(19) 99259-8276
arnaldolemos@uol.com.br

Serviço Social

1º MÓDULO

2º MÓDULO

3º MÓDULO

AVISOS

1º MODULO

O primeiro módulo denomina-se INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA. Tem como objetivos:

  1. discutir para que serve a Sociologia e o que significa pensar sociologicamente a sociedade, por meio da Imaginação Sociológica
  2. apresentar como era o conhecimento da sociedade antes do aparecimento da sociologia como ciência, ou seja, como produto histórico.
  3. Entender como a partir da Revolução Científica aparecem as Ciências Humanas e, especificamente a Sociologia, por meio do Positivismo

Vamos estudar então o conceito de imaginação sociológica e como se deu o conhecimento da sociedade ao longo da história até a revolução científica,  o desenvolvimento das ciências humanas e o surgimento da Sociologia como ciência.

Os conceitos básicos a serem apreendidos são: imaginação sociológica, conhecimento, os diversos tipos de conhecimento, o conhecimento da sociedade na pré-história, na idade antiga, na idade média e na idade moderna, a revolução cientifica e as ciências humanas, o positivismo, o pensamento de  Augusto Comte  e as dificuldades metodológicas das ciências humanas

Para este módulo, os textos básicos são os capítulo 1 e 2  do livro " Sociologia Geral e do Direito", 6ª edição, Ed, Alinea, 2014: AS CIÊNCIAS HUMANAS.

Clique aqui e acesse os textos: TEXTOS

Há cinco conjuntos de slides clique aqui :

INTRODUÇÃO Á SOCIOLOGIA 21 

A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA 21 

AS CIÊNCIAS HUMANAS 21  

A METODODOLOGIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS 21 

O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA 21

 

O estudo será feito através de cinco temas:

Tema 1 - PARA QUE SERVE A SOCIOLOGIA?

Elaborar um relatório escrito,  em equipe,  respondendo a questão.

No relatório analisar os vídeos apresentados no conjunto de slides INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA 21 (slides 1 a 24). Para isso veja os textos OS MACACOS E AS BANANAS – INTERPRETAÇÃO DA FÁBULA DOS CEGOS, no Item TEXTOS.

Ler o item 1 do texto As Ciências Humanas

Ver os slides INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA 21

Ver em Office 365 - One Drive - Sociologia Geral : "Ciências Sociais: informações e pensamento crítico", pgs 20 a 22 do livro SOCIOLOGIA HOJE.

Link: https://pucc365-my.sharepoint.com/:b:/g/personal/lemos_puc-campinas_edu_br/EfjQHK5kVw9HiAqJVbg0_RgBMUhkW1nH9yuRu7g6F756nA?e=5441Ud

(para acessar você deve estra logado no site da PUC.)

 

 

 

 

 

Tema 2 - A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA

Elaborar um relatório escrito, em equipe, explicando o que é imaginação sociológica. Pesquisar na internet o conceito. Analisar o vídeo ILHA DAS FLORES ( no site no item MIDIA) ou a cena de "Relatos Selvagens" (Office 365, One Drive,Sociologia Geral) Dar um exemplo concreto de imaginação sociológica.

Ver os slides IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA 21

 

Tema 3 - EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO PENSAMENTO SOCIAL – Pré-História, Idade Antiga e Idade Media

Elaborar um relatório escrito, em equipe, respondendo a seguinte questão: Como era o conhecimento da sociedade na pré-história, na Idade Antiga e na Idade Media.

Texto: As Ciencias Humanas  – ler item 2.1, 2.2. 2.3

Ver os slides 1 a 32 de AS CIÊNCIAS HUMANAS 21

 

Tema 4 - EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO PENSAMENTO SOCIAL- Idade Moderna

Elaborar um relatório escrito, em equipe, respondendo a seguinte questão: Como era o conhecimento da sociedade na Idade Moderna, o que foi a Revolução Científica, a crise das explicações religiosas, o aparecimento das ciências humanas.

Texto : As Ciências Humanas   Ler 2.4 -3

Ver AS CIÊNCIAS HUMANAS 21 – slides de 33 a 82

 

Tema 5 – O POSITIVISMO E A CONTRIBUIÇÃO DE AUGUSTO COMTE

Elaborar um relatório, em equipe, respondendo as seguinte questões: o que é o positivismo e qual a contribuição de Augusto Comte para o surgimento da Sociologia

Textos: 1.O surgimento da Sociologia como ciência  2. Apontamento sobre o nascimento da Sociologia.

