PRATICA DE FORMAÇÃO
O DIREITO NO CINEMA II
(CINE-FORUM)
EMENTA
Busca analisar filmes que tenham temasespecíficos do Direito e utilizar o filme como meio de reflexão crítica sobre eles, a partir da sociologia, ciência que surgiu com a sociedade burguesa e que é capaz de apreender, com suas múltiplas determinações, a verdade de nosso tempo.
TEXTO DE DIVULGAÇÃO
Devido a grande aceitação da Pratica " O Direito no Cinema" quando foram exibidos e analisados filmes referentes às áreas: Introdução ao Estudo do Direito, Direito Constitucional,Direito Penal,Direito Civil, Direito do Trabalho, Direito Internacional e Direitos Humanos, esta pratica exibirá e analisará temas específicos do Direito: Direito e Poder Econômico, Direito e Meio Ambiente, Direito e Saúde, Direito e Gênero, Direito e Moral, Direito e Filosofia, Direito e Psicologia Os filmes serão instrumentos para uma reflexão jurídica. Após a exibição de cada filme, será convidado um professor especialista da área para analise e debates.
OBJETIVOS
Oferecer um momento de reflexão sobre Direito e Justiça.
Sensibilizar os alunos para uma atitude diante da realidade.
Ajudar os alunos a perceber qual é o papel social da sua profissão.
OBJETIVO ESPECIFICO
Utilizar o cinema como ferramenta didática.
Desconstruir a narrativa fílmica com seus múltiplos personagens e situações-chaves
CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇAO
A visão crítica dos temas jurídicosé fundamental para a formação da cidadania, pré-requisito do profissional de nível superior que vai atuar na sociedade brasileira como profissional.. A exibição e a análise de filmes temáticos é uma oportunidade para o aluno desenvolver esta consciência crítica.
CONTEÚDO PROGRAMATICO
DIREITO E CIÊNCIA
FILME O VENTO SERÁ TUA HERANÇA, Stanley Kramer, EUA, 1960
Baseado em um caso real em 1925, um professor é preso por ensinar as teorias de evolução de Darwin. No processo judicial, dois grandes advogados argumentam o caso a favor e contra do homem. Um político fundamentalista o acusa do crime, enquanto um advogado famoso o defende.
Análise e debates – Prof. Marcos Lisboa
Textos para leitura
DIREITO E PODER ECONÔMICO –
Michael Burry (Christian Bale) é o dono de uma empresa de médio porte, que decide investir muito dinheiro do fundo que coordena ao apostar que o sistema imobiliário nos Estados Unidos irá quebrar em breve. Tal decisão gera complicações junto aos investidores, já que nunca antes alguém havia apostado contra o sistema e levado vantagem. Ao saber destes investimentos, o corretor Jared Vennett (Ryan Gosling) percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Um deles é Mark Baum (Steve Carell), o dono de uma corretora que enfrenta problemas pessoais desde que seu irmão se suicidou. Paralelamente, dois iniciantes na Bolsa de Valores percebem que podem ganhar muito dinheiro ao apostar na crise imobiliária e, para tanto, pedem ajuda a um guru de Wall Street, Ben Rickert (Brad Pitt), que vive recluso.
Textos para leitura
A crise do capitalismo vai ao cinema
A Grande Aposta
David Harvey A Grande Aposta
Abordando o sistema financeiro e suas contradições, o documentário faz um questionamento a respeito de um dos principais discursos das autoridades financeiras: de que não podemos gastar mais do que arrecadamos. Através de diversas entrevistas, é composto um panorama de como o capital pode influenciar a política, os governos e a vida cotidiana de qualquer pessoa.
