A monitoria é um componente curricular que faz parte do Projeto Pedagógico dos cursos da PUC e contribui para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem.
É uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação.
Tem como objetivo proporcionar a cooperação entre professores e alunos em beneficio da qualidade de ensino ministrado e contribuir para a melhoria da qualidade de ensino.
Busca contribuir para despertar o interesse dos alunos na atividade docente, aproveitando a o conteúdo obtido em sua forma acadêmica nos cursos de graduação.
Desenvolve e coloca em pratica uma serie de atividades que contribuem para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Seleciona e produz materiais didáticos. Auxilia o professor na orientação dos alunos nos estudos.
Os monitores são selecionados no final de cada semestre, por meio de prova e entrevista, podendo ser reconduzidos a critério do professor.
Há três monitores para cada sala, turma de vinte a trinta alunos.
A monitoria é obrigatória.
Os monitores recebem uma bolsa no valor de seis horas semanais.
Os monitores têm um encontro semanal com seus monitorandos, ou na pré-aula ou na pós-aula ou à distância por meio do site do professor. Cabe à coordenação da monitoria definir turmas e horários.
As atividades de monitoria têm um valor de 1,5 em cada modulo, sendo 0,75, em atividades presenciais ou à distância e 0,75, numa questão da prova escrita.
MONITORES
A MATUTINO
B MATUTINO
C MATUTINO
C NOTURNO
ENRIQUE FLORES
LAIS
GABRIEL BRUNO
BARBARA DE OLIVEIRA
GABRIELA DE CARVALHO
VITOR PAIVA
ISADORA
LUIZ FELIPE
MARIA EDUARDA
MARIA GABRIELA
FERNANDA
LUZIA
MONITOR: ENRIQUE FLORES
EMAIL: flores.epace@gmail.com
TELEFONE: (19)995600126
A mitologia pode ser considerada uma ciência? Justifique dizendo uma conclusão sobre as civilizações antigas que pode ser realizada através da análise de seus mitos (Ex: mito grego da caixa de pandora)
A resposta deve ser enviada ao monitor, por e-mail, até o dia 30/03 (sábado).
ATIVIDADE À DISTÂNCIA 02 (monitoria do dia 02/04):
Explique como ocorreu o surgimento da filosofia como ciência, no contexto da Grécia antiga. Relacione o trabalho dos filósofos com a estrutura social da época.
A resposta deve ser enviada ao monitor, por e-mail, até o dia 06/04 (sábado).
ATIVIDADE À DISTÂNCIA 03 (monitoria do dia 09/04):
Durante a Idade Moderna, mais especificamente no período da Revolução Científica, ocorreram diversas mudanças na sociedade que alteraram o modo como o pensamento científico era concebido. Explique quais as principais características do pensamento científico dessa época, demonstrando como ocorreram as mudanças sociais em questão.
A resposta deve ser enviada ao monitor, por e-mail, até o dia 13/04 (sábado).
ATIVIDADE À DISTÂNCIA 04 (monitoria do dia 16/04):
Com o surgimento das Ciências Humanas, surgiram diversos problemas metodológicos em comparação com as Ciências Exatas. Explique os problemas em se encontrar um objeto e um método exato para as Ciências Humanas.
A resposta deve ser enviada ao monitor, por e-mail, até o dia 20/04 (sábado).
ATIVIDADE À DISTÂNCIA 05 (monitoria do dia 23/04):
Explique as dificuldades metodológicas da experimentação e da linguagem científica para as Ciências Humanas.
A resposta deve ser enviada ao monitor, por e-mail, até o dia 27/04 (sábado).
ATIVIDADE À DISTÂNCIA 06 (monitoria do dia 14/05):
Cite e explique os elementos do fato social, de acordo com Durkheim.
A resposta deve ser enviada ao monitor, por e-mail, até o dia 20/05 (segunda-feira).
ATIVIDADE À DISTÂNCIA 07 (monitoria do dia 21/05):
Explique o método da dialética proposto por Marx.
