Os monitores recebem uma bolsa no valor de seis horas semanais.

Os monitores têm um encontro semanal com seus monitorandos, ou na pré-aula ou na pós-aula ou à distância por meio do site do professor. Cabe à coordenação da monitoria definir turmas e horários.

As atividades de monitoria têm um valor de 1,5 em cada modulo, sendo 0,75, em atividades presenciais ou à distância e 0,75, numa questão da prova escrita.

MONITORES

A MATUTINO

A MATUTINO

B MATUTINO

B MATUTINO

C MATUTINO

C MATUTINO

A NOTURNO

A NOTURNO

B NOTURNO

B NOTURNO

C NOTURNO

C NOTURNO

Maria Vicente

Maria Vicente

Maria Eduarda

Maria Eduarda

Fernanda

Fernanda

Lucas

Lucas

José Vitor

José Vitor

Isabela Garcia

Isabela Garcia

Samuel

Samuel

João Alonso

João Alonso

Tais

Tais

Pamela

Pamela

Vitor Berol

Vitor Berol

Marina

Marina

Isabela Pires

Isabela Pires

Victor

Victor

Miriã

Miriã

Laura

Laura

Luzia

Luzia

Guilherme

Guilherme

Maria Vicente

ATIVIDADE 1 - REFERENTE ÀS MONITORIAS DOS DIAS 03/03 E 10/03 - ENTREGA EM  23/03

Relacione as características centrais do mito à crença atual nas "fake news" e relacione isso a um afastamento da ciência.

 

ATIVIDADE 2 - REFERENTE À MONITORIA DO DIA 24/03  - ENTREGA EM  31/03

Explique em qual contexto intelectual se deu o surgimento das ciências humanas (apontando seus fatores). Levando em consideração o método científico aplicado neste contexto, por que as ciências humanas apresentam um problema quanto à fixação deste?

ATIVIDADE 3 - REFERENTE À MONITORIA DO DIA 31/03  - ENTREGA EM  06/04

Segundo Durkheim, quais são os ipos de suicídio existentes e como eles se apresentam à sociedade? Responda à pergunta com base na teoria de Durkheim apresentada no vídeo disponibilizado.

Samuel

João Alonso

Maria Eduarda

Taís Roldão

Pâmela

Vitor Berol

Marina

ATIVIDADES

Atividade 1- monitoria dos dias 03/03 e 10/03

  1. Os mitos traduzem a realidade de um povo e suas características, isso ocorre no Mito de Pandora, que expõe a visão de trabalho como castigo e apresenta o machismo existente na época em questão. Cite um outro mito pertencente aos povos gregos tribais e relacione com os aspectos da sociedade grega que nele forem retratados.
  2. Segundo Aristóteles, todo movimento era motivado por quatro causas. Identifique as quatro causas no movimento da farinha que se transforma em macarrão.
  3. Embora a sociologia possa ter caráter crítico frente às ideologias dominantes, ela também pode servir como forma de instrumento de controle. De que maneira o pensamento aristotélico, considerando a Teoria das Quatro Causas, demonstra os interesses da elite da época?

Prazo de envio: até 23:59 de 14/03

Atividade 2- monitoria do dia 17/03

https://exame.abril.com.br/brasil/campanha-polemica-que-inclui-incentivo-a-abstinencia-sexual-e-lancada/

  1. A partir da leitura da notícia supramencionada, relacione a abstinência sexual usada como medida preventiva de gravidez precoce com a ciência feudal da Idade Média.

Observação: a reposta precisa ter, no mínimo, 5 linhas.

Prazo de envio: até 23:59 de 21/03.

Atividade 3- monitoria do dia 24/03.

A partir da leitura do capítulo 01- "As ciências humanas" do livro "Sociologia Geral e do Direito", do professor Arnaldo Lemos Filho, cite as diferenças entre a filosofia idealista de Hegel e o materialismo dialético de Marx. Explique a importância do surgimento do pensamento marxista relacionando-o com o contexto histórico no qual surgiram as ciências humanas.