Textos para leitura
Dedo na ferida
DIREITO E HISTORIA –
Filme - HANNA ARENDT,Alemanha, França, Magarethe von Trotta, 2012, 1h53 min
Hannah Arendt (Barbara Sukowa) e seu marido Heinrich (Axel Milberg) são judeus alemães que chegaram aos Estados Unidos como refugiados de um campo de concentração nazista na França. Para ela a América dos anos 50 é um sonho, e se torna ainda mais interessante quando surge a oportunidade dela cobrir o julgamento do nazista Adolf Eichmann para a The New Yorker. Ela viaja até Israel, e na volta escreve todas as suas impressões e o que aconteceu, e a revista separa tudo em 5 artigos. Só que aí começa o verdadeiro drama de Hannah: Ela mostra nos artigos que nem todos que praticaram os crimes de guerra eram monstros, e relata também o envolvimento de alguns judeus que ajudaram na matança dos seus iguais. A sociedade se volta contra ela e a New Yorker, e as críticas são tão fortes que até mesmo seus amigos mais próximos se assustam. Hannah em nenhum momento pensa em voltar atrás, mantendo sempre a mesma posição, mesmo com todo mundo contra ela.
ele pode ganhar facilmente e relatar grandes somas de dinheiro. Quando você escolhe para representar Analise e Debates - Prof. Lindener Pareto
fam1) Acima de tudo, o filme, assim como o livro de Hannah Arendt, tenta retratar a natureza do mal. No julgamento, Hannah percebe a banalidade do mal e uma ação técnica por parte de Adolf Eichmann. Como você entende a falta de autonomia na prática das ações de Eichmann e sua culpa no resultado de suas ações? Existiria uma ação técnica desvinculada de valores morais?
2) Em um momento do filme, Eichmann aparece em uma jaula. Essa atitude seria aceitável, mesmo sendo ele culpado daquelas ações?
3) O julgamento é recheado de apelo à emoção. A fim de condenar as atrocidades praticadas por Eichmann, isso seria válido?
4) Quem, no final das contas, foi julgado? Adolf Eichmann ou a História?
5) Uma das característica marcantes do nazismo era sua capacidade de desumanizar. Eichmann merecia o mesmo tratamento que ele impôs àqueles que conduzia à morte?
6) Hannah acaba travando uma luta pessoal ao tentar publicar suas anotações. Em sua fala final na universidade, fica clara que sua análise está para além do julgamento em si. Nesse sentido, a verdade valeria à pena?
Textos para leitura
Atualidade brutal de Hanna Arendt
Hanna Arendt I
Hanna Arendt II
Hanna Arendt III
DIREITO E MEIO AMBIENTE –
Jan Schlittman (John Travolta) é um advogado que, junto com seus sócios, não procura vencer causas mas sim entrar em lucrativos acordos financeiros. Mas tudo muda quando ele concorda em representar oito famílias cujas crianças morreram em virtude de duas empresas terem despejado produtos tóxicos na água que abastece Woburn, Massachusetts. O caso se prolonga, fazendo a firma ficar em sérias dificuldades financeiras, tanto que os sócios de Schlittman o abandonam enquanto ele marcha para o suicídio financeiro e profissionalné
O que sabemos da história dos 33 mineiros que ficaram presos numa mina do Chile foi o que vimos nos noticiários da época, mas não sabemos como foi para os mineiros viver lá em baixo durante todo aquele tempo, saber em que eles pensavam e o que faziam. Com esse filme tudo isso é contado de maneira fiel à história real, ao mesmo tempo em que não deixa de ser emocionante.
Analise e Debates –Prof. Claudio Franzolin
Textos para leitura
A action civil
A qualquer preço
Comentarios sobre A qualquer preço
Direito e Meio Ambiente I
Direito e Meio Ambiente II
DIREITO E MORAL
Filme - RELATOS SELVAGENS, Argentina, Damian Szifron, 2014, 2h2 min
Diante de uma realidade crua e imprevisível, os personagens deste filme caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. Uma.traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano são capazes de empurrar estes personagens para um lugar fora de controle.
Analise e Debates - Prof. Pe. Paulo Sergio
Textos para leitura
Relatos Selvagens
DIREITO E GÊNERO –
É uma história corajosa, de um homem casado, o pintor Einar Wegener (Redmayne), que tem despertado nele uma mulher adormecida pela sua esposa a também pintora Gerda Wegener (Alicia Vikander). O que começou apenas como uma brincadeira, ao posar para sua esposa semi vestido com roupas femininas, mostrou ser sua essência. Uma mulher presa num corpo masculino. A liberdade vem quando ele se submete a cirurgia de mudança de sexo, uma das primeiras da história.