A resposta deve ser enviada ao monitor, por e-mail, até o dia 27/05 (segunda-feira).
ATIVIDADE À DISTÂNCIA 08 (monitoria do dia 28/05):
Durante o período da Segunda Revolução Industrial (segunda metade do século XIX), os proletários eram comumente submetidos ao um regime de trabalho exaustivo na qual não tinham o conhecimento de todo o método de produção. Segundo Marx, esse fenômeno é denominado alienação. Explique a ocorrência desse fenômeno e o motivo pelo qual se tornou um problema social.
A resposta deve ser enviada ao monitor, por e-mail, até o dia 02/06 (domingo).
ATIVIDADE À DISTÂNCIA 09 (monitoria do dia 04/06):
Descreva sucintamente os quatro tipos de ação social definidos por Max Weber.
A resposta deve ser enviada ao monitor, por e-mail, até o dia 10/06 (segunda-feira).
MONITOR: GABRIELA DE CARVALHO
EMAIL:gabrielasan097@gmail.com
TELEFONE:(19)98267-4425
Sejam bem-vindos a monitoria!
A monitoria à distância será realizada uma vez por semana, onde, enviarei no site do Arnaldo questões que irão substituir a presença na monitoria e os alunos deverão enviar suas respectivas respostas para o meu e-mail ou celular, dentro do prazo indicado e com seus Nomes completos e RA's.
Estou disponível para qualquer duvida pelo celular e também pelo E-mail.
Prazo: 00:00 do 09/04
MONITOR: Vitor Berol
EMAIL:
TELEFONE:
Atividade 5. Aborde, sucintamente, a alegoria de jaula de ferro. Para isto, leve em consideração as formas de dominação e ação social já trabalhadas. Entregar: 19/06
Atividade 6. Discorra sobre o porquê de Durkheim relacionar determinadas manifestações do Direito a determinadas espécies de sociedades. Entregar : 19/06
MONITOR: LAÍS
EMAIL: lais.zore10@gmail.com
TELEFONE: (19) 98281-3329
Olá, pessoal! Estarei postando nesse espaço, toda quinta-feira, o conteúdo da monitoria à distância para quem não conseguir comparecer na monitoria presencial. O texto (mínimo 10 linhas) pode ser enviado para o meu e-mail sempre até o sábado seguinte, às 00h. Qualquer dúvida podem me chamar!
Monitoria dia 28/03 - Você concorda com a afirmativa de que a sociedade atual estaria em um processo de transição entre uma fase com ênfase na racionalidade, na ciência para uma nova fase em que a procura por um significado para o cotidiano e os avanços tecnológicos? Justifique.
Monitoria dia 11/04 - Considerando a definição e o contexto histórico do mito e da filosofia, disserte sobre a possível aplicação do famoso "mito da caverna" na maneira de ver o mundo e das relações atuais.
Monitoria dia 25/04 - Explique brevemente a ciência teológica e a revolução científica, dizendo seus principais aspectos e como ocorreu a transição.
Monitoria dia 23/05 - A respeito de Max Weber, descreva quais são os quatro tipos de ações sociais desenvolvidas por ele e cite exemplos.
Monitoria dia 30/05 - Explique a principal crítica de Marx e qual é o seu método de análise social.
Monitoria dia 13/06 - Relate detalhadamente a relação entre Estado e ideologia, na visão de Marx, e o conceito de mais-valia.
MONITOR: GABRIEL BRUNO
EMAIL: brunogabioliver@yahoo.com.br
TELEFONE: (19) 98106-1116
Olá, Meu nome é Gabriel e serei o monitor de vocês.Como ocorreu um problema no NPJ tive de ministrar a aula de Pré de terça-feira,mas como não poderia comparecer a este horário foi definido pelo NPJ a alteração para Pré-aula de sexta feira na sala 108.
ATIVIDADE 1 (Postado em 30/3)
Entregar até 05/4
Com base no desenvolvimento da filosofia explique a teoria desenvolvida por Aristóteles( Teoria das Quatro Causas).
