A monitoria é um componente curricular que faz parte do Projeto Pedagógico dos cursos da PUC e contribui para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem.
É uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação.
Tem como objetivo proporcionar a cooperação entre professores e alunos em beneficio da qualidade de ensino ministrado e contribuir para a melhoria da qualidade de ensino.
Busca contribuir para despertar o interesse dos alunos na atividade docente, aproveitando a o conteúdo obtido em sua forma acadêmica nos cursos de graduação.
Desenvolve e coloca em pratica uma serie de atividades que contribuem para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Seleciona e produz materiais didáticos. Auxilia o professor na orientação dos alunos nos estudos.
Os monitores são selecionados no final de cada semestre, por meio de prova e entrevista, podendo ser reconduzidos a critério do professor.
Há três monitores para cada sala, turma de vinte a trinta alunos.
A monitoria é obrigatória.
Os monitores recebem uma bolsa no valor de seis horas semanais.
Os monitores têm um encontro semanal com seus monitorandos, ou na pré-aula ou na pós-aula ou à distância por meio do site do professor. Cabe à coordenação da monitoria definir turmas e horários.
As atividades de monitoria têm um valor de 1,5 em cada modulo, sendo 0,75, em atividades presenciais ou à distância e 0,75, numa questão da prova escrita.
MONITORES
A MATUTINO
B MATUTINO
C MATUTINO
A NOTURNO
B NOTURNO
C NOTURNO
Maria Vicente
Maria Eduarda
Fernanda
Lucas
José Vitor
Isabela Garcia
Samuel
João Alonso
Tais
Pamela
Vitor Berol
Marina
Isabela Pires
Victor
Miriã
Laura
Luzia
Guilherme
MONITOR: Maria Vicente
EMAIL: mariaghvicente@gmail.com
TELEFONE: (19) 99100-0317
Relacione as características centrais do mito à crença atual nas "fake news" e relacione isso a um afastamento da ciência.
Explique em qual contexto intelectual se deu o surgimento das ciências humanas (apontando seus fatores). Levando em consideração o método científico aplicado neste contexto, por que as ciências humanas apresentam um problema quanto à fixação deste?
Segundo Durkheim, quais são os tipos de suicídio existentes e como eles se apresentam à sociedade? Responda à pergunta com base na teoria de Durkheim apresentada no vídeo disponibilizado.
Faça uma análise do atual período de pandemia e dos pronunciamentos do presidente da república com base em nossos estudos em Durkheim. Sua análise pode ser feita a parti de quaisquer dos pontos estudados, desde que bem justificada.
Faça uma análise do movimento feminista a partir dos estudos das solidariedades de Durkheim.
Escolha um elemento da atualidade e faça uma análise de como ele pode ter sido influenciado por resquícios da influência teológica para explicar os fenômenos humanos.
Para que serve a sociologia? Responda com base nos conhecimentos obtidos nos módulos 1 e 2 desta matéria.
Analisando a vida de Karl Marx, relacione alguma curiosidade de sua trajetória com sua teoria.
A partir do texto de Ricardo Antunes que estudamos esta semana, explique um dos aspectos em que a teoria de Karl Marx se mantém atual em relação à nova classe trabalhadora.
Aponte e explique uma das grandes contribuições de Weber para as ciências humanas. Em sua resposta, aponte um exemplo atual de como se manifesta essa contribuição.
Associe instituições democráticas e dominação, explicando como os institutos interagem com base na teoria Weberiana. Em sua resposta, dê um exemplo atual, diferente do apontado no vídeo.
Explique, brevemente, segundo o texto estudado, como o Estado pode ser observado na teoria dos 3 clássicos.
MONITOR: Samuel
EMAIL: samuelmichelan@gmail.com
TELEFONE: (11) 98568-7464
Trace um paralelo entre os objetos de estudos e métodos utilizados por Karl Marx e Émile Durkheim.
MONITOR: João Alonso
EMAIL: joao_alonso@live.com
TELEFONE: 16 992956631
ATIVIDADE 1 - ENVIAR NO MEU EMAIL ATÉ O DIA 23/03
Explique como as revoluções (científica, industrial e francesa) contribuíram para a superação do pensamento mitológico/teológico e para a ascensão do cientificismo racional, o positivismo.
ATIVIDADE 2- ENVIAR NO MEU EMAIL ATÉ O DIA 05/04
1- O Darwinismo social influenciou a corrente sociológica de Agusto Comte? Explique.
2- Explique os três estágios que existem na sociedade segundo Comte.
3- Pegue uma notícia, entrevista, fala, pronunciamento, tweet ou manifestação de algum líder político atual que contenha em sua essência de um ideal positivista, darwinista social como no pensamento de Augusto Comte.
OBS: Na questão 3 pense no Imperialismo Estadunidense, por exemplo.
ATIVIDADE 3 - ENVIAR NO MEU EMAIL ATÉ O DIA 30/04
1- Explique os conceitos de solidariedade mecânica e solidariedade orgânica enunciados pelo sociológo Emile Durkheim.
2- A cidade de Campinas atualmente, analisando sua sociedade, se assemelha mais com qual dos tipos de solidariedade?
3- Qual é objeto de estudo de Durkheim. Explique-o
4- Após analisar o fato social, é possível perceber que a sociologia durkheimiana analisa a sociedade por viés coletivista ou individualista? Justifique.
5- Diferencie um fato social normal de um fato social patológico. O crime nos dias de hoje seria considerado um fato social normal ou patológico? Conforme a análise de Durkheim.
ATIVIDADE 4- ENVIAR ATÉ DIA 28/05 NO MEU EMAIL
1- Qual o método de estudo utilizado por Marx? Explique-o.