Prazo de envio: até 23:59 de 28/03.

Atividade 4- monitoria do dia 31/03

A partir da leitura do texto "Corona vírus e a luta de classes" explique a razão pela qual a afirmação de que doenças infecciosas não reconhecem classes e limites sociais pode ser considerada errônea, relacionando-a com os conceitos de desigualdade social e luta de classes gerado pelo capitalismo. Ainda, considerando o momento atual global de enfrentamento de uma pandemia, no qual, muitas vezes, será necessária uma atuação do Estado que busque interesses de bem comum- isto é- que vá além dos interesses da classe dominante, faça um breve comentário sobre a proposta de internacionalização da saúde e as epidemias ideológicas que precisam ser combatidas neste processo.

Prazo de envio: até 23:59 do dia 05/03.

Lucas

Isabela Pires

Victor Campana

Atividade 04 - 26/03/2020

Com o estudo e a leitura do material encaminhado no Whatsapp e no site do professor Arnaldo, o que se entende por cientificismo?

PRAZO: 03/04/2020

José Vitor

Atividade 1 (Aula 09/03): Ao longo de todo processo sociológico e das modificações na percepção sobre o que vivemos em nossa rotina, aponte sua opinião sobre a importância da Sociologia na atualidade, embasado nas aulas de Sociologia Geral, comentando algumas marcas de nosso tempo.

Atividade 2 (Aula 23/03): O surgimento das ciências passou por diversos momentos históricos até chegar à concepção sociológica atual. Com o avanço do pensamento sociológico, desde a Imaginação Sociológica até o presente da Sociologia, é possível afirmar que o mito, a filosofia, a teologia e a revolução científica trouxeram mudanças fundamentais e diretas à definição de ciência social. Redija uma breve explicação acerca das principais características de um desses eventos históricos, apontando sua conexão com o conceito de Imaginação Sociológica e as ciências sociais.

Atividade 3 (Aula 30/03): Levando em conta todos os processos influenciadores, desde as Revoluções do Século XVIII, junto a desordens sociais e crises sociais, até o Darwinismo Social, a  primeira forma de pensamento social foi a concepção cientificista do Positivismo. Influenciou também o próprio Brasil, colocando suas bases nacionais como “Ordem e Progresso”. Seus precursores em todo o mundo foram Saint-Simon e Augusto Comte. Com o material disponibilizado e analisando a música, “Positivismo” de Jorge Mautner e Nelson Jacobina, discorra sobre a ideologia Positivista Sociológica, explicando e apontando características principais, junto aos seus precursores.

Isabela Garcia

Encontro do dia 04/03/2020

Como foi nosso primeiro encontro expliquei como funciona a monitoria, apresentei o cronograma que montei para nossas aulas até a primeira avaliação, apresentei a bibliografia que iremos utilizar e tirei algumas dúvidas.

Presença coletiva para presencial e a distancia

Monitoria dia  11/03/2020 

Nesse encontro começamos a trabalhar o capítulo 1 do livro Sociologia Geral e do Direito do professor Arnaldo. O primeiro tópico trabalhado foi as contribuições da Sociologia para explicação do "óbvio" para ampliar o conhecimento. O segundo ponto debatido foi o mito e ciência. Ao tratar da mítica nos trabalhamos uma decisão judicial de 2006 em que o juiz utilizava de argumentos religiosos para não aplicar a lei Maria da Penha.

Pergunta de monitoria a distância: Explique o que foi a mítica no processo histórico das ciências.

Data de envio até 18/03/2020.

Monitoria dia 18/03/2020 

Foram repassadas informações aos monitorando sobre a monitoria no período de quarentena, envio dos textos bases.

Pergunta de monitoria a distância: Explique como foi o conhecimento científico no período do feudalismo. Por que a visão aristotélica era levada em consideração?