ATIVIDADE 2 ( Postado em 06/4)
Entregar até 12/4
Sobre o aparecimento da sociologia, faça uma análise dos fatores que proporcionaram seu surgimento nos séculos XVI,XVII,XVIII.
ATIVIDADE 3( Postado em 14/4)
Entregar até 26/4
Explique a Lei dos Três Estados de Auguste Comte.
ATIVIDADE 4( Postado em 05/5)
Entregar até 10/5
Explique o Fato social de Émile Durkheim.
ATIVIDADE 5 ( Postado em 19/5)
Entregar até 24/5
Na visão de Durkheim, o crime, pode ser considerado normal ou patológico?
ATIVIDADE 6 ( Postado em 26/5)
Entregar até 31/5
Disserte sobre os tipos de ação social expostos por Max Weber.
ATIVIDADE 7 ( Postado em 02/6)
Entregar até 07/6
Max Weber expõe em seu pensamento alguns tipos de dominação ,disserte sobre eles.
ATIVIDADE 8 ( Postado em 09/6)
Entregar até 14/6
Discorra sobre a luta de classes(conceito abordado por Marx).
MONITORA: BÁRBARA DE OLIVEIRA
EMAIL: barbara-2908@hotmail.com
TELEFONE: (19) 98365-0630
Olá, monitorandos!
Sejam bem-vindos ao primeiro semestre! A monitoria à distância funcionará da seguinte forma: uma vez por semana enviarei no site do professor Arnaldo questões às quais irão substituir a presença na monitoria e os alunos irão enviar suas respostas para o meu e-mail (barbara-2908@hotmail.com), dentro do prazo apontado, no mínimo 15 linhas.
Nós estudaremos o primeiro capítulo “As ciências humanas” e o segundo capítulo “A Sociologia como Produto Histórico”. Neste módulo a monitoria valerá 1,5 (0,75 de uma questão da prova e 0,75 de participação).
Qualquer dúvida estarei à disposição!
Desde já muito obrigada.
Att.,
Bárbara de Oliveira
Referente ao dia 20/03
1.Explique mito e senso comum. (Encaminhar no e-mail retromencionado até o dia 01/04)
Referente ao dia 27/03
2. Explique a teoria das quatro causas de Aristóteles. Dê exemplos (Encaminhar no e-mail retromencionado até o dia 08.04)
Referente ao dia 03/04
3. Explique "Se observarmos a trajetória da Revolução Científica, perceberemos que ela corresponde à mudança ideológica do feudalismo para o capitalismo". (Encaminhar no e-mail retromencionado até o dia 15.04)
Referente ao dia 10/04
4. Explique brevemente sobre "As ciências humanas". Em relação a crise das ciências humanas compare com as ciências naturais. (Encaminhar no e-mail retromencionado até o dia 22.04)
Referente ao dia 26/04
5. Explique como a ciência humana deve ser estudada. (Encaminhar no e-mail retromencionado até o dia 03.05)
Referente ao dia 24/05
6. Explique as quatro ações fundamentais de Weber. Compare Durkheim e Weber. (Encaminhar no e-mail retromencionado até o dia 30.05)
Referente ao dia 29/05
7. Explique os tipos ideias e os três tipos de dominação legítima, segundo Weber. (Encaminhar no e-mail retromencionado até o dia 06.06)
Referente ao dia 07.06
8. Explique a relação da Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, segundo Weber. Explique o que é a superestrutura e infraestrutura ideológica, segundo Karl Marx (Encaminhar no e-mail retromencionado até o dia 13.06)
MONITOR: ISADORA DEVÓLIO
EMAIL: isaddevolio@gmail.com
TELEFONE: (19)996876346
Monitoria a distância do dia 27/03 - (enviar por e-mail até 03/04 identificando nome e RA)
As ciências sociais evoluíram com o passar dos tempos. Viu-se que os mitos não foram mais suficientes para a explicação das relações socioeconômicas e políticas, sendo necessário outro método para isto: a filosofia. Discorra sobre as diferenças entre o mito e a filosofia.