Textos para leitura
A Garota Dinamarquesa I
A Garota Dinamarquesa II
Irlanda, 1952. Philomena Lee (Judi Dench) é uma jovem que tem um filho recém-nascido quando é mandada para um convento. Sem poder levar a criança, ela o dá para adoção. A criança é adotada por um casal americano e some no mundo. Após sair do convento, Philomena começa uma busca pelo seu filho, junto com a ajuda de Martin Sixsmith (Steve Coogan), um jornalista de temperamento forte. Ao viajar para os Estados Unidos, eles descobrem informações incríveis sobre a vida do filho de Philomena e criam um intenso laço de afetividade entre os dois.
Textos para leitura
Philomena
Analise e Debates Profa. Janaina Gomes
O que a violência de gênero, também conhecida como violência doméstica, tem realmente de diferente de qualquer outra espécie de violência contra o Ser Humano (seja lesão corporal ou homicídio, culposo, doloso, tentado ou consumado)?
Textos para leitura
Philomena
DIREITO E RACISMO
Filme – EU NÃO SOU SEU NEGRO, Raoul Peck, EUA,2016
O escritor James Baldwin escreveu uma carta para o seu agente sobre o seu mais recente projeto: terminar o livro Remember This House, que relata a vida e morte de alguns dos amigos do escritor, como Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Junior. Com sua morte, em 1987, o manuscrito inacabado foi confiado ao diretor Raoul Peck.
Textos para leitura
Racismo, trabalho e estrutura de poder
Eu não sou seu negro
DIREITO E SAÚDE
Filme SICKO- SOS SAUDE, Michael Moore, EUA.
Um painel do deficiente sistema de saúde americano. A partir do perfil de cidadãos comuns, somos levados a entender como milhões de vidas são destruídas por um sistema que, no fim das contas, só beneficia a poucos endinheirados. Ali vale a lógica de que, se você quer permanecer saudável nos Estados Unidos, é bom não ficar doente. E, depois de examinar como o país chegou a esse estado, o filme visita uma série de países com sistema de saúde público e eficiente, como Cuba e Canadá.
Analise e Debates - Prof. Josué Mastrodi
Textos para leitura
O interesse das empresas, qualquer que seja seu objeto, é o lucro, não a entrega do produto. Isso é capitalismo. Se eu oferecer dinheiro para alguém aceitar minha posição ideológica sobre qualquer coisa, isso é suborno. Se eu oferecer dinheiro para um congressista, isso é "lobby"?
6, Ainda que o sistema de saúde privado possua agências reguladoras, isto é, autarquias estatais de fiscalização do mercado, exatamente como ocorre nos EUA, essa regulação serve exatamente para quê? Serve para garantir a satisfação dos consumidores?
DIREITO E EDUCAÇÃO
FILME A LÍNGUA DAS MARIPOSAS, José Luiz Cuerda, Espanha, 1999
Espanha, 1935. Aos sete anos, o garoto Moncho (Manuel Lozano) passa por um período de pequenas e importantes descobertas na escola e na vida. Cheio de sabedoria, seu velho professor Don Gregorio (o veterano Fernando Fernán-Gomes, ator em quase 200 filmes e escritor e diretor de dezenas de outros) é um verdadeiro ídolo para o menino. Porém, a Guerra Civil chega espalhando terror, ódio e desconfiança entre os próprios espanhóis. O melhor amigo de hoje pode ser o inimigo mortal de amanhã e tudo o que parecia firme e sólido pode desmoronar a qualquer momento.
Textos para leitura
A Língua das Mariposas I
A Língua das Mariposas II
DIREITO E PSICOLOGIA –
Filme –Tempo de Paz, Brasil, 2009 –Daniel Filho 1h20
18 de abril de 1945. Durante anos centenas de pessoas foram torturadas pelo regime de Getúlio Vargas mas, com a pressão externa decorrente do fim da 2ª Guerra Mundial, vários presos políticos ganharam a liberdade. Segismundo (Tony Ramos) é um ex-oficial da polícia política de Vargas que agora teme que suas vítimas resolvam se vingar. Ele trabalha como chefe da seção de imigração na Alfândega do Rio de Janeiro, tendo por função evitar a entrada de nazistas. Em uma averiguação habitual, ele interroga Clausewitz (Dan Stulbach), um ex-ator polonês que, por recitar Carlos Drummond de Andrade, lhe foi enviado por um subalterno. Para convencer que não é nazista, Clausewitz precisa usar todo o seu talento como ator.