Data de envio até 25/03/2020

Monitoria 25/03/2020

Foi enviado aos monitorandos  um texto explicando alguns  pontos principais do capítulo 1 do livro Sociologia Geral e do Direito. Também foi enviada uma leitura complementar de um acordão em que um juiz utilizou-se da mítica para justificar a inconstitucionalidade da Lei Maria da Penha.

Pergunta de monitoria a distância:

Quem foi o grande influenciador do novo sistema social com a queda do feudalismo? Essa nova classe apoiou a revolução científica?

Envio até 01/04/2020.

 

Miriã

 

Luzia

Monitoria de 05.03.2020

Neste dia, durante a monitoria, foram tecidas explicações sobre o funcionamento do semestre, as quais serão expostas aqui também, para que ninguém fique sem conhecê-las. O semestre foi dividido pelo Prof. Arnaldo em três módulos, sendo que o primeiro e o segundo módulo terão duração até o mês de abril, enquanto o terceiro módulo será ministrado entre abril e junho. No primeiro e segundo módulos, estudaremos, na monitoria, a sociologia pré-científica. Já durante o terceiro módulo, iniciaremos os estudos sobre os clássicos da sociologia: Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber. A monitoria valerá de 0 a 1,5 pontos por módulo, que correspondem à presença e prova (0,75 cada). Para aqueles que optarem pela monitoria à distância, prazer, meu nome é Luzia e estou sempre à disposição de vocês para sanar quaisquer dúvidas. As atividades são semanalmente postadas no site do professor Arnaldo, e vocês possuem o prazo de uma semana para respondê-las, por e-mail (meu e-mail é: luuhcarreira@gmail.com).  Bom semestre a todos!

Obs.: Para validar a presença deste dia, basta me enviar um e-mail declarando a ciência das informações acima transcritas, até 19.03.2020.

 

Monitoria de 12.03.2020

Data de postagem: 12.03.2020

Data de devolução: 19.03.2020

Quando os povos gregos viviam em tribos, era comum que fossem narradas histórias mitológicas, contendo ensinamentos sobre o modo como as pessoas deveriam conceber o universo, a religião, o trabalho, a família, etc. Com base no livro "Sociologia Geral e do Direito", do Professor Arnaldo Lemos Filho e outros, responda quais eram os dois principais objetivos das narrativas mitológicas na Grécia Antiga.

Monitoria de 19.03.2020

Data de postagem: 19.03.2020

Data de devolução: 26.03.2020

Durante a Idade Antiga, quando a sociedade grega se tornou mais complexa e surgiram as polis, os mitos não davam mais conta de explicar tamanha teia sociopolítica e econômica. Logo, começou- se a buscar explicações mais racionais, e não divinas. Nasceu, então, a filosofia. Foi neste contexto que Aristóteles desenvolveu a teoria das quatro causas. Explique esta teoria, mencionando também o seu principal objetivo.

Monitoria de 26.03.2020

Data de postagem: 26.03.2020

Data de devolução: 02.04.2020

Na Idade Média, devido à desagregação do Império Romano no Ocidente, a Europa se fechou sobre si mesma, com uma economia voltada à agricultura e pecuária de subsistência - não muito próspera, portanto. A Igreja Católica, por outro lado, estava bem estruturada, e era a saída para que o continente europeu se reerguesse, iniciando-se o conhecido período feudal. Este foi um período de teocentrismo. A Igreja deteve livros e obras de arte, e tudo deveria ser interpretado à luz do cristianismo. Com base no material de estudo enviado no grupo de monitoria, bem como nas aulas e no livro "Sociologia Geral e do Direito", do Professor Arnaldo Lemos Filho, responda: é correto afirmar que, durante a Idade Média, houve uma ruptura completa com a filosofia? Justifique sua resposta.