2- O que é o conceito de fetichismo da mercadoria enunciado por Marx. Exemplifique-o.
ATIVIDADE 5 - ENVIAR ATÉ DIA 12/06 NO MEU EMAIL
Vídeo base para a resolução da questão: https://www.youtube.com/watch?v=PD4Ew5DIGrU
Com base no vídeo de Silvio Almeida, discorra sobre a situação do racismo no Brasil. A igualdade entre raças exposta no caput do artigo quinto da CF/88 existe materialmente?
OBS: A RESPOSTA DEVE CONTER MÍNIMO 10 LINHAS E MO MÁXIMO 15 LINHAS.
MONITOR: Maria Eduarda
EMAIL: mariaeblopes@hotmail.com
TELEFONE: (82) 999910478
ATIVIDADE 1: enviar no e-mail até 21/03
Relacione como um processo de mudanças e transformações socioculturais e econômicas culminaram na passagem do pensamento mitológico até o conhecimento positivo.
ATIVIDADE 2: enviar no e-mail até 04/04
O surgimento do Positivismo como como forma de pensamento social no século XVIII foi um dos principais fatores para o desenvolvimento da sociologia como ciência. Nesse contexto, discorra acerca da origem do pensamento positivista e das contribuições de seus dois principais precursores.
ATIVIDADE 3: enviar no e-mail até 12/04
Uma das principais contribuições de Émile Durkheim no campo da sociologia foi a construção de uma metodologia própria dessa ciência, delimitando-lhe o campo de investigação, e definindo seu objeto do estudo. Assim, aponte as principais características dessa metodologia e explique como tais características contribuíram para a constituição da sociologia como uma ciência propriamente dita.
ATIVIDADE 4: enviar no e-mail até 19/04
A partir dos conceitos de solidariedade orgânica e solidariedade mecânica, foto social normal, fato social patológico e anomia, desenvolvidos na obra durkheimiana, relacione dois ou mais desses conceitos ao atual cenário político-social de pandemia vivenciado em todo o mundo, tendo como base alterações de comportamentos sociais, econômicos ou políticos.
ATIVIDADE 5: enviar no e-mail até 27/04
Trace um paralelo entre o papel da educação dentro do conceito de coesão social durkheimiano, tendo como base o vídeo disponibilizado. (LINK: https://www.youtube.com/watch?v=6KRBEr2jHf4)
ATIVIDADE 6: enviar no e-mail até 25/05
Quais as principais características da dialética dentro do pensamento marxista? Como tal noção irá se relacionar com o conceito de luta de classes?
ATIVIDADE 7: enviar no e-mail até 07/06
Um dos principais aspectos da ideologia marxista é a noção de que toda a história está marcada pela luta de classes. Tal ideia está intimamente relacionada a questões da sociedade atual, especialmente ao tratarmos do ativismo político. Nesse sentido, relacione o aspecto da luta de classes de Karl Marx com o ativismo político observado nas últimas manifestações anti-racistas ocorridas nos Estados Unidos.
MONITOR: Taís Roldão
EMAIL: taishcr@gmail.com
TELEFONE: (19) 99674-5300
ATIVIDADE DA SEMANA:
Tendo em vista os estudos entorno de Durkheim e sua teoria, responda
a) O que é fato social? Dê ao menos dois exemplos.
b) Explique a solidariedade mecânica e a solidariedade orgânica e dê exemplos.
c) Explique a "anomia" como apresentada por Durkheim.
PRAZO 31/05
MONITORA: Pâmela Cubas Almeida
EMAIL: pam_cubas@yahoo.com
TELEFONE: (15) 99702-9573
Com base nos conceitos durkheimiano de instituição social, fato social e consciência coletiva, no livro do Prof. Arnaldo e no resumo enviado, disserte sobre a importância (ou desimportância - dependendo de seu pensamento) da escola ser um espaço de discussão sobre a questão de gênero.
Entregar até 23h59 do dia 16 de Junho. Esta atividade vale 2 presenças.
Obs 2: mínimo de 10 linhas; haver nexo com a questão; plágio não será aceito.
MONITOR: Vitor
EMAIL: relatorios.monitoria@gmail.com
TELEFONE: passado em sala
Atividade 1. Discorrer sobre a importância do microcosmos nas formas do pensamento estudadas.
Atividade 2. Por que a metodologia era algo a ser levado em consideração, segundo Durkheim? entregar até a primeira semana de abril.
Atividade 3. O aborto é uma patologia ou um fato social? entregar até a segunda semana de abril
Atividade 4. Émile Durkheim afirmava que o pesquisador deveria manter necessária distância e neutralidade em relação aos fatos sociais. Por quê? Entregar até a terceira semana de abril
Atividade 5. No que concerne à anomia, teça comentários sobre a maneira como Durkheim qualificava o crime. Entregar até a quarta semana de abril.
Atividade 6. Quanto aos anarquistas, no que que diz respeito a Proudhon, é correto afirmar que seus teóricos defendiam a intervenção do Estado na economia com o apoio do operariado?
Atividade 7. Hegel e Marx: breves semelhanças e diferenças.
Atividade 8. Por que se diz o pensamento marxista como materialista?
Atividade 9. O marxismo é burguês?
MONITOR: Marina
EMAIL: mrngallo@outlook.com
TELEFONE: (17) 99715-8088
Atividade 1- monitoria dos dias 03/03 e 10/03
1- Os mitos traduzem a realidade de um povo e suas características, isso ocorre no Mito de Pandora, que expõe a visão de trabalho como castigo e apresenta o machismo existente na época em questão. Cite um outro mito pertencente aos povos gregos tribais e relacione com os aspectos da sociedade grega que nele forem retratados.
2- Segundo Aristóteles, todo movimento era motivado por quatro causas. Identifique as quatro causas no movimento da farinha que se transforma em macarrão.