Analise e Debates - Profa. Maria de Fatima
DIREITO E QUESTÃO INDÍGENA
Filme – INDIO CIDADÃO?
Debate – Prof.Pedro Pulzatto
A luta das nações índigenas para conquistar - e manter - os direitos garantidos pela lei. Contando com depoimentos de ativistas e importantes lideranças, o documentário aborda momentos marcantes desta jornada, que segue até hoje, como a ocupação da Câmara dos Deputados em 2013 e a Mobilização Nacional em Defesa dos Direitos Constitucionais, ameaçados pelo próprio Congresso Nacional. Uma batalha para impedir que continue o extermínio de lideranças e grupos indígenas, uma batalha para garantir o direito do ser humano.
Textos para leitura
Direito Humanos – Povos Indígenas
Exclusão étnica
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita após a exibição de cada filme com debates. Serão disponibilizadostambém aos alunos textos sobre os filmes apresentados.
CRITERIOS DE AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita após a exibição de cada filme com debates. Serão disponibilizados também aos alunos textos sobre os filmes apresentados.
ESTRATEGIAS
A analise de cada filme será feita com a participação de um professor convidado da Faculdade de Direito
CARGA HORARIA TOTAL
34 horas-aula
PRE-REQUISITOS
Não há
BIBLIOGRAFIA BASICA
LACERDA, Gabriel. O Direito no Cinema, Rio, Ed.FGV,2007
ALVES, Giovanni, O cinema como experiênciacritica
www.telacritica.org
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
LUZ, Marcia, Lições que a vida ensina e a arte encena. Campinas, Ed. Atomo,2009, 3ªedição
MACHADO, João Luis, Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema, SP. Ed. Intersubjetiva, 2003
PRATICA DE FORMAÇÃO
O DIREITO NO CINEMA II
(CINE-FORUM)
EMENTA
Busca analisar filmes que tenham temasespecíficos do Direito e utilizar o filme como meio de reflexão crítica sobre eles, a partir da sociologia, ciência que surgiu com a sociedade burguesa e que é capaz de apreender, com suas múltiplas determinações, a verdade de nosso tempo.
TEXTO DE DIVULGAÇÃO
Devido a grande aceitação da Pratica " O Direito no Cinema" quando foram exibidos e analisados filmes referentes às áreas: Introdução ao Estudo do Direito, Direito Constitucional,Direito Penal,Direito Civil, Direito do Trabalho, Direito Internacional e Direitos Humanos, esta pratica exibirá e analisará temas específicos do Direito: Direito e Poder Econômico, Direito e Meio Ambiente, Direito e Saúde, Direito e Gênero, Direito e Moral, Direito e Filosofia, Direito e Psicologia Os filmes serão instrumentos para uma reflexão jurídica. Após a exibição de cada filme, será convidado um professor especialista da área para analise e debates.
OBJETIVOS
Oferecer um momento de reflexão sobre Direito e Justiça.
Sensibilizar os alunos para uma atitude diante da realidade.
Ajudar os alunos a perceber qual é o papel social da sua profissão.
OBJETIVO ESPECIFICO
Utilizar o cinema como ferramenta didática.
Desconstruir a narrativa fílmica com seus múltiplos personagens e situações-chaves
CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇAO
A visão crítica dos temas jurídicosé fundamental para a formação da cidadania, pré-requisito do profissional de nível superior que vai atuar na sociedade brasileira como profissional.. A exibição e a análise de filmes temáticos é uma oportunidade para o aluno desenvolver esta consciência crítica.
CONTEÚDO PROGRAMATICO
DIREITO E CIÊNCIA
FILME O VENTO SERÁ TUA HERANÇA, Stanley Kramer, EUA, 1960
Baseado em um caso real em 1925, um professor é preso por ensinar as teorias de evolução de Darwin. No processo judicial, dois grandes advogados argumentam o caso a favor e contra do homem. Um político fundamentalista o acusa do crime, enquanto um advogado famoso o defende.