Ver O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA (slides no site)

 

AVALIAÇÃO DO PRIMEIRO MODULO

A avaliação do primeiro modulo será feita pela entrega dos relatórios ao professor e aos monitores. Os relatórios podem ser feitos individualmente, em dupla ou no máximo três alunos.

Os relatórios dos temas 1, 2 e 5 que serão desenvolvidos pelo professor, deverão ser postados em TAREFAS na plataforma CANVAS.

Os relatórios dos temas 2 e 3 que serão desenvolvidos pelos monitores, deverão ser postados na sala do monitor correspondente na plataforma TEAMS.

Todos os relatórios deverão ser constituídos por 04 partes: Introdução (objetivos, atualidade e importância do tema), Desenvolvimento (o relatório propriamente dito), Conclusão (comentário pessoal ou do grupo) e Bibliografia.

Valor do modulo: 3,0 pontos

Relatórios do professor: 0,7 cada

Relatórios do monitor: 0,45 cada

2º MODULO

SEGUNDO MODULO

A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE
OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA

No segundo módulo, estudaremos a contribuição teórica dos clássicos e sua contribuição para o conhecimento da sociedade capitalista.

 

I – O PRINCIPIO DA CONTRADIÇÃO: CONFLITO E TRANSFORMAÇÃO

A CONTRIBUIÇÃO DE KARL MARX

O monitor pode estudar com seus alunos o texto:

KARL MARX E A GLOBALIZAÇÃO extraído do livro "As Dimensões da Globalização" de Giovanni Alves.

 

II - O PRINCIPIO DA INTEGRAÇÃO SOCIAL: COESÃO E EQUILÍBRIO

A CONTRIBUIÇÃO DE EMILE DURKHEIM


O monitor pode estudar com seus alunos o texto:

DURKHEIM E A GLOBALIZAÇÃO extraído do livro "As Dimensões da Globalização" de Giovanni Alves

 

III - O PRINCIPIO DA COESÃO SOCIAL:

INTERESSES E DOMINAÇÃO A CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER

Os monitores poderão estudar com seus alunos o texto:

MAX WEBER E A GLOBALIZAÇÃO extraído do livro "As Dimensões da Globalização", de Giovanni Alves 

IV – ATUALIDADE DOS CLÁSSICOS

V - ATIVIDADE DE FILME

  • Os alunos devem fazer uma atividade extraclasse: assistir ao filme "EDUKATORS"
  • Para saber como fazer o relatório entre em ATIVIDADE DE FILME

 

VI – AVALIAÇÃO

     O segundo modulo tem o valor de 40 % da nota final.

A avaliação será constituída dos seguintes instrumentos:

  1. Prova escrita - 2,5
  2. Atividades de monitoria 0,75
  3. Relatório de filme 0,75

 

 

3º MODULO

                                               PROGRAMAÇÃO DO TERCEIRO MODULO

                                                     SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA

                                                               PROJETO COLETIVO

 

  1. OBJETIVOS
  • Objetivo Geral – Analisar e pesquisar, com os alunos do 1º semestre, na disciplina Pensamento Sociológico, temas sobre a sociedade contemporânea, despertando a compreensão da sociedade capitalista, bem como a aquisição de uma leitura crítica dos temas, para a fundamentação de sua atuação como profissionais do direito.

1.2.Objetivo específico -  Realizar exposições e relatórios por meio de equipes de alguns dos seguintes temas:

  1. Industria Cultural
  2. Revolução Informacional
  3. Modernidade e Pós Modernidade
  4. O mundo do trabalho
  5. A questão de gênero
  6. Raça e Etnia
  7. A questão ambiental
  8. Globalização
  9. Classes Sociais
  10. Desigualdades Sociais
  11. Família e Sociedade
  12. Educação e Sociedade
  13. Cultura
  14. Religião e Sociedade
  15. Movimentos Sociais’
  16. Política e Poder
  17. CorrupçãO

2.JUSTIFICATIVA

O desenvolvimento de pesquisas empíricas no campo da sociedade constitui, pela sua qualidade e importância, a parte principal e qualificadora da disciplina denominada “Sociologia Geral”. A sociologia empírica, constituída justamente por essas pesquisas, ocupa um papel fundamental na compreensão da sociedade capitalista.  O projeto permite que temas contemporâneos de Sociologia Geral sejam pesquisados por equipes de alunos que devem elaborar um relatório escrito e fazer uma apresentação do tema.