3- Embora a sociologia possa ter caráter crítico frente às ideologias dominantes, ela também pode servir como forma de instrumento de controle. De que maneira o pensamento aristotélico, considerando a Teoria das Quatro Causas, demonstra os interesses da elite da época?
Prazo de envio: até 23:59 de 14/03
Atividade 2- monitoria do dia 17/03
A partir da leitura da notícia supramencionada, relacione o fundamento científico da abstinência sexual usada como medida preventiva de gravidez precoce com a ciência feudal da Idade Média.
Prazo de envio: até 23:59 de 21/03.
Atividade 3- monitoria do dia 24/03.
A partir da leitura do capítulo 01- "As ciências humanas" do livro "Sociologia Geral e do Direito", do professor Arnaldo Lemos Filho, cite as diferenças entre a filosofia idealista de Hegel e o materialismo dialético de Marx. Explique a importância do surgimento do pensamento marxista relacionando-o com o contexto histórico no qual surgiram as ciências humanas.
Prazo de envio: até 23:59 de 28/03.
Atividade 4- monitoria do dia 31/03
A partir da leitura do texto "Corona vírus e a luta de classes" explique a razão pela qual a afirmação de que doenças infecciosas não reconhecem classes e limites sociais pode ser considerada errônea, relacionando-a com os conceitos de desigualdade social e luta de classes gerado pelo capitalismo. Ainda, considerando o momento atual global de enfrentamento de uma pandemia, no qual, muitas vezes, será necessária uma atuação do Estado que busque interesses de bem comum- isto é- que vá além dos interesses da classe dominante, faça um breve comentário sobre a proposta de internacionalização da saúde e as epidemias ideológicas que precisam ser combatidas neste processo.
Prazo de envio: até 23:59 do dia 05/04.
Atividade 5- monitoria do dia 07/04
Relacione a Revolução Francesa e a Revolução Industrial com o surgimento do pensamento positivista. Discorra sobre as principais características e contribuições do Positivismo de Comte.
Prazo de envio: até 23:59 do dia 12/04.
Atividade 6- monitoria do dia 14/04
Leitura recomendada:
Capítulo 03 "Émile Durkheim" do livro do professor Arnaldo.
https://epoca.globo.com/a-violencia-contra-mulher-no-brasil-em-cinco-graficos-23506457
http://www.ufjf.br/virtu/files/2010/05/artigo4a5.pdf
A partir da leitura dos textos acima, relacione:
1- Os papeis de gênero com o fato social de Durkheim e suas principais características. Explique como esses papeis podem se apresentar dentro de sociedades de solidariedade mecânica e sociedades de solidariedade orgânica.
2- Violência de gênero e os conceitos de normalidade, patologia e anomia estudados por Durkheim.
Prazo de envio 23:59 do dia 26/04.
Atividade 7- monitoria do dia 28/04
Realize a leitura dos capítulos referentes aos sociólogos Max Weber e Karl Marx, do livro do professor Arnaldo e aponte uma notícia, que traduza uma situação atual, relacionando-a com pelo menos um conceito tratado por cada autor.
Prazo de envio: 23:59 do dia 03/05.
Atividade 8- monitoria do dia 12/05
Com base no estudo do pensamento do sociólogo Durkheim, relacione os conceitos de sanção repressiva e sanção restitutiva com os dispositivos legais da Lei de Execução Penal, apontando qual dos tipos de sanção é predominante na sociedade brasileira e qual tipo de solidariedade essa predominância traduz.
Prazo de envio: 23:59 do dia 17/05.
Atividade 9- monitoria dos dias 19/05 e 26/05
Com base na leitura do Manifesto Comunista, faça um resumo dos tópicos mais importantes da obra e do pensamento do sociólogo Karl Marx.
Prazo de envio: 23:59 do dia 31/05.
Atividade 10- monitoria do dia 02/03.
Considerando as discussões sobre racismo e fascismo, levantadas em face da morte de George Floyd nos EUA e de João Pedro, no Brasil, e da atuação do governo e da força policial perante esses acontecimentos, pesquise apresente qual o papel do capitalismo no fortalecimento de estruturas racistas e fascistas. Indique pontos de congruência e divergência entre o pensamento de Marx e as lutas antirracistas e antifascistas.
Prazo de envio: 23:59 do dia 10/06.
MONITOR: Lucas
EMAIL: lucascbranco95@gmail.com
TELEFONE: (19) 97401-0370
De acordo com os estudos acerca do pensador Émile Durkheim, assinale a alternativa correta e justifique sua escolha sucintamente
A sociologia, para Durkheim, deveria ocupar-se do estudo das sociedades no intuito de:
a) conhecer a fundo o ser humano e suas diversas facetas perante a sua interação com o outro, priorizando sua individualidade.
b) Entender a fundo os processos sociais que formam a realidade social do Homem, atentando principalmente aos aspectos gerais, e não aos individuais.
c) Descobrir e tratar todos os males humanos que afligem a sociedade, tendo como objetivo a formação de uma raça humana perfeita.
d) A criação de uma seita científica, com o objetivo de construir o verdadeiro conhecimento em busca da perfeição humana.
MONITOR: Isabela Pires
EMAIL:
TELEFONE: (19) 99173-9208
A respeito de Max Weber, explique:
Obs: Entregar até domingo 23h59.