Análise e debates – Prof. Marcos Lisboa
Textos para leitura
DIREITO E PODER ECONÔMICO –
Michael Burry (Christian Bale) é o dono de uma empresa de médio porte, que decide investir muito dinheiro do fundo que coordena ao apostar que o sistema imobiliário nos Estados Unidos irá quebrar em breve. Tal decisão gera complicações junto aos investidores, já que nunca antes alguém havia apostado contra o sistema e levado vantagem. Ao saber destes investimentos, o corretor Jared Vennett (Ryan Gosling) percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Um deles é Mark Baum (Steve Carell), o dono de uma corretora que enfrenta problemas pessoais desde que seu irmão se suicidou. Paralelamente, dois iniciantes na Bolsa de Valores percebem que podem ganhar muito dinheiro ao apostar na crise imobiliária e, para tanto, pedem ajuda a um guru de Wall Street, Ben Rickert (Brad Pitt), que vive recluso.
Textos para leitura
A crise do capitalismo vai ao cinema
A Grande Aposta
David Harvey A Grande Aposta
Abordando o sistema financeiro e suas contradições, o documentário faz um questionamento a respeito de um dos principais discursos das autoridades financeiras: de que não podemos gastar mais do que arrecadamos. Através de diversas entrevistas, é composto um panorama de como o capital pode influenciar a política, os governos e a vida cotidiana de qualquer pessoa.
Textos para leitura
Dedo na ferida
DIREITO E HISTORIA –
Filme - HANNA ARENDT,Alemanha, França, Magarethe von Trotta, 2012, 1h53 min
Hannah Arendt (Barbara Sukowa) e seu marido Heinrich (Axel Milberg) são judeus alemães que chegaram aos Estados Unidos como refugiados de um campo de concentração nazista na França. Para ela a América dos anos 50 é um sonho, e se torna ainda mais interessante quando surge a oportunidade dela cobrir o julgamento do nazista Adolf Eichmann para a The New Yorker. Ela viaja até Israel, e na volta escreve todas as suas impressões e o que aconteceu, e a revista separa tudo em 5 artigos. Só que aí começa o verdadeiro drama de Hannah: Ela mostra nos artigos que nem todos que praticaram os crimes de guerra eram monstros, e relata também o envolvimento de alguns judeus que ajudaram na matança dos seus iguais. A sociedade se volta contra ela e a New Yorker, e as críticas são tão fortes que até mesmo seus amigos mais próximos se assustam. Hannah em nenhum momento pensa em voltar atrás, mantendo sempre a mesma posição, mesmo com todo mundo contra ela.
ele pode ganhar facilmente e relatar grandes somas de dinheiro. Quando você escolhe para representar Analise e Debates - Prof. Lindener Pareto
fam1) Acima de tudo, o filme, assim como o livro de Hannah Arendt, tenta retratar a natureza do mal. No julgamento, Hannah percebe a banalidade do mal e uma ação técnica por parte de Adolf Eichmann. Como você entende a falta de autonomia na prática das ações de Eichmann e sua culpa no resultado de suas ações? Existiria uma ação técnica desvinculada de valores morais?
2) Em um momento do filme, Eichmann aparece em uma jaula. Essa atitude seria aceitável, mesmo sendo ele culpado daquelas ações?
3) O julgamento é recheado de apelo à emoção. A fim de condenar as atrocidades praticadas por Eichmann, isso seria válido?
4) Quem, no final das contas, foi julgado? Adolf Eichmann ou a História?
5) Uma das característica marcantes do nazismo era sua capacidade de desumanizar. Eichmann merecia o mesmo tratamento que ele impôs àqueles que conduzia à morte?
6) Hannah acaba travando uma luta pessoal ao tentar publicar suas anotações. Em sua fala final na universidade, fica clara que sua análise está para além do julgamento em si. Nesse sentido, a verdade valeria à pena?