Monitoria a distância do dia 11/04 – (enviar por e-mail até 18/04 identificando nome e RA)
Explique as principais características da Revolução Científica, demonstrando com fundamentos quais mudanças sociais ocorreram devido a este importante evento do século XVI.
Monitoria a distância do dia 25/04 – (enviar por e-mail até 02/04 identificando nome e RA)
Aponte as influências da Revolução Industrial e da Revolução Francesa no surgimento da Sociologia como ciência.
Monitoria a distância do dia 09/05 – (enviar por e-mail até 16/05 identificando nome e RA)
Discorra sobre o fato social na visão de Durkheim, evidenciando seus tipos e características.
Monitoria a distância do dia 23/05 – (enviar por e-mail até 30/05 identificando nome e RA)
Explique o pensamento de algum dos Clássicos da Sociologia, apontando suas principais características.
MONITOR: MARIA EDUARDA
EMAIL: mariaeblopes@hotmail.com
TELEFONE: (82) 99991-0478
MONITORIA À DISTÂNCIA- AULA DO DIA 27/03/2019: (enviar por e-mail até 02/04 identificando nome e RA)
Acerca do processo histórico de desenvolvimento da sociologia, e de sua função e aplicabilidade, discorra sobre a importância de tal conhecimento para as sociedades e seu processo de evolução como produto histórico.
MONITORIA À DISTÂNCIA- AULA DO DIA 03/04/2019: (enviar por e-mail até 08/04 identificando nome e RA)
Cite e defina os três fatores explicitados por Florestan Fernandes como séries de convergências responsáveis pela estruturação de uma representação positiva das sociedades.
MONITORIA À DISTÂNCIA- AULA DO DIA 10/04/2019: (enviar por e-mail até 16/04 identificando nome, RA e com o assunto: "MONITORIA À DISTANCIA")
Explique o surgimento do Positivismo como forma de pensamento social no século XVIII, caracterizando, ainda, o pensamento de seus principais precursores.
MONITORIA À DISTÂNCIA- AULA DO DIA 17/04/2019: (enviar por e-mail até 23/04 identificando nome, RA e com o assunto: "MONITORIA À DISTANCIA")
Discorra acerca da importância de Émile Durkheim para a consolidação da sociologia no ramo das ciências, como uma ciência autônoma.
MONITORIA À DISTÂNCIA- AULA DO DIA 15/05/2019: (enviar por e-mail até 21/04 identificando nome, RA e com o assunto: "MONITORIA À DISTANCIA")
Defina o conceito de tipo ideal idealizado por Max Weber, explicando sua importância metodológica para o sociólogo, bem como sua relação com os valores.
MONITORIA À DISTÂNCIA- AULA DO DIA 22/05/2019: (enviar por e-mail até 29/05 identificando nome, RA e com o assunto: "MONITORIA À DISTANCIA")
Como Max Weber conceituou a ideia de "ação social"? Defina suas principais características e principais elementos, bem como a sua importância dentro da sociologia weberiana.
MONITORIA À DISTÂNCIA- AULA DO DIA 29/05/2019: (enviar por e-mail até 08/06 identificando nome, RA e com o assunto: "MONITORIA À DISTANCIA")
Relacione os conceitos utilizados por Karl Marx de "classes sociais" e "luta de classes", destacando a importância de tais conceitos para a formação da ideologia política marxista.
MONITORIA À DISTÂNCIA- AULA DO DIA 12/06/2019: (enviar por e-mail até 20/06 identificando nome, RA e com o assunto: "MONITORIA À DISTANCIA")
Discorra acerca das noções de "materialismo histórico" e "dialética" presentes na obra de Karl Marx.
MONITOR: FERNANDA
EMAIL: fertadini@gmail.com
TELEFONE: (19)99658-1210
Olá, pessoal! Meu nome é Fernanda Tadini e serei monitora de vocês nesse semestre.