MONITOR: Victor Matheus Campana
EMAIL: v.campana12@gmail.com
TELEFONE: (19) 998068069
Atividade 03 - 08/06/2020
Quais são os conceitos (ex: ação social...) da obra de Weber? Explique-os
Material de apoio encaminhado no WhatsApp
Prazo: 15/06/2020
MONITOR: José Vitor
EMAIL: josevitorbrollo@yahoo.com.br
TELEFONE: (19) 99771-7107
Olá, turma! Toda segunda-feira estarei postando neste espaço o conteúdo da monitoria à distância para quem não comparecer na monitoria presencial. A resposta, um texto (mínimo 10 linhas) pode ser enviado para o meu e-mail sempre até o sábado seguinte, às 00h. Colocar o nome e RA no topo do texto. Qualquer dúvida podem me chamar!
Atividade 1 (Aula 09/03): Ao longo de todo processo sociológico e das modificações na percepção sobre o que vivemos em nossa rotina, aponte sua opinião sobre a importância da Sociologia na atualidade, embasado nas aulas de Sociologia Geral, comentando algumas marcas de nosso tempo.
Atividade 2 (Aula 23/03): O surgimento das ciências passou por diversos momentos históricos até chegar à concepção sociológica atual. Com o avanço do pensamento sociológico, desde a Imaginação Sociológica até o presente da Sociologia, é possível afirmar que o mito, a filosofia, a teologia e a revolução científica trouxeram mudanças fundamentais e diretas à definição de ciência social. Redija uma breve explicação acerca das principais características de um desses eventos históricos, apontando sua conexão com o conceito de Imaginação Sociológica e as ciências sociais.
Atividade 3 (Aula 30/03): Levando em conta todos os processos influenciadores, desde as Revoluções do Século XVIII, junto a desordens sociais e crises sociais, até o Darwinismo Social, a primeira forma de pensamento social foi a concepção cientificista do Positivismo. Influenciou também o próprio Brasil, colocando suas bases nacionais como “Ordem e Progresso”. Seus precursores em todo o mundo foram Saint-Simon e Augusto Comte. Com o material disponibilizado e analisando a música, “Positivismo” de Jorge Mautner e Nelson Jacobina, discorra sobre a ideologia Positivista Sociológica, explicando e apontando características principais, junto aos seus precursores.
Atividade 4 (Aulas 06/04 e 13/04): Levando em conta o filme “Coringa”, de Todd Phillips e o vídeo crítico de Rodrigo Suzuki Cintra, “Coringa - Parte 1”, o qual retratam um monstro cada vez mais asqueroso, na medida em que passa pelo “moedor de carne” de uma “Gotham City” extremamente problemática. Relacione o filme e o vídeo com o conceito de Anomia, segundo o pensador clássico Émile Durkheim, e redija um texto crítico com o seu ponto de vista envolvido sobre esta Anomia “Moderna”.
Observação: entregar até o dia 18 de abril.
Atividade 5 (Aula 04/05): Leitura do Capítulo 7: “Durkheim e a Globalização como Fonte de Solidariedade Social”, do livro “Dimensões da Globalização: O Capital e suas Contradições” de Giovanni Alves. Apenas a reflexão e a leitura, como meio de aprimoramento da matéria.
Atividade 6 (Aula 01/06): Responda a pergunta a seguir, usando os conceitos de Alienação e Ideologia do clássico sociólogo Karl Marx. "Como entender que o trabalhador não se revolte contra uma situação na qual não só lhe foi roubada a condição humana, mas ainda é explorado naquilo que faz?"
Observação: entregar até o dia 06 de junho
Atividade 7 (Aula 08/06): Leitura do Capítulo 8: “Marx e a Globalização como Lógica Capital”, do livro “Dimensões da Globalização: O Capital e suas Contradições”, de Giovanni Alves. Apenas a reflexão e a leitura, como meio de aprimoramento da matéria.
Atividade 8 (Aula 15/06): O clássico sociólogo Max Weber é um dos principais teóricos da sociologia. Weber fundou um método de estudo sociológico baseado no que ele chamou de ação social e produziu estudos para a compreensão da formação do capitalismo. Com base nas contribuições para a Sociologia de Weber, disserte sobre a tipologia de dominação, abordando todos os “tipos” e citando exemplos de cada um.
Observação: entregar até o dia 20 de junho
MONITORA: Isabela Garcia
EMAIL: isabella-garcia@uol.com.br
TELEFONE: (19) 999979459
A monitoria a distancia ocorrerá todas as quartas-feiras às 18:35 na sala 104. Para os que optarem por fazer a monitoria a distancia todas as quartas-feiras será postada (aqui nessa área) uma pergunta refente a matéria de Sociologia Geral que deverá ser respondida no prazo de 7 dias e enviada ao meu e-mail (isabella-garcia@uol.com.br) para que seja computada a presença da monitoria.
As atividades de monitoria têm um valor de 1,5 em cada modulo, sendo 0,75, em atividades presenciais ou à distância e 0,75, numa questão da prova escrita.
Monitoria do dia 04/03/2020
Como foi nosso primeiro encontro expliquei como funciona a monitoria, apresentei o cronograma que montei para nossas aulas até a primeira avaliação, apresentei a bibliografia que iremos utilizar e tirei algumas dúvidas.
Presença coletiva para presencial e a distancia
Monitoria dia 11/03/2020
Nesse encontro começamos a trabalhar o capítulo 1 do livro Sociologia Geral e do Direito do professor Arnaldo. O primeiro tópico trabalhado foi as contribuições da Sociologia para explicação do "óbvio" para ampliar o conhecimento. O segundo ponto debatido foi o mito e ciência. Ao tratar da mítica nos trabalhamos uma decisão judicial de 2006 em que o juiz utilizava de argumentos religiosos para não aplicar a lei Maria da Penha.
Pergunta de monitoria a distância: Explique o que foi a mítica no processo histórico das ciências.
Data de envio até 18/03/2020.
Monitoria dia 18/03/2020
Foram repassadas informações aos monitorando sobre a monitoria no período de quarentena, envio dos textos bases.
