Busca utilizar o filme como meio de reflexão crítica sobre o Trabalho, a partir da sociologia, ciência que surgiu com a sociedade burguesa e que é capaz de apreender, com suas múltiplas determinações, a verdade de nosso tempo.
Esta prática estuda o filme como uma totalidade social completa, antes de ser uma totalidade histórica, psicológica ou filosófica.Através da exibição e análise de filmes, estudaremos as mudanças do trabalho no capitalismo. A exibição dos filmes terá a seguinte ordem: Trabalho e Revolução Industrial, Trabalho e Modernidade, Trabalho e a Questão Agrária, Trabalho e Movimento Operário, Trabalho e Subjetividade, Trabalho e Desemprego. Trabalho e Globalização. Os filmes serão instrumentos para uma reflexão social. Após a exibição de cada filme, haverá análise e debate do filme
Oferecer um momento de reflexão sobre as mudanças no mundo do trabalho.
Sensibilizar os participantes para uma atitude diante desta realidade.
Utilizar o cinema como ferramenta didática.
Desconstruir a narrativa fílmica com seus múltiplos personagens e situações-chaves
A visão crítica da mudança no mundo do trabalho é fundamental para a formação da cidadania, pré-requisito do profissional de nível superior que vai atuar na sociedade brasileira. A exibição e a análise de filmes temáticos é uma oportunidade para o desenvolvimento desta consciência crítica.
Filme - GERMINAL -Direção - Claude Berri, França, 1993 ,151 minutos
O filme retrata o processo de gestação e maturação de movimentos grevistas e de uma atitude mais ofensiva por parte dos trabalhadores das minas de carvão do século 19 na França em relação à exploração de seus patrões.
Filme – OS COMPANHEIROS - Direção – Mario Monicelli, Italia,
Em plena efeverscência da Revolução Industrial em solo italiano, os operários de uma grande fábrica têxtil são submetidos a jornadas de trabalho desumanas. Muitos são os acidentes de trabalho, que resultam num elevado índice de inválidos e muito sofrimento e insatisfação entre os operários. No centro destes acontecimentos, chega à cidade o professor Sinigaglia, um professor socialista que percorria a Itália espalhando o seu sonho de conscientização política e mobilização dos trabalhadores. A partir de seu encontro com os operários e da difusão de seus ideais, os trabalhadores voltam a acreditar e lutar por seus direitos, ainda que isso possa significar um alto preço a ser pago.
Filme – DAENS, UM GRITO DE JUSTIÇA - Direção – Stijn Coninx, Bélgica
Na década de 1890, o padre Adolf Daens (Jan Decleir) vai a Aalst uma cidade têxtil onde as condições de trabalho são deploráveis. Ele publica textos defendendo os trabalhadores, desafiando a Igreja, que apoia os burgueses. Como voz dos subordinados, ele precisa escolher entre a Igreja católica e seu novo posto como representante dessa classe.
Filme - TEMPOS MODERNOS -Direção - Charles Chaplin, EUA, 1935, 87 minutos
Modern Times é um filme de Charles Chaplin, em que o seu famoso personagem "O Vagabundo" (The Tramp) tenta sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado. É considerado uma forte crítica ao capitalismo, fordismo e imperialismo, bem como uma crítica aos maus tratos que os empregados passaram a receber depois da Revolução Industrial
Filme - VINHAS DA IRA Direção - John Ford, EUA, 1940, 128 minutos
Em meados da década da 1930, em plena grande depressão, o drama social de pequenos arrendatários do interior do Estado de Oklahoma (EUA), expulsos de suas terras e obrigados a tornarem-se proletários agricolas, colhedores de laranjas nas fazendas da California.
Filme -A CLASSE OPERARIA VAI AO PARAÍSO- Direção - Elio Petri, Italia, 1972- 125 minutos
Lulu é um operário padrão que desperta a ira dos colegas devido a sua alta produtividade, servindo de exemplo pela direção da empresa. Depois de sofrer um acidente de trabalho, rebela-se contra a fábrica em que trabalha e se aproxima de líderes estudantis radicais. O processo de engajamento político do operário é acompanhado de conflitos familiares, questionamentos sobre a vida de operário e pelos constante presença de sindicalistas e estudantes na porta da fábrica discursando para os trabalhadores.
Filme - ELES NÃO USAM BLACK-TIE) -Direção - Leon Hirszman, Brasil, 1981- 120 minutos
Um operário engravida sua namorada e resolve casar. Paralelamente, a empresa em que ele trabalha entre em greve e ele resolve furar o movimento para garantir o emprego, mas entra em embate com seu pai, o líder da greve.
Filme - O QUE VOCÊ FARIA? -Direção -Marcelo Piñeyro , Argentinas- Espanha, 2005 - 115 mintos
Sete candidatos se oferecem para um emprego. Todos se apresentam para os testes de seleção, onde é usado um método diferente que pretende analisar as reações dos candidatos em níveis altos de tensão.
Filme - O CORTE -, Direção - Costa Gravas, França 2004 - 122 minutos
Bruno Davert é um executivo que trabalhou durante 15 anos numa corporação industrial. Por conta de reestruturação na companhia, ele é demitido. Dois anos depois, ainda desempregado, e no auge do desespero, ele traça um plano diabólico para conseguir o emprego: eliminar seus concorrentes.
Filme – EU, DANIEL BLAKE – Direção – Ken Loach, Inglaterra, 2017
Após sofrer um ataque cardíaco e ser desaconselhado pelos médicos a retornar ao trabalho, Daniel Blake (Dave Johns) busca receber os benefícios concedidos pelo governo a todos que estão nesta situação. Entretanto, ele esbarra na extrema burocracia instalada pelo governo, amplificada pelo fato dele ser um analfabeto digital. Numa de suas várias idas a departamentos governamentais, ele conhece Katie (Hayley Squires), a mãe solteira de duas crianças, que se mudou recentemente para a cidade e também não possui condições financeiras para se manter. Após defendê-la, Daniel se aproxima de Katie e passa a ajudá-la.
Filme SEGUNDA FEIRA AO SOL–, direção de Fernando Aranoa,Espanha 2002
Uma cidade costeira no norte da Espanha sofre com seu isolamento quando seus estaleiros começam a ser fechados, deixando vários trabalhadores desempregados à mercê de pequenas ocupações temporárias. Entre eles está Santa (Javier Bardem), um machão rebelde e auto-suficiente que se recusa a admitir o fracasso. Mas a verdade é que ele e seus companheiros, dos quais ele se torna uma espécie de líder, são perdedores completos, mergulhados no alcoolismo e em crises familiares.