Laura

Atividade 25/03 – Proposta: Pesquisar e ler a respeito de “Positivismo” e escrever um breve texto (10-30 linhas) sobre o que é o Positivismo e a Lei dos 3 estados de Comte. Utilizar como base o texto “August Comte Escola Nova”, disponível no site do prof. Arnaldo em disciplinas > sociologia geral > textos > introdução à sociologia ; Prazo para entrega: 31/03 – 12h – enviar no e-mail da monitora com o assunto “Monitoria turma 3”.

Guilherme

AULA 01 (05/03/2020)

MONITORIA PRESENCIAL

As alunas e os alunos presentes responderam, em folha entregue pelo monitor, às seguintes perguntas:

1.Em sua opinião, para que serve a Sociologia?

2.Você já teve contato com a Sociologia? Como foi? Quais foram os temas estudados?

3.Para você, qual é o objetivo da Monitoria?

4.Como você avalia o ensino no Brasil?

5.Ao seu ver, como seria uma aula ideal?

MONITORIA À DISTÂNCIA

Presença coletiva.

AULA 02 (12/03/2020)

MONITORIA PRESENCIAL

Aula sobre as etapas do conhecimento da sociedade, da Antiguidade à Idade Moderna.

Referência: FILHO, A. L. et alSociologia Geral e do Direito. 6. ed. Campinas: Alínea, 2014. p. 18-26.

MONITORIA À DISTÂNCIA

De acordo com o livro Sociologia Geral e do Direito, descreva as etapas do conhecimento da sociedade, da Antiguidade à Idade Moderna.

Referência: FILHO, A. L. et alSociologia Geral e do Direito. 6. ed. Campinas: Alínea, 2014. p. 18-26.

Prazo: até o dia 19/03/2020.

AULA 03 (SEMANA DO DIA 19/03/2020)

MONITORIA PRESENCIAL E MONITORIA À DISTÂNCIA

Como o item 5 do texto Raça e História, de Claude Lévi-Strauss, contribui para uma análise crítica das etapas do conhecimento da sociedade?

Referências:

FILHO, A. L. et alSociologia Geral e do Direito. 6. ed. Campinas: Alínea, 2014. p. 18-26.

LÉVI-STRAUSS, C. Raça e História. p. 8-10. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2844023/mod_resource/content/1/L%C3%89VI-STRAUSS%2C%20Claude_Ra%C3%A7a%20e%20hist%C3%B3ria.pdf

Prazo: até o dia 30/03/2020

AULA 04 (SEMANA DO DIA 26/03/2020)

MONITORIA PRESENCIAL E MONITORIA À DISTÂNCIA

De acordo com o livro Sociologia Geral e do Direito, discorra sobre a relação entre empirismo, idealismo, marxismo e as dificuldades metodológicas das Ciências Humanas.

Referência: FILHO, A. L. et alSociologia Geral e do Direito. 6. ed. Campinas: Alínea, 2014.

Prazo: até o dia 06/04/2020

Fernanda

Olá, pessoal! meu nome é Fernanda e serei monitora de vocês nesse semestre. Segue abaixo as atividades referentes às aulas de monitoria e seus respectivos prazos de entrega. As respostas deverão ser encaminhadas a mim via e-mail. Qualquer dúvida, por favor, fiquem a vontade para entrar em contato comigo.

ATIVIDADE 1) Leia e analise a letra da música "Everybody Knows" composta por Leonard Cohen. Em seguida, explique brevemente como ela pode ser relacionada com o papel da Sociologia. https://www.letras.mus.br/leonard-cohen/8040/traducao.html - prazo final para o envio: 23/03

ATIVIDADE 2) Após assistir o vídeo indicado pelo link abaixo, explique brevemente qual pode ser considerada a relação entre o mito e a filosofia de acordo com a analogia da caverna de Platão. https://www.youtube.com/watch?v=tswloAV-BH0 - prazo final para o envio: 04/04

(19) 99259-8276

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