Pergunta de monitoria a distância: Explique como foi o conhecimento científico no período do feudalismo. Por que a visão aristotélica era levada em consideração?
Data de envio até 25/03/2020
Monitoria 25/03/2020
Foi enviado aos monitorandos um texto explicando alguns pontos principais do capítulo 1 do livro Sociologia Geral e do Direito. Também foi enviada uma leitura complementar de um acordão em que um juiz utilizou-se da mítica para justificar a inconstitucionalidade da Lei Maria da Penha.
Pergunta de monitoria a distância:
Quem foi o grande influenciador do novo sistema social com a queda do feudalismo? Essa nova classe apoiou a revolução científica?
Envio até 01/04/2020.
Monitoria 01/04/2020
Foi enviado aos monitorandos um texto explicativo do ponto 1.3 As Ciência Humanas do livro Sociologia Geral e do Direito.
Pergunta de monitoria a distância:
O que foi a crise das Ciências Humanas? Cite uma diferença metodológica das Ciências Naturais que não pode ser aplicada às Ciências Humanas.
Envio até 08/04/2020
Monitoria 08/04/2020
Foi enviado aos monitorando um texto explicativo do capítulo 2 do livro Sociologia Geral e do Direito.
Pergunta de monitoria a distância:
Discorra sobre o pensamento positivista. Por que alguns o consideram uma ideologia- utópica?
Envio até 15/04/2020
Monitoria 15/04/2020
Finalização do capítulo 2 do Livro Sociologia Geral e do Direito. Correção das atividades de monitoria.
Pergunta de monitoria a distância:
Comente sobre a lei dos três estados.
Envio até 22/04/2020
Monitoria 22/04/2020
Informação e discussões sobre o relatório do filme Os Companheiros
Pergunta de monitoria a distância: Em relação ao filme Os Companheiros, qual o período histórico que o filme se passa? Como se dava o conhecimento científico nesse período?
Envio até 30/04/2020
Monitoria dia 29/04/2020
Ajuda com o relatório Os Companheiros
Pergunta de monitoria: Por que a humanidade deixou a mentalidade teológica e filosófica?
Envio até 07/05/2020
Monitoria dia 06/04/2020
Finalização do segundo módulo
Pergunta de monitoria: O que são fatos sociais?
Envio até 13/05/2020
Monitoria dia 13/05/2020
Inicio dos Clássicos da Sociologia
Pergunta de monitoria: Marxs foi o criador do socialismo? Justifique sua resposta.
Envio até 20/05/2020
Monitoria 20/05/2020
Finalização de Marx
Pergunta de monitoria: O que são classes sociais e como elas são definidas?
Entrega até 27/05/2020
Monitoria 27/05/2020
Pergunta de Monitoria: Explique o que é fato social normal ou patológico.
Entrega até 03/06/2020
Monitoria 03/06/2020
Pergunta de monitoria: Sobre suicídio, explique cada forma de suicídio classificada por Durkheim.
Entrega até 10/06/2020
Monitoria 10/06/2020
14- Explique três os tipos de dominação.
Envio até 17/06/2020.
MONITOR: Miriã Ribeiro
EMAIL: miria_sant8@hotmail.com
TELEFONE: 16 997091912
Segue a atividade desta semana:
Atualmente muito se discute sobre Karl Marx e suas obras, no entanto, muita das vezes as pessoas tem uma visão equivocada sobre o sociólogo e seus estudos. Dito isso, discorra um parecer sobre seu conhecimento em relação à Marx e suas obras.
Entregar até o dia 16/05 às 12h
Monitora: Luzia
E-mail: luuhcarreira@gmail.com
Telefone: (13) 99642-3769
Neste dia, durante a monitoria, foram tecidas explicações sobre o funcionamento do semestre, as quais serão expostas aqui também, para que ninguém fique sem conhecê-las. O semestre foi dividido pelo Prof. Arnaldo em três módulos, sendo que o primeiro e o segundo módulo terão duração até o mês de abril, enquanto o terceiro módulo será ministrado entre abril e junho. No primeiro e segundo módulos, estudaremos, na monitoria, a sociologia pré-científica. Já durante o terceiro módulo, iniciaremos os estudos sobre os clássicos da sociologia: Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber. A monitoria valerá de 0 a 1,5 pontos por módulo, que correspondem à presença e prova (0,75 cada). Para aqueles que optarem pela monitoria à distância, prazer, meu nome é Luzia e estou sempre à disposição de vocês para sanar quaisquer dúvidas. As atividades são semanalmente postadas no site do professor Arnaldo, e vocês possuem o prazo de uma semana para respondê-las, por e-mail (meu e-mail é: luuhcarreira@gmail.com). Bom semestre a todos!
Obs.: Para validar a presença deste dia, basta me enviar um e-mail declarando a ciência das informações acima transcritas, até 19.03.2020.
Data de postagem: 12.03.2020
Data de devolução: 19.03.2020
Quando os povos gregos viviam em tribos, era comum que fossem narradas histórias mitológicas, contendo ensinamentos sobre o modo como as pessoas deveriam conceber o universo, a religião, o trabalho, a família, etc. Com base no livro "Sociologia Geral e do Direito", do Professor Arnaldo Lemos Filho e outros, responda quais eram os dois principais objetivos das narrativas mitológicas na Grécia Antiga.
Data de postagem: 19.03.2020
Data de devolução: 26.03.2020
Durante a Idade Antiga, quando a sociedade grega se tornou mais complexa e surgiram as polis, os mitos não davam mais conta de explicar tamanha teia sociopolítica e econômica. Logo, começou- se a buscar explicações mais racionais, e não divinas. Nasceu, então, a filosofia. Foi neste contexto que Aristóteles desenvolveu a teoria das quatro causas. Explique esta teoria, mencionando também o seu principal objetivo.