Segue abaixo as atividades de monitoria à distância, as quais deverão ser enviadas para o meu e-mail dentro dos prazos estipulados nas postagens. Caso tenham qualquer dúvida, sintam-se à vontade para entrar em contato comigo via e-mail ou celular.
ATIVIDADE 1 (referente à monitoria do dia 04/4)
Explique o que é a Teoria das Quatro Causas criada por Aristóteles, bem como a importância desta para o pensamento filosófico. (prazo para a realização da atividade: 11/04)
ATIVIDADE 2 (referente à monitoria do dia 25/4)
Discorra brevemente sobre a análise de Augusto Comte acerca da sociedade industrial dando, ao final, sua opinião sobre o assunto (concorda com a visão comtiana? Por quê?). (prazo para a realização da atividade: 01/4)
ATIVIDADE 3 (referente à monitoria do dia 02/5)
O sociólogo brasileiro Michael Löwy afirma que "Comte inventou o termo sociologia mas, antes é Durkheim quem deve ser considerado o pai da sociologia positivista, enquanto disciplina científica". Sobre tal afirmação, comente explicando-a. (prazo para a realização da atividade: 07/5)
ATIVIDADE 4 (referente à monitoria do dia 16/5)
Explique como, na visão de Max Weber, a ética protestante ajudou na acensão do Capitalismo. (prazo para a realização da atividade: 26/5)
ATIVIDADE 5 (referente à monitoria do dia 23/5)
Explique o conceito de materialismo histórico dialético e como este se relaciona com as ideias marxistas. (prazo para a realização da atividade: 02/6)
MONITOR: LUIZ FELIPE
EMAIL: LF_MARCAR@hotmail.com
TELEFONE: (15) 981121433
Segue o link ( http://twixar.me/1nkK ) com o resumo da matéria abordada em sala e a atividade monitoria à distância. A atividade poderá ser entregue até dia (16/05) no meu e-mail.
MONITOR: MARIA GABRIELA
EMAIL: mariaghvicente@gmail.com
TELEFONE: (19) 99100-0317
ATIVIDADE 1- REFERENTE À MONITORIA DO DIA 25/03
Como a era do mito, filosofia e teologia culminaram na revolução científica e na mudança do pensamento social?
Responder até o dia 04/04
ATIVIDADE 2 - REFERENTE À MONITORIA DO DIA 01/04
Escolha um elemento não abordado na monitoria, referente ao mito, filosofia, teologia ou revolução científica, e associe a alguma prática existente em uma das Ciências Humanas na atualidade. A relação deve ser fundamentada.
Responder até o dia 09/04
ATIVIDADE 3 - REFERENTE À MONITORIA DO DIA 08/04
Escolha um fator sociocultural e um fator intectual para explicar de que modo eles influenciaram na formação das Ciências Humanas e cite como eles podem ter gerado alguma dificuldade existente hoje paras estas novas ciências.
Responder até o dia 16/04
ATIVIDADE 4 - REFERENTE À MONITORIA DO DIA 15/04
Com base nos textos "Os macacos e as bananas" e "A objetividade das Ciências Sociais", relacione o método científico às diferentes cultturas sociais existentes, utilizando exemplos dos textos e relatando as principais dificuldades.
Responder até o dia 23/04
ATIVIDADE 5 - REFERENTE À MONITORIA DO DIA 22/04
Explique a diferença entre sociedades mecânicas e orgânicas, segundo Durkheim, citando qual espécie de sanção é mais comum em cada uma delas e expondo um exemplo que caracterize-as.
Responder até o dia 02/05
ATIVIDADE 6 - REFERENTE À MONITORIA DO DIA 29/04
Explique a divisão feita por Durkheim em relação ao suicídio e dê exemplos de cada forma forma por ele criada.
Responder até o dia 10/05
ATIVIDADE 7 - REFERENTE ÀS MONITORIAS DOS DIAS 05/05 E 13/05
Como as solidariedades de Durkheim se relacionam aos movimentos sociais da atualidade? Exemplifique a partir do exemplo do Movimento Feminista debatido em sala.