Textos para leitura
Atualidade brutal de Hanna Arendt
Hanna Arendt I
Hanna Arendt II
Hanna Arendt III
DIREITO E MEIO AMBIENTE –
Jan Schlittman (John Travolta) é um advogado que, junto com seus sócios, não procura vencer causas mas sim entrar em lucrativos acordos financeiros. Mas tudo muda quando ele concorda em representar oito famílias cujas crianças morreram em virtude de duas empresas terem despejado produtos tóxicos na água que abastece Woburn, Massachusetts. O caso se prolonga, fazendo a firma ficar em sérias dificuldades financeiras, tanto que os sócios de Schlittman o abandonam enquanto ele marcha para o suicídio financeiro e profissionalné
O que sabemos da história dos 33 mineiros que ficaram presos numa mina do Chile foi o que vimos nos noticiários da época, mas não sabemos como foi para os mineiros viver lá em baixo durante todo aquele tempo, saber em que eles pensavam e o que faziam. Com esse filme tudo isso é contado de maneira fiel à história real, ao mesmo tempo em que não deixa de ser emocionante.
Analise e Debates –Prof. Claudio Franzolin
Textos para leitura
A action civil
A qualquer preço
Comentarios sobre A qualquer preço
Direito e Meio Ambiente I
Direito e Meio Ambiente II
DIREITO E MORAL
Filme - RELATOS SELVAGENS, Argentina, Damian Szifron, 2014, 2h2 min
Diante de uma realidade crua e imprevisível, os personagens deste filme caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. Uma.traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano são capazes de empurrar estes personagens para um lugar fora de controle.
Analise e Debates - Prof. Pe. Paulo Sergio
Textos para leitura
Relatos Selvagens
DIREITO E GÊNERO –
É uma história corajosa, de um homem casado, o pintor Einar Wegener (Redmayne), que tem despertado nele uma mulher adormecida pela sua esposa a também pintora Gerda Wegener (Alicia Vikander). O que começou apenas como uma brincadeira, ao posar para sua esposa semi vestido com roupas femininas, mostrou ser sua essência. Uma mulher presa num corpo masculino. A liberdade vem quando ele se submete a cirurgia de mudança de sexo, uma das primeiras da história.
Textos para leitura
A Garota Dinamarquesa I
A Garota Dinamarquesa II
Irlanda, 1952. Philomena Lee (Judi Dench) é uma jovem que tem um filho recém-nascido quando é mandada para um convento. Sem poder levar a criança, ela o dá para adoção. A criança é adotada por um casal americano e some no mundo. Após sair do convento, Philomena começa uma busca pelo seu filho, junto com a ajuda de Martin Sixsmith (Steve Coogan), um jornalista de temperamento forte. Ao viajar para os Estados Unidos, eles descobrem informações incríveis sobre a vida do filho de Philomena e criam um intenso laço de afetividade entre os dois.
Textos para leitura
Philomena
Analise e Debates Profa. Janaina Gomes
O que a violência de gênero, também conhecida como violência doméstica, tem realmente de diferente de qualquer outra espécie de violência contra o Ser Humano (seja lesão corporal ou homicídio, culposo, doloso, tentado ou consumado)?
Textos para leitura
Philomena
DIREITO E RACISMO
Filme – EU NÃO SOU SEU NEGRO, Raoul Peck, EUA,2016
O escritor James Baldwin escreveu uma carta para o seu agente sobre o seu mais recente projeto: terminar o livro Remember This House, que relata a vida e morte de alguns dos amigos do escritor, como Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Junior. Com sua morte, em 1987, o manuscrito inacabado foi confiado ao diretor Raoul Peck.
Textos para leitura
Racismo, trabalho e estrutura de poder
Eu não sou seu negro
DIREITO E SAÚDE
Filme SICKO- SOS SAUDE, Michael Moore, EUA.
Um painel do deficiente sistema de saúde americano. A partir do perfil de cidadãos comuns, somos levados a entender como milhões de vidas são destruídas por um sistema que, no fim das contas, só beneficia a poucos endinheirados. Ali vale a lógica de que, se você quer permanecer saudável nos Estados Unidos, é bom não ficar doente. E, depois de examinar como o país chegou a esse estado, o filme visita uma série de países com sistema de saúde público e eficiente, como Cuba e Canadá.