Data de postagem: 26.03.2020
Data de devolução: 02.04.2020
Na Idade Média, devido à desagregação do Império Romano no Ocidente, a Europa se fechou sobre si mesma, com uma economia voltada à agricultura e pecuária de subsistência - não muito próspera, portanto. A Igreja Católica, por outro lado, estava bem estruturada, e era a saída para que o continente europeu se reerguesse, iniciando-se o conhecido período feudal. Este foi um período de teocentrismo. A Igreja deteve livros e obras de arte, e tudo deveria ser interpretado à luz do cristianismo. Com base no material de estudo enviado no grupo de monitoria, bem como nas aulas e no livro "Sociologia Geral e do Direito", do Professor Arnaldo Lemos Filho, responda: é correto afirmar que, durante a Idade Média, houve uma ruptura completa com a filosofia? Justifique sua resposta.
Data de postagem: 04.04.2020
Data de devolução: 13.04.2020
O que ocasionou o declínio do sistema feudal europeu? Em que termos isto ocorreu? A que movimento o feudalismo cedeu espaço? Responda fundamentadamente, com base no material de estudo enviado no grupo de monitoria, bem como nas aulas de Sociologia Geral.
Não há atividades de monitoria relativas ao dia 09.04.2020, devido ao recesso letivo da páscoa.
Data de postagem: 17.04.2020
Data de devolução: 24.04.2020
Vimos, até o momento, toda a sociologia pré-científica, passando pela Pré-História, com os mitos, pela Grécia Antiga, com a filosofia, pela Idade Média, com a teologia, até chegar na Idade Moderna, com a Revolução Científica e o antropocentrismo. Proponho, então, uma atividade de revisão sobre este conteúdo.
1. Quais destes NÃO era um objetivo dos mitos na Pré-História, quando os gregos viviam em tribos?
a) explicação da vida em sociedade
b) fortalecimento da própria identidade perante o povo grego
c) fortalecimento da própria identidade perante outros povos
d) entretenimento de crianças
2. Qual foi um dos motivos para o surgimento da Filosofia na Grécia Antiga?
a) a falta de criatividade para criar novas narrativas mitológicas.
b) o fato de já existirem muitos mitos.
c) a imposição deste pensar filosófico por parte de outros povos.
d) a sociedade se grega se tornou mais complexa, necessitando de explicações também mais complexas do que simplesmente os mitos.
3. A Revolução Científica marcou uma profunda reviravolta no modo de se produzir conhecimento, que passou a ter quais destas características?
a) conhecimento produzido somente com base em "achismos", sem necessidade de comprovação
b) conhecimento submetido à comprovação, com observação empírica, voltado para a técnica.
c) conhecimento afastado dos interesses burgueses
d) conhecimento desligado das questões práticas, com contemplação apenas teórica.
4. Assinale a alternativa correta.
a) os mitos eram aceitos, na pré-história, por um sentimento de fé, dispensando comprovação científica.
b) durante a Idade Média, valorizava-se o conhecimento empírico em detrimento do teocentrismo.
c) o Protestantismo, religião surgida na Idade Moderna, vê riqueza apenas no Céu, desconsiderando uma possível riqueza terrena.
d) a Teoria das Quatro Causas foi desenvolvida por Platão e sintetiza as causas materiais, formais, eficientes e finais.
5. A que se deve a grande produção de conhecimento por clérigos durante a Idade Média? Esta pode mesmo ser considerada a "Idade das Trevas"? Justifique sua resposta.
Data de postagem: 24.04.2020
Data de devolução: 05.05.2020
Atividade avaliativa de monitoria
O mundo atualmente enfrenta uma das piores pandemias dos últimos 500 anos e a medicina, a enfermagem e outras áreas das ciências da vida têm se mostrado cada vez mais fundamentais para a manutenção da vida humana. Ao mesmo tempo, diversos estudiosos apontam que sem as ciências humanas e sociais o planeta não poderá combater e superar a pandemia. Com efeito, o trabalho de antropólogos, psicólogos, sociólogos, juristas e economistas foi essencial para deter epidemias do passado, sob diversos aspectos, como a promoção de comportamentos sociais que reduzam a propagação do vírus, o zelo pelos direitos humanos e a tomada de providências para aconselhar a administração pública e as empresas a enfrentar a crise econômica que sempre acompanha uma pandemia. Além disso, em nossas monitorias, estudamos diversos modelos de sociedade, desde as organizações tribais até a modernidade. Com base nos seus estudos sobre a Sociologia, elabore um texto dissertativo-argumentativo, de no mínimo 15 linhas, relatando se você acredita que o nosso modelo de sociedade e a forma como vivemos mudarão por causa da pandemia; e, se sim, como você imagina que nossa sociedade será estruturada daqui em diante.
Caso necessitem de inspiração, compartilho as referências de alguns artigos publicados sobre o assunto, advertindo-os, desde logo, que qualquer tipo de plágio é inaceitável.
CHAPARRO, Laura. A medicina não é suficiente: por que precisamos das ciências sociais para acabar com essa pandemia. In: artigos. Portal Café História, Brasil, 2020. Disponível em: <https://www.cafehistoria.com.br/ciencias-sociais-novo-coronavirus-pandemia/>. Acesso em: 24 abr. 2020.
SEGATA, Jean. A importância das Ciências Humanas na pesquisa e combate às pandemias. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Portal UFRGS, Porto Alegre, 2020. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/ifch/index.php/br/a-importancia-das-ciencias-humanas-na-pesquisa-e-combate-as-pandemias>. Acesso em: 24 abr. 2020.