Responder até o dia 20/05
ATIVIDADE 8 - REFERENTE À MONITORIA DO DIA 20/05
Relacione as instituições democráticas às formas de dominação de Weber.
Responder até o dia 30/05
ATIVIDADE 9 - REFERENTE À MONITORIA DO DIA 27/05
Como se caracterizam as ações racionais para weber? Dê exemplos atuais e apresente como ambas se relacionam à ética.
Responder até o dia 03/05
ATIVIDADE 10 - REFERENTE À MONITORIA DO DIA 03/06
Como a recorrência de crises economicas se explica pra Marx? Justifique com um exemplo atual.
Responder até o dia 16/06
ATIVIDADE 11 - REFERENTE À MONITORIA DO DIA 10/06
O que a consciência de classe para Marx? Cite um exemplo de sua importância na atualidade.
Responder até o dia 18/06
ATIVIDADE 12 - REFERENTE À MONITORIA DO DIA 17/06
Quais são as diferenças entre a visão de sociedade de Marx e Weber?
Responder até o dia 23/06
MONITOR: LUZIA
EMAIL: luuhcarreira@gmail.com
TELEFONE: (13) 996423769
Atividade referente à monitoria do dia 28/03
1) Na Antiguidade, quando os povos gregos viviam em tribos, eles usavam mitos, que eram transmitidos de geração em geração, com dois objetivos principais. Quais eram esses objetivos? Explique.
Prazo para entrega: dia 04/04.
Atividade referente à monitoria do dia 04/04
1) Leia o Mito de Pandora, e, a partir dele, disserte sobre o modo como o povo grego concebia o trabalho e justificativa o machismo presente naquele contexto histórico e social.
Prazo para entrega: dia 14/04.
Atividade referente à monitoria do dia 11/04
1) Com o passar dos séculos, a organização tribal cedeu lugar às primeiras cidades gregas (as polis), cujo aparecimento expressa a formação de uma sociedade mais complexa. Houve, neste período, a reestruturação dos modelos de racionalidade, e, assim, o surgimento da Filosofia. O que possibilitou tal surgimento? Por que os mitos já não mais eram suficientes para aquela sociedade?
Prazo para entrega: dia 22/04.
Atividade referente à monitoria do dia 25/04
1) Explique, resumidamente, a Teoria das Quatro Causas, desenvolvida por Aristóteles, com a finalidade de equacionar o problema do movimento racionalmente.
Prazo para entrega: dia 04/05.
Atividade referente à monitoria do dia 02/05
1) Em que consistia o trabalho científico dos pensadores da época da Idade Média? Qual instituição controlava o saber científico?
Prazo para entrega: dia 08/05.
Atividade referente à monitoria do dia 09/05
1) Como se deu a substituição da ciência à filosofia na explicação dos fenômenos da natureza, na época da Revolução Científica?
Prazo para entrega: dia 16/05.
Atividade referente à monitoria do dia 16/05
1) Quais foram algumas das dificuldades metodológicas enfrentadas pelas Ciências Humanas quando de seu surgimento? Por que a elas não se poderia aplicar o mesmo método das Ciências Naturais?
Prazo para entrega: dia 30/05.
Atividade referente à monitoria do dia 23/05
1) Por que Max Weber nega a viabilidade da Sociologia produzir leis deterministas acerca de fenômenos sociais?
Prazo para entrega: dia 06/06.
Atividade referente à monitoria do dia 30/05
1) Em uma análise do contexto histórico-social em que Max Weber desenvolveu seus estudos, explique sua tendência de colocar o homem como o centro das preocupações sociológicas.
Prazo para entrega: dia 10/06.
Atividade referente à monitora do dia 06/06
1) Explique os tipos puros de dominação legítima, segundo Max Weber, quais sejam a dominação tradicional, a carismática e a racional-legal.
Prazo para entrega: dia 13/06
Atividade referente à monitoria do dia 13/06
1) Faça uma breve explicação sobre as Fontes do Marxismo.
Prazo para entrega: dia 20/06