 

3. PLANEJAMENTO

O terceiro modulo será desenvolvido em três etapas

I   RELATORIO DE PESQUISA –entrega de um trabalho escrito. É um trabalho escrito seguindo a metodologia de um trabalho científico

IIEXPOSIÇÃO DO TEMA – apresentação oral do tema

III DEBATE DO TEMA - apresentações de questões para a equipe.

 

4. METODOLOGIA

4.1 Os alunos serão divididos em equipes. Cada equipe deve ter um coordenador, embora todos os membros devam ter participação ativa na execução das atividades.

4.2. Cabe ao monitor orientar as equipes na elaboração do relatório e da apresentação.

4.3. O terceiro modulo terá o valor de 40% da nota final.  A nota do terceiro modulo será a soma das notas do relatório, da apresentação e da monitoria:

Relatório –          1,5

Apresentação –  1,5

Monitoria -          1,0

4.4 Cronograma das atividades – Em cada aula haverá de uma equipe.

 

5.  RELATORIO DE PESQUISA 

5.1 - O relatório de pesquisa deve se basear em textos pesquisados em sites científicos.

5.2. As equipes deverão desenvolver o relatório com critérios de cientificidade:

  1. Introdução (objetivos, justificativa, referência teórica,

metodologia),

  1. Desenvolvimento (que pode ser dividido em partes ou
    capítulos):
  2. Conclusão
  3. Referências bibliográficas.

O relatório deve ser postado no dia da apresentação na sala do monitor que fará a primeira avaliação.

6.APRESENTAÇÃO  

Cada equipe terá o tempo de 40 minutos para a apresentação do tema na aula.

7. DEBATE DO TEMA

Após a apresentação do tema, alunos serão chamados para apresentar questões para a equipe.

Obs. Como se trata de um projeto coletivo, a cada ausência sem justificativa o aluno perderá 0,5

8. TEXTOS BÁSICOS

Os textos do relatório e da apresentação são de livre escolha da equipe com orientação do monitor.

9. ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO ESCRITO ( veja no site)

Roteiro texto

Estrutura texto

 

AVISOS

Correção: a data final para a entrega do relatório referente ao primeiro modulo é 27 de março.

 

A Circular 003/2020 dá providências para o desenvolvimento das atividades remotas de ensino e aprendizagem durante o período de suspensão das aulas.

A Universidade tem o AVA como ferramenta oficial.

Como tenho um site próprio, comunico a todos que devem entrar no AVA  no item Atividades para ver semanalmente a proposta  de atividades correspondente para cada semana.

Em seguida dirigir-se ao meu site onde estão os materiais: www.sociologialemos.pro.br

As dúvidas devem ser feitas pelo site no item ENTRE EM CONTATO. As respostas devem ser enviadas para o e-mail lemos@puc-campinas.edu.br

As atividades são em grupo de, no máximo, três alunos e começarão na próxima semana.

As aulas desta semana, de 16 a 20 de março, terão presença coletiva

 

SEMANA DE  23 A 27 DE MARÇO.

Estudo do primeiro módulo.  Estudamos nas aulas iniciais dois temas:  para que serve a Sociologia e o conceito de Imaginação Sociológica por meio de debates e relatórios.

Vamos a partir de agora estudar a seguinte afirmação: a Sociologia é uma ciência.

E já vimos, na ultima aula, que ciência é conhecimento mas nem todo conhecimento é ciência.

Vamos agora distinguir o conhecimento científico dos outros tipos de conhecimento (mito, senso comum, filosofia e teologia) e contextualizá-los historicamente (pré-história, idade antiga e idade media).

Em seguida entender quais foram os fatores (socioculturais, intelectuais e relativos ao sistema de ciência) que propiciaram a Revolução Científica na Idade Moderna, o aparecimento das ciências humanas e as dificuldades metodológicas das ciências humanas

 

MATERIAL PARA ESTUDO:

VIDEO :  O QUE É CIÊNCIA – Link  https://youtu.be/ZYz0O8gFbyQ

AS CIÊNCIAS HUMANAS – CAP. 1  do livro Sociologia Geral e do Direito.  Há livro na Biblioteca, o texto está no site www.sociologialemos.pro.br (em SOCIOLOGIA GERAL/TEXTOS)

AS CIÊNCIAS HUMANAS 20 – conjunto de slides no site www.sociologialemos.pro.br (SOCIOLOGIA GERAL/APRESENTAÇÕES)

A METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS 20 – conjunto de slides no site www.sociologialemos.pro.br (SOCIOLOGIA GERAL/APRESENTAÇÕES.