VENTURA, Deisy; AITH, Fernando. Covid-19: combate à pandemia deve respeitar direitos humanos. Universidade de São Paulo. Jornal da USP, São Paulo, 2020. Disponível em: <https://jornal.usp.br/artigos/covid-19-combate-a-pandemia-deve-respeitar-direitos-humanos/>. Acesso em: 24 abr. 2020.
Data de postagem: 14.05.2020
Data de devolução: 21.05.2020
O século XVIII foi palco de duas grandes revoluções: a revolução industrial e a revolução francesa, que, respectivamente, significaram intensas transformações na estrutura econômica e política da sociedade, levando a crises e desordens sociais, fazendo surgir o Positivismo, tido como a primeira forma de pensamento social. Neste contexto, dois pensadores deixaram suas contribuições: Saint-Simon e seu discípulo Augusto Comte, este último de forma muito especial. Isto posto, sintetize as principais contribuições destes pensadores, explicando principalmente a lei dos três estados, proposta por Comte.
Data da postagem: 21.05.2020
Data da devolução: 28.05.2020
Segundo Karl Marx, a história das sociedades que existiram até hoje é a história da luta de classes. Além disso, sociedade capitalista é formada por uma infraestrutura e uma superestrutura. Explique este dois conceitos, com base nas aulas e no material de monitoria, e relacione com o Direito.
Data de postagem: 28.05.2020
Data de devolução: 04.06.2020
Para Émile Durkheim, qual é o objeto de estudo da Sociologia? E por qual método ele deve ser estudado? Explique.
Data de postagem: 04.06.2020
Data de devolução: 15.06.2020
Segundo Max Weber, a sociedade moderna atravessou um grande processo de racionalização, em que todas as esferas de vida humana passaram a adquirir um aspecto preciso e científico, o que seria bem representado pelo "governo das repartições", cujas características são a formalidade, a impessoalidade e a profissionalização. Ainda segundo este clássico da sociologia, a burocracia é um tipo de sistema social que, em certa medida, se aproxima de ideais democráticos, pois promove a igualdade de oportunidades e premia o mérito pessoal. O poder é então delegado aos mais competentes e não àqueles que atuam por troca de favores e privilégios.
Sob estas premissas, faça uma exposição analisando o sistema de dominação no Brasil, dentro da classificação de Weber. Responda: é possível afirmar que o Brasil vive uma dominação racional-legal? Ou seria um sistema misto? Leve em conta não só o que ocorre na teoria, mas principalmente na prática. Justifique sua resposta.
MONITOR: Laura Rittner Silveira
EMAIL: laurarittnersilveira@gmail.com
TELEFONE: (19) 98181-8216
Obrigada a todxs pelo semestre! Apesar das dificuldades, vocês foram ótimxs!
Boas férias!
MONITOR: Guilherme
EMAIL: gzarias@outlook.com
TELEFONE: (19) 996511569
Conforme informado pelo professor Arnaldo, este semestre será dividido em três módulos. No primeiro e no segundo, entre fevereiro e a primeira metade de abril, estudaremos “Introdução à Sociologia” e “O Surgimento da Sociologia como Ciência”. No terceiro, entre a segunda metade de abril e o final de junho, veremos “Os Clássicos da Sociologia”.
Nossos estudos contarão com o auxílio de uma bibliografia básica e materiais complementares: livros, artigos, filmes, vídeos e músicas, que estarão disponíveis na biblioteca da PUC-Campinas, ou serão disponibilizados por mim. O aprofundamento de cada tema ficará a critério de vocês.
Nossas aulas serão às quintas-feiras, a partir das 18h30, na sala 105. A Monitoria à distância será possível e a validação de sua presença dependerá da realização de um exercício semanal, o qual será disponibilizado neste espaço. A resposta deverá ser enviada ao meu e-mail, desenvolvida e fundamentada. Resoluções fora do prazo não serão aceitas. Plágio não será considerado em hipótese alguma.
Por fim, a nota da Monitoria será composta pela presença nas aulas (ou exercícios à distância) e pela questão do monitor na prova escrita do professor. Serão 3 pontos ao todo, 1.5 referente aos dois primeiros módulos e 1.5 relativo ao terceiro. Eles farão parte da nota semestral de vocês.
1º E 2º MÓDULOS
AULA 01 (05/03/2020)
MONITORIA PRESENCIAL
As alunas e os alunos presentes responderam, em folha entregue pelo monitor, às seguintes perguntas:
1.Em sua opinião, para que serve a Sociologia?
2.Você já teve contato com a Sociologia? Como foi? Quais foram os temas estudados?
3.Para você, qual é o objetivo da Monitoria?
4.Como você avalia o ensino no Brasil?
5.Ao seu ver, como seria uma aula ideal?
MONITORIA À DISTÂNCIA
Presença coletiva.
AULA 02 (12/03/2020)
MONITORIA PRESENCIAL
Aula sobre as etapas do conhecimento da sociedade, da Antiguidade à Idade Moderna.
Referência: FILHO, A. L. et al. Sociologia Geral e do Direito. 6. ed. Campinas: Alínea, 2014. p. 18-26.
MONITORIA À DISTÂNCIA
De acordo com o livro Sociologia Geral e do Direito, descreva as etapas do conhecimento da sociedade, da Antiguidade à Idade Moderna.
Referência: FILHO, A. L. et al. Sociologia Geral e do Direito. 6. ed. Campinas: Alínea, 2014. p. 18-26.
Prazo: até o dia 19/03/2020.
AULA 03 (SEMANA DO DIA 19/03/2020)
MONITORIA PRESENCIAL E MONITORIA À DISTÂNCIA
Como o item 5 do texto Raça e História, de Claude Lévi-Strauss, contribui para uma análise crítica das etapas do conhecimento da sociedade?