Analise e Debates - Prof. Josué Mastrodi
Textos para leitura
O interesse das empresas, qualquer que seja seu objeto, é o lucro, não a entrega do produto. Isso é capitalismo. Se eu oferecer dinheiro para alguém aceitar minha posição ideológica sobre qualquer coisa, isso é suborno. Se eu oferecer dinheiro para um congressista, isso é "lobby"?
6, Ainda que o sistema de saúde privado possua agências reguladoras, isto é, autarquias estatais de fiscalização do mercado, exatamente como ocorre nos EUA, essa regulação serve exatamente para quê? Serve para garantir a satisfação dos consumidores?
DIREITO E EDUCAÇÃO
FILME A LÍNGUA DAS MARIPOSAS, José Luiz Cuerda, Espanha, 1999
Espanha, 1935. Aos sete anos, o garoto Moncho (Manuel Lozano) passa por um período de pequenas e importantes descobertas na escola e na vida. Cheio de sabedoria, seu velho professor Don Gregorio (o veterano Fernando Fernán-Gomes, ator em quase 200 filmes e escritor e diretor de dezenas de outros) é um verdadeiro ídolo para o menino. Porém, a Guerra Civil chega espalhando terror, ódio e desconfiança entre os próprios espanhóis. O melhor amigo de hoje pode ser o inimigo mortal de amanhã e tudo o que parecia firme e sólido pode desmoronar a qualquer momento.
Textos para leitura
A Língua das Mariposas I
A Língua das Mariposas II
DIREITO E PSICOLOGIA –
Filme –Tempo de Paz, Brasil, 2009 –Daniel Filho 1h20
18 de abril de 1945. Durante anos centenas de pessoas foram torturadas pelo regime de Getúlio Vargas mas, com a pressão externa decorrente do fim da 2ª Guerra Mundial, vários presos políticos ganharam a liberdade. Segismundo (Tony Ramos) é um ex-oficial da polícia política de Vargas que agora teme que suas vítimas resolvam se vingar. Ele trabalha como chefe da seção de imigração na Alfândega do Rio de Janeiro, tendo por função evitar a entrada de nazistas. Em uma averiguação habitual, ele interroga Clausewitz (Dan Stulbach), um ex-ator polonês que, por recitar Carlos Drummond de Andrade, lhe foi enviado por um subalterno. Para convencer que não é nazista, Clausewitz precisa usar todo o seu talento como ator.
Analise e Debates - Profa. Maria de Fatima
DIREITO E QUESTÃO INDÍGENA
Filme – INDIO CIDADÃO?
Debate – Prof.Pedro Pulzatto
A luta das nações índigenas para conquistar - e manter - os direitos garantidos pela lei. Contando com depoimentos de ativistas e importantes lideranças, o documentário aborda momentos marcantes desta jornada, que segue até hoje, como a ocupação da Câmara dos Deputados em 2013 e a Mobilização Nacional em Defesa dos Direitos Constitucionais, ameaçados pelo próprio Congresso Nacional. Uma batalha para impedir que continue o extermínio de lideranças e grupos indígenas, uma batalha para garantir o direito do ser humano.
Textos para leitura
Direito Humanos – Povos Indígenas
Exclusão étnica
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita após a exibição de cada filme com debates. Serão disponibilizadostambém aos alunos textos sobre os filmes apresentados.
CRITERIOS DE AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita após a exibição de cada filme com debates. Serão disponibilizados também aos alunos textos sobre os filmes apresentados.
ESTRATEGIAS
A analise de cada filme será feita com a participação de um professor convidado da Faculdade de Direito
CARGA HORARIA TOTAL
34 horas-aula
PRE-REQUISITOS
Não há
BIBLIOGRAFIA BASICA
LACERDA, Gabriel. O Direito no Cinema, Rio, Ed.FGV,2007
ALVES, Giovanni, O cinema como experiênciacritica
www.telacritica.org
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
LUZ, Marcia, Lições que a vida ensina e a arte encena. Campinas, Ed. Atomo,2009, 3ªedição
MACHADO, João Luis, Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema, SP. Ed. Intersubjetiva, 2003