(19) 99259-8276
arnaldolemos@uol.com.br

Monitoria Ciências Sociais 2

1. O QUE É

A monitoria é um componente curricular que faz parte do Projeto Pedagógico dos cursos da PUC e contribui para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem.

É uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação.

2. OBJETIVOS

Tem como objetivo proporcionar a cooperação entre professores e alunos em beneficio da qualidade de ensino ministrado e contribuir para a melhoria da qualidade de ensino.

Busca contribuir para despertar o interesse dos alunos na atividade docente, aproveitando a o conteúdo obtido em sua forma acadêmica nos cursos de graduação.

3. AÇÕES

Desenvolve e coloca em pratica uma serie de atividades que contribuem para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Seleciona e produz materiais didáticos. Auxilia o professor na orientação dos alunos nos estudos.

4. MONITORIA EM SOCIOLOGIA NO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Os monitores são selecionados no final de cada semestre, por meio de prova e entrevista, podendo ser reconduzidos a critério do professor.

Há dois monitores para cada sala, turma de vinte a trinta alunos.

A monitoria não é obrigatória, mas os alunos que participam dela recebem no final do semestre 1,0 de bônus.

Os monitores recebem uma bolsa no valor de seis horas semanais.

Os monitores têm um encontro semanal com seus monitorandos,ou na pré-aula ou na pós-aula ou à distância por meio do site do professor. Cabe à coordenação da monitoria definir turmas e horários.

As atividades de monitoria têm um valor de 1,5 em cada modulo, sendo 0,75, em atividades presenciais ou à distância e 0,75, numa questão da prova escrita.

MONITORES

ADRIELE

MAYNARA

VITOR

FERNANDA

FERNANDA

ADRIELE

(19) 99244-4450

ATIVIDADE DE MONITORIA I

Disserte de duas a quatro páginas sobre Max Weber. Necessário explicitar seu contexto histórico, sua metodologia e as tipologias presentes em sua obra.

Data da postagem: 21/08/19

Data de entrega: 15/09/19

Entregar via email: nica.adriele@gmail.com

No campo do assunto colocar MONITORIA ARNALDO - NOME COMPLETO e RA.

MAYNARA

VITOR GASTALDELLI

ATIVIDADE MONITORIA

Data da Postagem: 20/08/2019
Data de entrega até: 12/09/2019

SOCIÓLOGO: MAX WEBER

1) Vamos aplicar a metodologia de Weber na construção de um tipo ideal. A partir das duas notícias abaixo, elabore um tipo ideal.

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2019/08/14/em-manaus-13-casos-de-racismo-sao-registrados-no-primeiro-semestre.ghtml

Preconceito – Discriminação Racial e Racismo à Brasileira

O Tipo Ideal “Trata-se de uma construção teórica abstrata a partir dos casos particulares analisados. O cientista, pelo estudo sistemático das diversas manifestações particulares, constrói um modelo acentuando aquilo que lhe pareça característico ou fundante” (COSTA, 1997, p. 75).

2) Qual a diferença para Weber entre ação e relação social?

3) Os trechos de autoria de Weber, selecionados para estes exercícios, foram tirados de A ética protestante e o espírito do capitalismo.

a. Na seguinte afirmação de Weber percebemos de que modo a motivação para a ação é algo sentido pelo sujeito sob a forma de valores e modelos de conduta. Analise-a segundo sua perspectiva.

“A oportunidade de ganhar mais era menos atrativa do que a de trabalhar menos. Ele não perguntava: quanto posso ganhar por dia se trabalhar tanto quanto possível, mas: quanto devo trabalhar a fim de ganhar o salário que ganhava anteriormente e que era suficiente para minhas necessidades”. (p. 38).

b. “Parece bastante evidente que qualquer um que seja obrigado a basear-se em traduções e, ainda mais, no uso e avaliação de fontes monumentais, documentárias ou literárias, tem de valer-se de uma literatura especializada muitas vezes altamente controvertida (...) Deduz-se de tudo isso o caráter perfeitamente provisório desses trabalhadores, principalmente as partes referentes à Ásia. Somente o especialista está habilitado a um julgamento definitivo.” (p. 13).

Sabendo que Weber pressupõe certa parcialidade do cientista em relação ao objeto de estudo, isto é, um interesse próprio em nível de motivação, por que razões ele considera parte de suas conclusões como provisórias? E, ainda, do que é capaz o cientista quando tem em mãos técnicas eficazes de análise?

4) Explane sobre o Método Compreensivo weberiano.

5) Para Max Weber qual fator principal que teria contribuído para o desenvolvimento do capitalismo no Ocidente?

Enviar em arquivo DOC.X
Deve conter NOME COMPLETO E RA.
Email: vitor.flg@puccampinas.edu.br
Dúvidas: (19)983290083

FERNANDA

telefone fernanda:

Digite aqui o texto

(19) 99259-8276

arnaldolemos@uol.com.br

Projeto Web