Referências:
FILHO, A. L. et al. Sociologia Geral e do Direito. 6. ed. Campinas: Alínea, 2014. p. 18-26.
LÉVI-STRAUSS, C. Raça e História. p. 8-10. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2844023/mod_resource/content/1/L%C3%89VI-STRAUSS%2C%20Claude_Ra%C3%A7a%20e%20hist%C3%B3ria.pdf
Prazo: até o dia 30/03/2020
AULA 04 (SEMANA DO DIA 26/03/2020)
MONITORIA PRESENCIAL E MONITORIA À DISTÂNCIA
De acordo com o livro Sociologia Geral e do Direito, discorra sobre a relação entre empirismo, idealismo, marxismo e as dificuldades metodológicas das Ciências Humanas.
Referência: FILHO, A. L. et al. Sociologia Geral e do Direito. 6. ed. Campinas: Alínea, 2014.
Prazo: até o dia 06/04/2020
AULA 05 (SEMANA DO DIA 02/04/2020)
MONITORIA PRESENCIAL E MONITORIA À DISTÂNCIA
Com base na leitura do texto “O que é Sociologia?”, de Anthony Giddens, escolha um evento do cotidiano e pratique a imaginação sociológica.
Referência: GIDDENS, A. Sociologia. 6. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
Prazo: até o dia 18/04/2020
AULA 06 (SEMANA DO DIA 16/04/2020)
MONITORIA PRESENCIAL E MONITORIA À DISTÂNCIA
Fichamento do capítulo 02 do livro Sociologia Geral e do Direito.
Referência: FILHO, A. L. et al. Sociologia Geral e do Direito. 6. ed. Campinas: Alínea, 2014. p. 42-53.
Prazo: 28/04/2020
3º MÓDULO
A seguinte sugestão foi encaminhada, via WhatsApp, aos alunos da Monitoria:
Eu vou propor a vocês uma construção coletiva de conhecimento, que também servirá como estudo para a segunda prova de Sociologia Geral: juntos faremos um resumo da disciplina no Google Docs (mais detalhes sobre a ferramenta: https://www.google.com/intl/pt-BR/docs/about/#). Todos poderão editar o arquivo.
Contribuam da forma que quiserem, desde que vocês escrevam sobre assuntos relacionados à matéria. Façam isso em tópicos, parágrafos, ou de qualquer outra maneira. Assinem o que vocês escreverem.
Não serão aceitas cópias do livro Sociologia Geral e do Direito ou de qualquer outro material disponibilizado pelo professor Arnaldo. Utilizem esses materiais como base, mas construam o resumo com as suas próprias palavras. Façam citações e indiquem as referências.
Se alguém não concordar com algo que foi escrito por algum colega, exponha o seu ponto de vista, respeitosamente, no mesmo espaço. Discutam os temas, complementem os itens do material e contribuam com ideias novas. Tudo isso será considerado.
Trata-se de uma avaliação continuada. As notas do 3º Módulo serão atribuídas de acordo com a participação semanal de cada aluno na atividade proposta.
CRONOGRAMA
Até o dia 25/05 - Karl Marx
Até o dia 01/06 - Émile Durkheim
Até o dia 15/06 - Max Weber
MONITOR: Fernanda
EMAIL: fertadini@gmail.com
TELEFONE:
Olá, pessoal! meu nome é Fernanda e serei monitora de vocês nesse semestre. Segue abaixo as atividades referentes às aulas de monitoria e seus respectivos prazos de entrega. As respostas deverão ser encaminhadas a mim via e-mail. Qualquer dúvida, por favor, fiquem a vontade para entrar em contato comigo.
ATIVIDADE 1) Leia e analise a letra da música "Everybody Knows" composta por Leonard Cohen. Em seguida, explique brevemente como ela pode ser relacionada com o papel da Sociologia. https://www.letras.mus.br/leonard-cohen/8040/traducao.html - prazo final para o envio: 23/03
ATIVIDADE 2) Após assistir o vídeo indicado pelo link abaixo, explique brevemente qual pode ser considerada a relação entre o mito e a filosofia de acordo com a analogia da caverna de Platão. https://www.youtube.com/watch?v=tswloAV-BH0 - prazo final para o envio: 04/04
ATIVIDADE 3) É razoável dizer que a história influencia a sociologia? Responda explicando também o porquê da sociologia ser conhecida como a "ciência da crise". - prazo final para o envio: 12/04
ATIVIDADE 4) A partir de seus conhecimentos acerca do positivismo, explique o que foi a "Lei dos Três Estados" de Augusto Comte e como a mesma pode ser relacionada com a ideia de superioridade Europeia. Por fim, dê sua opinião pessoal sobre essa questão. - prazo final para envio: 19/04
ATIVIDADE 5) Em nossos estudos de Sociologia vimos que, ao longo da história, o ser humano teve diversos modos de pensar e olhar para o mundo ao seu redor. Tratamos do modo de pensar mitológico, teológico, filosófico e, por fim, científico. É correto afirmar que, por ser o último a surgir, o pensamento científico é o único utilizado atualmente? Os outros tipos de pensamento foram superados ou ainda se encontram presentes na sociedade? comente o assunto citando algum (s) exemplo (s). -prazo final para envio: 02/05
ATIVIDADE 6) Qual era o método de análise utilizado por Marx? No que este método consiste? -prazo final para envio: 26/05
ATIVIDADE 7) Explique o que Marx quis dizer com a famosa frase "a religião é o ópio do povo". Para auxiliá-los na atividade, deixo disponível o link de um breve vídeo que fala a respeito do tema, https://www.youtube.com/watch?v=_OeWgG4R8CA
-prazo final para envio: 9/06