 

RELATÓRIO – Deve ser feito um relatório (em equipe de no máximo três alunos), contendo as respostas para as seguintes questões:

  1. Diferencie mito, senso comum, filosofia, teologia e ciência
  2. Tome a seguinte afirmativa e explique-a: “ Se observarmos a trajetória da Revolução Científica, percebemos que ela corresponde à mudança ideológica do feudalismo para o capitalismo”
  3. Analise os fatores que propiciaram nos século XVI, XVII e XVIII o aparecimento da Sociologia.
  4. Que paradigma filosófico foi adotado pelas primeiras Ciências Humanas? Por quê?
  5. Quais as dificuldades metodológicas das Ciências Humanas?
  6. Que tipo de cientificidade seria aceitável para as Ciências Humanas?

 

Os relatórios devem ter uma pagina de rosto, com o titulo, nome e RA dos alunos do grupo. Devem ser enviados para o e-mail lemos@puc-campinas.edu.br

 

Prazo final para entrega dos relatórios: 27 de abril. Não serão avaliados  relatórios entregues após esta data.

 

 

 

FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL

SOCIOLOGIA CLÁSSICA GERAL

CRONOGRAMA

 

De 3 de fevereiro a  17 de abril

Primeiro Modulo – Introdução à Sociologia  (Para que serve a Sociologia, A imaginação Sociológica, Evolução do Pensamento Social)

Segundo Modulo – O surgimento da Sociologia como ciência ( As revoluções do século XVIII, o Positivismo, Saint Simon, Augusto Comte)

9 DE ABRIL – Debate do filme “Os Companheiros” e entrega do Relatório

Avaliação escrita    17 DE ABRIL

 

De  20 de abril a 26 de junho

Terceiro Modulo – Os Clássicos da Sociologia (Marx, Durkheim e Weber)

18 DE JUNHO– Debate do filme “Edukators” e entrega do relatório

Avaliação escrita      19 DE JUNHO

 

PRIMEIRA AVALIAÇÃO ESCRITA    1º E 2º MÓDULOS

 

 

 

  1. TEXTOS E SLIDES PARA ESTUDO

 

  1. Primeiro Modulo – Introdução às Sociologia

Introdução à Sociologia 20 – conjunto de slides

A Imaginação Sociológica 20  – conjunto de slides

A questão metodológica das ciências humanas – conjunto de slides

As Ciências Humanas 20 – conjunto de slides

As Ciências Humanas – Lemos, Arnaldo-Theodoro Junior, José in Lemos

Filho, Arnaldo et alii. Sociologia Geral e do Direito, 7ª edição. 2017, cap.1-

(texto no site)

Observação – As edições que tem na Biblioteca são anteriores e correspondem

também aos caps.1 e 2.

 

  1. O surgimento da sociologia como ciência

O surgimento da sociologia como ciência – Arnaldo Lemos Filho, idem, ibidem, cap.2 – (texto no site)

Apontamentos sobre o nascimento da Sociologia (texto no site)

O surgimento da sociologia como ciência, conjunto de slides

Filme “Os Companheiros”

“A semente que semeais outro colhe”, cap. 16 de “A História da Riqueza do

Homem- Leo Huberman –  e “Invisíveis” (textos no site)

A Influência no Positivismo no Brasil

Ordem e Progresso – Rafael Augusto Sega, texto no site.

O Positivismo no Brasil, Nady Moreira Domingues da Silva, texto no site.

 

 

II  PROVA

 

Modalidade

 

Professor: dez questões objetivas (0,35 cada) e uma dissertativa(3,0)

Monitor: uma questão(1,0). Esta questão deve ser respondida

separadamente.

 

Valor   

 

Professor                                            6,5

Monitor                                              1,0

 

     Outros pontos

 

Relatório(s) inicial(s)                         1,0 (0,5 cada)

Atividade de filme                             1,5

 

 

     III OBSERVAÇÕES

 

Se o aluno obtiver na avaliação do 1º e 2º módulos, na somatória de todos os pontos (nota 1), uma nota abaixo de 5.0, poderá, se quiser, fazer uma prova de recuperação. Esta prova valerá 6,0 somando-se a estes pontos os pontos da monitoria, dos relatórios e da atividade do filme. Não há questão da monitoria. Será considerada a nota maior, ou seja a soma de todas os pontos.

 

NOTAS

(19) 99259-8276

arnaldolemos@uol.com.br

Projeto Web